/

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado – mas, segundo os autores, completamente constitucional – para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados.

Atualmente, todos os estados dos Estados Unidos têm dois senadores e o voto de cada um tem um peso igual. Isso significa que os eleitores de estados menos populosos têm mais influência sobre o que acontece no Congresso do que aqueles que vivem em estados mais populosos.

Para solucionar este problema, a Universidade de Harvard propôs criar 127 novos estados. Por exemplo, escreve o Futurism, se Nova Iorque quisesse designar Manhattan como seu próprio estado, o legislador estadual de Nova Iorque teria de concordar com a criação do novo estado. A decisão precisaria de ganhar uma votação maioritária no Congresso.

Se um estado recentemente proposto nunca tenha feito parte de um estado existente, de acordo com a Universidade de Harvard, garantir uma maioria no Congresso é o único obstáculo.

Como Washington DC não é um estado, a ideia da universidade é que o Congresso possa dividir a área que ocupa atualmente em 127 novos estados. Os dois senadores de cada um desses novos estados permitiriam que houvesse votos suficientes para garantir as emendas que salvariam a democracia propostas na peça de Harvard.

“Por mais radical que esta proposta possa parecer, não é mais radical do que um sistema de governo nominalmente democrático que concede aos cidadãos um poder de voto amplamente desproporcional, dependendo de onde moram”, escreveu o autor do artigo. “As pessoas não devem tolerar um sistema manifestamente injusto, deveriam combater fogo com fogo e usar as disposições injustas da Constituição para criar um sistema melhor”.

Os Estados Unidos são um país com 50 estados que cobrem uma vasta faixa da América do Norte. As principais cidades da costa atlântica são Nova Iorque, um centro financeiro e cultural global, Washington DC, a capital.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.