Universidade do Minho não terá aulas presenciais até ao final do semestre

IAMCR2010 / Flickr

Edifício da Universidade do Minho, em Braga

A Universidade do Minho anunciou esta segunda-feira que não deverá retomar as aulas presenciais neste semestre e que vai alagar o ano letivo até 27 de julhopara responder às dificuldades que possam surgir com a mudança.

“Face à evolução da pandemia, não são previsíveis condições que permitam retomar as atividades letivas em regime presencial, em segurança, até ao final do semestre em curso”, afirmou o reitor da UM, Rui Vieira de Castro, num despacho publicado na manhã desta segunda-feira e citado pelo jornal Público.

Todos os cursos continuarão agora em regime de ensino à distância durante o período que resta do segundo semestre, esclarece a mesma nota.

O calendário escolar será alagado até 27 de julho “de forma a permitir uma gestão mais flexível do desenvolvimento” e foi ainda criada uma época de exames de recurso, até 18 de julho, a que podem concorrer, “a título excecional”, todos os estudantes que necessitarem de ser aprovados a alguma disciplina, “incluindo os estudantes que não tiveram oportunidade de acompanhar plena e regularmente as atividades letivas”.

No mesmo despacho, nota ainda o Público, a UM admite que o início do próximo ano letivo pode ser afetado, dando conta que o novo calendário académico “será oportunamente fixado, em função da evolução” da situação sanitária.

Depois de ser uma das primeiras instituições de ensino a suspender as aulas face ao evoluir da covid-19, a Universidade do Minho é agora também a primeira instituição de ensino superior a admitir que não deverá retomar as aulas presenciais neste semestre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Bélgica, há um homem que recebe pizzas que não encomendou há uma década (e nem a polícia sabe porquê)

Jean Van Landeghen, um belgo de 65 anos, já não pode ouvir falar em pizza. Há nove anos que o homem recebe pizzas que não encomendou - e nem a polícia consegue desvendar este mistério. Jean …

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …