Encerrada universidade peruana com fachada falsa. Sete andares eram só quatro

Da rua, a nova universidade Telesup, em Lima, parecia uma torre envidraçada de sete andares. Mas, dentro do edifício, os estudantes foram surpreendidos com escadas que apenas iam até ao quarto andar.

Fotografias tiradas por um drone e publicadas esta semana revelaram que os três andares de cima eram apenas uma parede de betão apoiada em vigas. O episódio lançou uma luz desagradável sobre a crescente indústria de universidades privadas do Peru, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Os inspetores de educação divulgaram as imagens ao anunciar que a universidade não conseguiu obter acreditação por não atender aos requisitos académicos básicos. “É um símbolo da fachada que é o sistema universitário peruano”, disse Ricardo Cuenca, diretor do Instituto de Estudos do Peru. “Estava a apresentar uma imagem sem nada por trás disso”.

Máximo Estupiñan, porta-voz da universidade, negou que fosse uma “falsa fachada” e descreveu-a como uma “cortina, categoria arquitetónica e conceito implementado por razões puramente estéticas”. Estupiñan disse que os falsos três andares eram uma construção temporária enquanto o trabalho no prédio continuava.

Sunedu, órgão estatal que regula os padrões de ensino superior, bloqueou as novas matrículas de estudantes e deu à Telesup dois anos para encerrar de vez. Enquanto isso, a maioria dos 20 mil estudantes da Telesup completará os seus estudos em instituições educacionais licenciadas, de acordo com o chefe da Sunedu, Martin Benavides. “Avaliamos as condições essenciais para um serviço universitário. A infraestrutura é uma delas e faz parte da realidade desta universidade ”, disse.

Nas últimas décadas, o setor de educação terciária do Peru cresceu dramaticamente e o país tem atualmente mais de 140 universidades – mais de quatro vezes mais do que nos anos 80. A maioria são instituições privadas que não oferecem cursos que seriam reconhecidos fora do país.

Durante a década de 1980, as universidades públicas eram frequentemente usadas como locais de recrutamento pelo Sendero Luminoso, um violento grupo guerrilheiro maoista. No final da década de 1990, o então ex-presidente Alberto Fujimori promulgou uma lei que promovia universidades privadas com fins lucrativos com desregulamentação e isenções fiscais. O boom subsequente significou que o que era oferecido aos estudantes era “desordenado, de má qualidade e muito fragmentado”, disse Cuenca.

“A baixa educação superior significa profissionais de baixa qualidade”, disse. “É um sinal terrível que um país possa crescer economicamente, mas falhe educacionalmente”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois, triste é pensar que a qualidade do ensino se mede pelo numero de andares de um edifício.
    Triste é pensar que os leitores “engolem” esta notícia (e mais triste será se realmente algum leitor “engolir” esta notícia), pois vê-se perfeitamente, sem recurso a qualquer drone, que a fachada é apenas isso mesmo, uma fachada. Vê-se isso muito bem de frente para o edifício (atrás das janelas, que estão abertas, só se vê o céu) e ainda melhor de quem olha para a lateral esquerda do edifício, pois falta a parede lateral…
    Vivam as pseudo notícias light…

  2. Cá também é mais ou menos assim…
    Só não há fachadas de betão… São mais professores de fachada, alunos de fachada, cursos de fachada…

    • E lá tinha de vir o panhonhas comentar. Se é uma não notícia então pergunto:
      1 – O que vieste aqui fazer?
      2 – Por que razão te foste dar ao trabalho de escrever que é uma não notícia?

      Arrisco-me a dizer que fazes jus ao nick

  3. É patente e óbvio a quem observa da rua – se ser preciso um drone – que é só mesmo uma fachada, como já alguém aqui referiu.
    Se os alunos/clientes da universidade se deixam levar pela fachada, isso di diz muito dessas mesmas pessoas e do porquê da existência destas fachadas – aposto que não será a única.
    É sempre perigoso generalizar, mas ninguém investe am algo se sabe à partida que não produzirà resultados; portanto, se o fizeram, é porque tinham, pelo menos, boas perspectivas de lucrar – e isso dá uma indicação geral, que não é muito abonatória, do “teor” da população…

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …