Universidade britânica empresta violino do século XIX a adolescente sírio

Um violino do século XIX foi retirado de uma colecção de instrumentos históricos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e enviado a um jovem músico sírio que vive como refugiado.

Aboud Kaplo, de 14 anos, teve de deixar a sua casa em Aleppo devido à guerra na Síria, e agora está a morar no Líbano.

A cineasta Susie Attwood, ex-aluna de Oxford conheceu Aboud e a sua família enquanto estava a realizar um filme sobre refugiados sírios no Líbano que estavam presos numa “existência intermediária”, incapazes de encontrar trabalho ou de garantir educação para os seus filhos.

Após reparar na paixão de Aboud pela música – e na falta de recursos -, Attwood entrou em contato com a universidade, que decidiu emprestar ao rapaz o instrumento restaurado.

O violino de fabrico alemão faz parte da Bate Collection of Musical Instruments, uma colecção que inclui mais de 2 mil instrumentos musicais históricos e modernos, registando o seu desenvolvimento desde a Idade Média.

Todos os instrumentos podem ser usados por professores, estudantes e investigadores, mas esta é a primeira vez que um objeto da colecção será emprestado a um jovem refugiado aspirante a músico.

O curador Andy Lamb disse que, após ter conhecimento da situação do menino, pensou que a colecção “poderia ter algum tipo de contribuição positiva“.

“Pensei imediatamente num instrumento musical que pertencia a uma ex-curadora, Helene Larue, uma pessoa muito generosa que teria, de certeza, doado o instrumento ao rapaz se tivesse sido confrontada com esta situação.”

 

“O violino não é raro ou antigo o suficiente para ser considerado um recurso precioso, mas é significativamente melhor do que um instrumento de barato e é o tipo de instrumento que emprestaríamos a um estudante aqui em Oxford”, disse Lamb.

Após receber o violino, Aboud disse que não conseguia “expressar com palavras” como se sente. “Estou tão feliz, tão animado. Quero continuar a estudar música, tocar num grande palco e viajar pelo mundo”, afirmou o rapaz.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …