União Europeia vai limitar roaming grátis a 90 dias por ano

Ed Yourdon / Flickr

-

O roaming vai mesmo acabar em junho do próximo ano mas Bruxelas quer evitar abusos. Por isso, os consumidores deverão apenas ter acesso a esta modalidade durante 30 dias consecutivos e num total de 90 dias por ano.

Os cidadãos que viajam frequentemente dentro da União Europeia terão de ter cuidado quando chega a altura de usar o telemóvel, avança o El País esta terça-feira.

É que apesar de estar previsto que o roaming vai mesmo acabar a partir de 15 de junho de 2017, parece que Bruxelas quer impor alguns limites para evitar abusos.

A proposta inicial da Comissão Europeia, a que chama de política do “uso razoável”, prevê que os cidadãos que viajam no espaço europeu fiquem isentos de pagar roaming mas com regras.

Segundo o jornal espanhol, que teve acesso exclusivo à proposta, os utilizadores só ficam isentos do pagamento de taxas num período de 30 dias consecutivos e num total de 90 dias por ano.

Esta é a forma encontrada por Bruxelas para evitar abusos como, por exemplo, a tentativa de um cidadão europeu conseguir melhores tarifários num determinado país do que no país de origem.

De acordo com estas diretrizes, cada vez que um cidadão viaje para outro país da UE deve voltar a iniciar sessão no seu telemóvel com a rede doméstica, pelo menos uma vez a cada 30 dias, se não quiser pagar mais roaming.

O programa, que já foi batizado de “roaming como em casa”, também impõe limites a cidadãos que possuem planos de telecomunicações com chamadas e bónus de dados ilimitados, conta o diário.

Para saber se essas chamadas não estão sujeitas ao roaming, o operador deverá oferecer um pacote consistente com o consumo médio de chamadas dos clientes desse tarifário em concreto.

Assim, se a média é de, por exemplo, 100 minutos por mês, a companhia poderia cobrar taxas se o cliente passar ao minuto 101, mesmo que o período anual de 90 dias não se tenha ainda esgotado.

Segundo o El País, a única exceção prevista nesta proposta são os trabalhadores transfronteiriços.

Ou seja, no caso de um cidadão que viva em Portugal mas que vai todos os dias a Espanha para trabalhar esse limite de 90 dias não conta.

Desde 30 de abril que se começou um período de transição para o fim do roaming, com as tarifas a baixar cerca de 75% em alguns casos, escreve o jornal espanhol.

Por outro lado, alguns operadores, como é o caso da Vodafone, decretaram logo a eliminação das tarifas no estrangeiro em alguns dos seus tarifários.

FM, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem…
    Mais uma vez, a Comissão Europeia a vergar-se aos interesses das multinacionais (Vodafone, etc) e contra os europeus!…

  2. Sim, isso é que é: futebol e futebol e futebol…… o pais arde, arde, roto de chamas, valentões… o povo mais parvo da Humanidade…… pena nao arderem também, desaparecerem, escarro da Humanidade e vêm falar de bola…. a merda da bola…

RESPONDER

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …