/

Universidade de Sorbonne admite anular mestrado de José Sócrates

6

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), da Universidade de Sorbonne, admite vir a anular o mestrado de José Sócrates.

Em causa estão as acusações que recaem sobre o ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês. A informação foi confirmada ao Expresso pela própria universidade parisiense: “Entendemos que esta acusação é séria o suficiente para considerarmos a retirada por fraude do diploma emitido. Estamos a aguardar que haja uma decisão do tribunal para tomarmos uma decisão”.

Confrontado com a informação, José Sócrates voltou a negar ao Expresso as acusações de que foi o professor universitário Diogo Farinho quem escreveu a sua tese a troco de 40 mil euros.

“Ajudou-me, isso sim, e no essencial, nas tarefas de revisão, formatação e aparato técnico do texto e fez-me também sugestões de bibliografia e de ângulos de análise do tema, em particular na área do direito internacional que enquadra as questões da tortura”, explica o antigo Chefe de Governo ao semanário.

O argumento foi também utilizado pelo próprio Diogo Farinho em 2016, quando questionado pelo Ministério Público. O académico argumentou então que tinha feito apenas “o trabalho normal de uma revisão formal de uma tese” e, quando muito, “quase uma espécie de co-orientação”.

O pagamento dos 40 mil euros foi feito através da empresa RMF, de Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva, com a justificação de ter prestado apoio jurídico a esta entidade. Um esquema que Farinho confirmou ao MP ter sido sugerido por José Sócrates, reconhecendo que nunca chegou a prestar os serviços pelos quais alegadamente era pago.

Em 2013, Sócrates recebeu o título de mestre depois de defender a sua tese sobre a tortura: Perdre La ‘Confiance Dans Le Monde’ — Discussion sur la torture en Démocratie.

ZAP //

6 Comments

    • Aos olhos dele, “vigarizar” os portugueses ao longo dos anos foi uma coisa positiva!!! Deve ser o único domínio onde ele se esmerou ao máximo… o que virá a seguir???

  1. Como há quem duvide? O senhor “enganeiro” até fez exames em casa e ao domingo (tal o sacrifício, enquanto as Pessoas descansam)…

  2. Desde quando é que SciencesPo depende da Sorbonne? Como pode a Sorbonne confirmar ao Expresso quando nada tem a ver com esse Instituto???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.