Universidade de Sorbonne admite anular mestrado de José Sócrates

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), da Universidade de Sorbonne, admite vir a anular o mestrado de José Sócrates.

Em causa estão as acusações que recaem sobre o ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês. A informação foi confirmada ao Expresso pela própria universidade parisiense: “Entendemos que esta acusação é séria o suficiente para considerarmos a retirada por fraude do diploma emitido. Estamos a aguardar que haja uma decisão do tribunal para tomarmos uma decisão”.

Confrontado com a informação, José Sócrates voltou a negar ao Expresso as acusações de que foi o professor universitário Diogo Farinho quem escreveu a sua tese a troco de 40 mil euros.

“Ajudou-me, isso sim, e no essencial, nas tarefas de revisão, formatação e aparato técnico do texto e fez-me também sugestões de bibliografia e de ângulos de análise do tema, em particular na área do direito internacional que enquadra as questões da tortura”, explica o antigo Chefe de Governo ao semanário.

O argumento foi também utilizado pelo próprio Diogo Farinho em 2016, quando questionado pelo Ministério Público. O académico argumentou então que tinha feito apenas “o trabalho normal de uma revisão formal de uma tese” e, quando muito, “quase uma espécie de co-orientação”.

O pagamento dos 40 mil euros foi feito através da empresa RMF, de Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva, com a justificação de ter prestado apoio jurídico a esta entidade. Um esquema que Farinho confirmou ao MP ter sido sugerido por José Sócrates, reconhecendo que nunca chegou a prestar os serviços pelos quais alegadamente era pago.

Em 2013, Sócrates recebeu o título de mestre depois de defender a sua tese sobre a tortura: Perdre La ‘Confiance Dans Le Monde’ — Discussion sur la torture en Démocratie.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Aos olhos dele, “vigarizar” os portugueses ao longo dos anos foi uma coisa positiva!!! Deve ser o único domínio onde ele se esmerou ao máximo… o que virá a seguir???

  1. Como há quem duvide? O senhor “enganeiro” até fez exames em casa e ao domingo (tal o sacrifício, enquanto as Pessoas descansam)…

  2. Desde quando é que SciencesPo depende da Sorbonne? Como pode a Sorbonne confirmar ao Expresso quando nada tem a ver com esse Instituto???

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …