Universidade britânica empresta violino do século XIX a adolescente sírio

Um violino do século XIX foi retirado de uma colecção de instrumentos históricos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e enviado a um jovem músico sírio que vive como refugiado.

Aboud Kaplo, de 14 anos, teve de deixar a sua casa em Aleppo devido à guerra na Síria, e agora está a morar no Líbano.

A cineasta Susie Attwood, ex-aluna de Oxford conheceu Aboud e a sua família enquanto estava a realizar um filme sobre refugiados sírios no Líbano que estavam presos numa “existência intermediária”, incapazes de encontrar trabalho ou de garantir educação para os seus filhos.

Após reparar na paixão de Aboud pela música – e na falta de recursos -, Attwood entrou em contato com a universidade, que decidiu emprestar ao rapaz o instrumento restaurado.

O violino de fabrico alemão faz parte da Bate Collection of Musical Instruments, uma colecção que inclui mais de 2 mil instrumentos musicais históricos e modernos, registando o seu desenvolvimento desde a Idade Média.

Todos os instrumentos podem ser usados por professores, estudantes e investigadores, mas esta é a primeira vez que um objeto da colecção será emprestado a um jovem refugiado aspirante a músico.

O curador Andy Lamb disse que, após ter conhecimento da situação do menino, pensou que a colecção “poderia ter algum tipo de contribuição positiva“.

“Pensei imediatamente num instrumento musical que pertencia a uma ex-curadora, Helene Larue, uma pessoa muito generosa que teria, de certeza, doado o instrumento ao rapaz se tivesse sido confrontada com esta situação.”

 

“O violino não é raro ou antigo o suficiente para ser considerado um recurso precioso, mas é significativamente melhor do que um instrumento de barato e é o tipo de instrumento que emprestaríamos a um estudante aqui em Oxford”, disse Lamb.

Após receber o violino, Aboud disse que não conseguia “expressar com palavras” como se sente. “Estou tão feliz, tão animado. Quero continuar a estudar música, tocar num grande palco e viajar pelo mundo”, afirmou o rapaz.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …