Universidade britânica empresta violino do século XIX a adolescente sírio

Um violino do século XIX foi retirado de uma colecção de instrumentos históricos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e enviado a um jovem músico sírio que vive como refugiado.

Aboud Kaplo, de 14 anos, teve de deixar a sua casa em Aleppo devido à guerra na Síria, e agora está a morar no Líbano.

A cineasta Susie Attwood, ex-aluna de Oxford conheceu Aboud e a sua família enquanto estava a realizar um filme sobre refugiados sírios no Líbano que estavam presos numa “existência intermediária”, incapazes de encontrar trabalho ou de garantir educação para os seus filhos.

Após reparar na paixão de Aboud pela música – e na falta de recursos -, Attwood entrou em contato com a universidade, que decidiu emprestar ao rapaz o instrumento restaurado.

O violino de fabrico alemão faz parte da Bate Collection of Musical Instruments, uma colecção que inclui mais de 2 mil instrumentos musicais históricos e modernos, registando o seu desenvolvimento desde a Idade Média.

Todos os instrumentos podem ser usados por professores, estudantes e investigadores, mas esta é a primeira vez que um objeto da colecção será emprestado a um jovem refugiado aspirante a músico.

O curador Andy Lamb disse que, após ter conhecimento da situação do menino, pensou que a colecção “poderia ter algum tipo de contribuição positiva“.

“Pensei imediatamente num instrumento musical que pertencia a uma ex-curadora, Helene Larue, uma pessoa muito generosa que teria, de certeza, doado o instrumento ao rapaz se tivesse sido confrontada com esta situação.”

 

“O violino não é raro ou antigo o suficiente para ser considerado um recurso precioso, mas é significativamente melhor do que um instrumento de barato e é o tipo de instrumento que emprestaríamos a um estudante aqui em Oxford”, disse Lamb.

Após receber o violino, Aboud disse que não conseguia “expressar com palavras” como se sente. “Estou tão feliz, tão animado. Quero continuar a estudar música, tocar num grande palco e viajar pelo mundo”, afirmou o rapaz.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …