/

Universidade britânica empresta violino do século XIX a adolescente sírio

Um violino do século XIX foi retirado de uma colecção de instrumentos históricos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e enviado a um jovem músico sírio que vive como refugiado.

Aboud Kaplo, de 14 anos, teve de deixar a sua casa em Aleppo devido à guerra na Síria, e agora está a morar no Líbano.

A cineasta Susie Attwood, ex-aluna de Oxford conheceu Aboud e a sua família enquanto estava a realizar um filme sobre refugiados sírios no Líbano que estavam presos numa “existência intermediária”, incapazes de encontrar trabalho ou de garantir educação para os seus filhos.

Após reparar na paixão de Aboud pela música – e na falta de recursos -, Attwood entrou em contato com a universidade, que decidiu emprestar ao rapaz o instrumento restaurado.

O violino de fabrico alemão faz parte da Bate Collection of Musical Instruments, uma colecção que inclui mais de 2 mil instrumentos musicais históricos e modernos, registando o seu desenvolvimento desde a Idade Média.

Todos os instrumentos podem ser usados por professores, estudantes e investigadores, mas esta é a primeira vez que um objeto da colecção será emprestado a um jovem refugiado aspirante a músico.

O curador Andy Lamb disse que, após ter conhecimento da situação do menino, pensou que a colecção “poderia ter algum tipo de contribuição positiva“.

“Pensei imediatamente num instrumento musical que pertencia a uma ex-curadora, Helene Larue, uma pessoa muito generosa que teria, de certeza, doado o instrumento ao rapaz se tivesse sido confrontada com esta situação.”

 

“O violino não é raro ou antigo o suficiente para ser considerado um recurso precioso, mas é significativamente melhor do que um instrumento de barato e é o tipo de instrumento que emprestaríamos a um estudante aqui em Oxford”, disse Lamb.

Após receber o violino, Aboud disse que não conseguia “expressar com palavras” como se sente. “Estou tão feliz, tão animado. Quero continuar a estudar música, tocar num grande palco e viajar pelo mundo”, afirmou o rapaz.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.