União Europeia vai limitar roaming grátis a 90 dias por ano

Ed Yourdon / Flickr

-

O roaming vai mesmo acabar em junho do próximo ano mas Bruxelas quer evitar abusos. Por isso, os consumidores deverão apenas ter acesso a esta modalidade durante 30 dias consecutivos e num total de 90 dias por ano.

Os cidadãos que viajam frequentemente dentro da União Europeia terão de ter cuidado quando chega a altura de usar o telemóvel, avança o El País esta terça-feira.

É que apesar de estar previsto que o roaming vai mesmo acabar a partir de 15 de junho de 2017, parece que Bruxelas quer impor alguns limites para evitar abusos.

A proposta inicial da Comissão Europeia, a que chama de política do “uso razoável”, prevê que os cidadãos que viajam no espaço europeu fiquem isentos de pagar roaming mas com regras.

Segundo o jornal espanhol, que teve acesso exclusivo à proposta, os utilizadores só ficam isentos do pagamento de taxas num período de 30 dias consecutivos e num total de 90 dias por ano.

Esta é a forma encontrada por Bruxelas para evitar abusos como, por exemplo, a tentativa de um cidadão europeu conseguir melhores tarifários num determinado país do que no país de origem.

De acordo com estas diretrizes, cada vez que um cidadão viaje para outro país da UE deve voltar a iniciar sessão no seu telemóvel com a rede doméstica, pelo menos uma vez a cada 30 dias, se não quiser pagar mais roaming.

O programa, que já foi batizado de “roaming como em casa”, também impõe limites a cidadãos que possuem planos de telecomunicações com chamadas e bónus de dados ilimitados, conta o diário.

Para saber se essas chamadas não estão sujeitas ao roaming, o operador deverá oferecer um pacote consistente com o consumo médio de chamadas dos clientes desse tarifário em concreto.

Assim, se a média é de, por exemplo, 100 minutos por mês, a companhia poderia cobrar taxas se o cliente passar ao minuto 101, mesmo que o período anual de 90 dias não se tenha ainda esgotado.

Segundo o El País, a única exceção prevista nesta proposta são os trabalhadores transfronteiriços.

Ou seja, no caso de um cidadão que viva em Portugal mas que vai todos os dias a Espanha para trabalhar esse limite de 90 dias não conta.

Desde 30 de abril que se começou um período de transição para o fim do roaming, com as tarifas a baixar cerca de 75% em alguns casos, escreve o jornal espanhol.

Por outro lado, alguns operadores, como é o caso da Vodafone, decretaram logo a eliminação das tarifas no estrangeiro em alguns dos seus tarifários.

FM, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem…
    Mais uma vez, a Comissão Europeia a vergar-se aos interesses das multinacionais (Vodafone, etc) e contra os europeus!…

  2. Sim, isso é que é: futebol e futebol e futebol…… o pais arde, arde, roto de chamas, valentões… o povo mais parvo da Humanidade…… pena nao arderem também, desaparecerem, escarro da Humanidade e vêm falar de bola…. a merda da bola…

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …