/

Universidade está a usar um professor morto para dar uma aula online

3

Uma disciplina da Concordia University, no Canadá, está a ser dada por um professor que morreu em 2019.

Aaron Ansuini, um estudante da Concordia University, no Canadá, fez a descoberta quando enviou um e-mail ao docente: o seu professor de história da arte já não está vivo desde 2019.

“OI, DESCULPE-ME”, escreveu Aaron Ansuini no Twitter. “Acabei de descobrir que o professor deste curso online que estou a fazer *morreu em 2019* e tecnicamente ainda está a dar aulas, já que é *literalmente o meu professor para este curso*. Estou a aprender com as palestras gravadas antes da sua morte”.

“Quer dizer, acho que tecnicamente leio textos escritos por pessoas que já morreram a toda a hora”, continuou. “Mas é o facto de que procurei o e-mail dele para enviar uma pergunta e ENCONTREI O SEU OBITUÁRIO”.

https://twitter.com/AaronLinguini/status/1352009641618796550

Em declarações ao portal Slate, a Concordia University confirmou que o professor François-Marc Gagnon, professor do departamento de história da arte, foi aprovado em 2019, antes da pandemia COVID-19.

A Concordia University confirmou à Slate que o professor François-Marc Gagnon, professor do departamento de história da arte da universidade, morreu em 2019, antes da pandemia de covid-19.

No entanto, as suas palestras estão guardadas no catálogo de cursos online da Concordia University e são usadas para um curso online dedicado. A turma está tecnicamente a ser conduzida por um professor diferente e dois assistentes de ensino e as gravações de Gagnon estão a ser usadas como uma “ferramenta de ensino”.

Gravações de músicos são frequentemente lançadas após a sua morte. Os dados da redes sociais geralmente vivem mais do que os titulares das suas contas. Porém, o fenómeno é menos comum no ensino superior.

A situação também mostra as dificuldades de aprendizagem à distância durante a pandemia covid-19 – um fenómeno que está a alterar todos os tipos de normas sociais.

Maria Campos, ZAP //

 

3 Comments

  1. Parece-me uma mais valia poder aproveitar o conhecimento de pessoas, que tanto tinham para nos dar, que desapareceram! Como seria bom continuar a desfrutar de aulas dadas por grandes professores como: Vitorino Nemésio, Gonçalo Ribeiro Teles, Eduardo Lourenço, José Hermano Saraiva….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.