Universidade de Coimbra em risco de perder metade dos estudantes

David Abrantes / Flickr

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

O reitor da Universidade de Coimbra (UC) estima que a instituição que lidera possa perder, dentro de 10 a 15 anos, metade da procura de estudantes se nada for feito, apontando como caminho a atração de estudantes estrangeiros.

“É de esperar que, entre 10 a 15 anos, haja pouco mais de metade dos jovens que hoje procuram a instituição a chegar à Universidade de Coimbra”, alertou João Gabriel Silva, que falava hoje em Coimbra, durante a sessão solene do Dia da Cidade, em que foi entregue a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à UC.

Essa visão é justificada pela elevada concentração da população portuguesa nas duas áreas metropolitanas – Porto e Lisboa -, associada à “escassez” de jovens e às suas escolhas aquando do ingresso numa instituição do ensino superior, que “é determinada, na sua maioria, por razões geográficas”, explanou.

O reitor da UC frisa que esta “não é uma especulação vazia ou um pesadelo de uma digestão mal feita”, sublinhando a necessidade de se fazer uma escolha “muito difícil” para um problema “que se aproxima a grande velocidade” e que “não é resolúvel isoladamente”.

Para João Gabriel Silva, de três possibilidades – transformar a instituição numa universidade regional, tentar atrair jovens de outras zonas do país ou captar estudantes estrangeiros -, a UC tem de caminhar no sentido de uma visão “global”.

A instituição tem de “olhar para longe, para o mundo” e atrair estudantes internacionais. “Só pode ser essa opção”, frisou.

Todavia, para que a universidade seja uma instituição global, “com oferta global e variada”, a própria cidade também tem de ser ela “uma cidade global”, capaz de acolher os alunos estrangeiros, defendeu.

A Universidade de Coimbra comemora este ano 725 anos, tendo sido classificada como Património Mundial da Humanidade em junho de 2013, em conjunto com a Alta e Rua da Sofia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O reitor tem razão, mas há que fazer mais, designadamente, ao nível autárquico, desenvolvendo a economia local, de modo a gerar emprego e fixar população jovem em idade núbil. Há que dar novo fôlego à industria, que quase desapareceu de Coimbra nas últimas décadas e apoiar a agricultura em todo o Vale do Mondego.

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …