Universidade de Sorbonne admite anular mestrado de José Sócrates

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), da Universidade de Sorbonne, admite vir a anular o mestrado de José Sócrates.

Em causa estão as acusações que recaem sobre o ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês. A informação foi confirmada ao Expresso pela própria universidade parisiense: “Entendemos que esta acusação é séria o suficiente para considerarmos a retirada por fraude do diploma emitido. Estamos a aguardar que haja uma decisão do tribunal para tomarmos uma decisão”.

Confrontado com a informação, José Sócrates voltou a negar ao Expresso as acusações de que foi o professor universitário Diogo Farinho quem escreveu a sua tese a troco de 40 mil euros.

“Ajudou-me, isso sim, e no essencial, nas tarefas de revisão, formatação e aparato técnico do texto e fez-me também sugestões de bibliografia e de ângulos de análise do tema, em particular na área do direito internacional que enquadra as questões da tortura”, explica o antigo Chefe de Governo ao semanário.

O argumento foi também utilizado pelo próprio Diogo Farinho em 2016, quando questionado pelo Ministério Público. O académico argumentou então que tinha feito apenas “o trabalho normal de uma revisão formal de uma tese” e, quando muito, “quase uma espécie de co-orientação”.

O pagamento dos 40 mil euros foi feito através da empresa RMF, de Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva, com a justificação de ter prestado apoio jurídico a esta entidade. Um esquema que Farinho confirmou ao MP ter sido sugerido por José Sócrates, reconhecendo que nunca chegou a prestar os serviços pelos quais alegadamente era pago.

Em 2013, Sócrates recebeu o título de mestre depois de defender a sua tese sobre a tortura: Perdre La ‘Confiance Dans Le Monde’ — Discussion sur la torture en Démocratie.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Aos olhos dele, “vigarizar” os portugueses ao longo dos anos foi uma coisa positiva!!! Deve ser o único domínio onde ele se esmerou ao máximo… o que virá a seguir???

  1. Como há quem duvide? O senhor “enganeiro” até fez exames em casa e ao domingo (tal o sacrifício, enquanto as Pessoas descansam)…

  2. Desde quando é que SciencesPo depende da Sorbonne? Como pode a Sorbonne confirmar ao Expresso quando nada tem a ver com esse Instituto???

RESPONDER

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …

Maurícias numa corrida contra o tempo para evitar desastre ambiental

Milhares de estudantes, ativistas ambientais e residentes das Maurícias continuam a trabalhar para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Encontrada escultura Inca numa oferenda submersa no lago Titicaca

A descoberta de uma escultura Inca no interior de uma oferenda submersa no Titicaca demonstra que este lago era um local muito importante para os Incas. Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos …