Universidade de Sorbonne admite anular mestrado de José Sócrates

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), da Universidade de Sorbonne, admite vir a anular o mestrado de José Sócrates.

Em causa estão as acusações que recaem sobre o ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês. A informação foi confirmada ao Expresso pela própria universidade parisiense: “Entendemos que esta acusação é séria o suficiente para considerarmos a retirada por fraude do diploma emitido. Estamos a aguardar que haja uma decisão do tribunal para tomarmos uma decisão”.

Confrontado com a informação, José Sócrates voltou a negar ao Expresso as acusações de que foi o professor universitário Diogo Farinho quem escreveu a sua tese a troco de 40 mil euros.

“Ajudou-me, isso sim, e no essencial, nas tarefas de revisão, formatação e aparato técnico do texto e fez-me também sugestões de bibliografia e de ângulos de análise do tema, em particular na área do direito internacional que enquadra as questões da tortura”, explica o antigo Chefe de Governo ao semanário.

O argumento foi também utilizado pelo próprio Diogo Farinho em 2016, quando questionado pelo Ministério Público. O académico argumentou então que tinha feito apenas “o trabalho normal de uma revisão formal de uma tese” e, quando muito, “quase uma espécie de co-orientação”.

O pagamento dos 40 mil euros foi feito através da empresa RMF, de Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva, com a justificação de ter prestado apoio jurídico a esta entidade. Um esquema que Farinho confirmou ao MP ter sido sugerido por José Sócrates, reconhecendo que nunca chegou a prestar os serviços pelos quais alegadamente era pago.

Em 2013, Sócrates recebeu o título de mestre depois de defender a sua tese sobre a tortura: Perdre La ‘Confiance Dans Le Monde’ — Discussion sur la torture en Démocratie.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Aos olhos dele, “vigarizar” os portugueses ao longo dos anos foi uma coisa positiva!!! Deve ser o único domínio onde ele se esmerou ao máximo… o que virá a seguir???

  1. Como há quem duvide? O senhor “enganeiro” até fez exames em casa e ao domingo (tal o sacrifício, enquanto as Pessoas descansam)…

  2. Desde quando é que SciencesPo depende da Sorbonne? Como pode a Sorbonne confirmar ao Expresso quando nada tem a ver com esse Instituto???

RESPONDER

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …