Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado – mas, segundo os autores, completamente constitucional – para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados.

Atualmente, todos os estados dos Estados Unidos têm dois senadores e o voto de cada um tem um peso igual. Isso significa que os eleitores de estados menos populosos têm mais influência sobre o que acontece no Congresso do que aqueles que vivem em estados mais populosos.

Para solucionar este problema, a Universidade de Harvard propôs criar 127 novos estados. Por exemplo, escreve o Futurism, se Nova Iorque quisesse designar Manhattan como seu próprio estado, o legislador estadual de Nova Iorque teria de concordar com a criação do novo estado. A decisão precisaria de ganhar uma votação maioritária no Congresso.

Se um estado recentemente proposto nunca tenha feito parte de um estado existente, de acordo com a Universidade de Harvard, garantir uma maioria no Congresso é o único obstáculo.

Como Washington DC não é um estado, a ideia da universidade é que o Congresso possa dividir a área que ocupa atualmente em 127 novos estados. Os dois senadores de cada um desses novos estados permitiriam que houvesse votos suficientes para garantir as emendas que salvariam a democracia propostas na peça de Harvard.

“Por mais radical que esta proposta possa parecer, não é mais radical do que um sistema de governo nominalmente democrático que concede aos cidadãos um poder de voto amplamente desproporcional, dependendo de onde moram”, escreveu o autor do artigo. “As pessoas não devem tolerar um sistema manifestamente injusto, deveriam combater fogo com fogo e usar as disposições injustas da Constituição para criar um sistema melhor”.

Os Estados Unidos são um país com 50 estados que cobrem uma vasta faixa da América do Norte. As principais cidades da costa atlântica são Nova Iorque, um centro financeiro e cultural global, Washington DC, a capital.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …