Universitários do Porto protestam contra fecho de instalações perto de exames

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Alegna13 / wikimedia

Alegna13 / wikimedia

O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto revelou hoje ter agendado para segunda-feira um protesto contra o encerramento das instalações até 04 de janeiro e pedido ao reitor a revogação da decisão.

“Tragam os vossos apontamentos, livros e computadores para a Praça dos Leões, onde ficaremos a estudar sem teto, ao relento, como forma de desaprovação da medida do reitor”, escreve-se num apelo à “ação de rua” marcada para as 15:00 de segunda-feira, dirigida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) aos estudantes, a que a Lusa teve hoje acesso.

A AEFLUP dirigiu ainda ao reitor da Universidade do Porto (U. Porto) uma Carta Aberta para pedir a revogação da decisão considerada prejudicial, particularmente no que diz respeito ao fecho da biblioteca, para “bolseiros de investigação e doutoramento” e “estudantes de licenciatura e mestrado” numa altura que “imediatamente antecede a abertura da época de exames”, explicou o presidente da AEFLUP, José Miranda, em declarações à Lusa.

O responsável critica que a medida se deva a “medidas economicistas” e alerta não estar em causa apenas o período natalício, mas outras alturas de pausas escolares.

Fonte da Universidade do Porto (U. Porto) explicou à Lusa que a instituição encerra entre 23 de dezembro e 01 de janeiro, tal como já aconteceu no verão, para reduzir custos com energia, segurança e limpeza, acrescentando que no caso concreto da FLUP o período natalício vai ser aproveitado para a realização de pequenas obras para reparar a parede da Biblioteca, devendo a intervenção prolongar-se por mais uns dias, até 05 de janeiro.

Para a associação de estudantes, “o fecho das instalações numa época em que há trabalhos finais a entregar e o estudo é mais intensivo prejudica em grande escala as centenas de residentes que delas necessitam”, alerta-se na carta dirigida ao reitor por deliberação da Assembleia Geral de Estudantes.

“A AEFLUP opõe-se veementemente a esta prática por considerar que, a verificar-se, poderá estabelecer um precedente notoriamente nefasto para a comunidade estudantil da U. Porto. Assim sendo, os estudantes requerem a revogação da decisão de encerramento das faculdades e, em concreto, das suas bibliotecas, entre os dias 23 e 31 de dezembro, e nos sábados 21 de dezembro e 04 de janeiro”, acrescenta-se no documento.

“Estudam na U. Porto largas centenas de indivíduos que habitam nas seis residências estudantis, edifícios que geralmente carecem de locais apropriados ao estudo. Sendo que cinco dessas infraestruturas se situam a menos de 20 minutos de caminhada da FLUP (duas delas a menos de três), as salas da Faculdade e a Biblioteca são dois dos locais de eleição dos seus residentes para preparar os exames, pesquisar e realizar trabalhos”, explica a AEFLUP.

O encerramento das Bibliotecas “levanta um problema com uma gravidade ainda superior, que advém do próprio serviço nelas prestado: a disponibilização de livros que os estudantes podem consultar e requisitar”, destaca a AEFLUP.

A entidade representativa dos estudantes alerta que este procedimento “é completamente oposto à prática vigente em universidades como Harvard, Sydney ou Cambridge, que durante os períodos equivalentes alargam os horários de funcionamento das bibliotecas de modo a proporcionar aos seus estudantes todas as ferramentas contributivas para o sucesso académico”.

“No caso particular da Biblioteca Central da FLUP, nestas alturas o horário de funcionamento é reduzido em quase quatro horas ou, inédita decisão, a biblioteca é efetivamente encerrada durante uma semana. Pior situação económica, ou menos respeito e preocupação com os alunos?”, questiona a AEFLUP.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …