União Europeia vai limitar roaming grátis a 90 dias por ano

Ed Yourdon / Flickr

-

O roaming vai mesmo acabar em junho do próximo ano mas Bruxelas quer evitar abusos. Por isso, os consumidores deverão apenas ter acesso a esta modalidade durante 30 dias consecutivos e num total de 90 dias por ano.

Os cidadãos que viajam frequentemente dentro da União Europeia terão de ter cuidado quando chega a altura de usar o telemóvel, avança o El País esta terça-feira.

É que apesar de estar previsto que o roaming vai mesmo acabar a partir de 15 de junho de 2017, parece que Bruxelas quer impor alguns limites para evitar abusos.

A proposta inicial da Comissão Europeia, a que chama de política do “uso razoável”, prevê que os cidadãos que viajam no espaço europeu fiquem isentos de pagar roaming mas com regras.

Segundo o jornal espanhol, que teve acesso exclusivo à proposta, os utilizadores só ficam isentos do pagamento de taxas num período de 30 dias consecutivos e num total de 90 dias por ano.

Esta é a forma encontrada por Bruxelas para evitar abusos como, por exemplo, a tentativa de um cidadão europeu conseguir melhores tarifários num determinado país do que no país de origem.

De acordo com estas diretrizes, cada vez que um cidadão viaje para outro país da UE deve voltar a iniciar sessão no seu telemóvel com a rede doméstica, pelo menos uma vez a cada 30 dias, se não quiser pagar mais roaming.

O programa, que já foi batizado de “roaming como em casa”, também impõe limites a cidadãos que possuem planos de telecomunicações com chamadas e bónus de dados ilimitados, conta o diário.

Para saber se essas chamadas não estão sujeitas ao roaming, o operador deverá oferecer um pacote consistente com o consumo médio de chamadas dos clientes desse tarifário em concreto.

Assim, se a média é de, por exemplo, 100 minutos por mês, a companhia poderia cobrar taxas se o cliente passar ao minuto 101, mesmo que o período anual de 90 dias não se tenha ainda esgotado.

Segundo o El País, a única exceção prevista nesta proposta são os trabalhadores transfronteiriços.

Ou seja, no caso de um cidadão que viva em Portugal mas que vai todos os dias a Espanha para trabalhar esse limite de 90 dias não conta.

Desde 30 de abril que se começou um período de transição para o fim do roaming, com as tarifas a baixar cerca de 75% em alguns casos, escreve o jornal espanhol.

Por outro lado, alguns operadores, como é o caso da Vodafone, decretaram logo a eliminação das tarifas no estrangeiro em alguns dos seus tarifários.

FM, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem…
    Mais uma vez, a Comissão Europeia a vergar-se aos interesses das multinacionais (Vodafone, etc) e contra os europeus!…

  2. Sim, isso é que é: futebol e futebol e futebol…… o pais arde, arde, roto de chamas, valentões… o povo mais parvo da Humanidade…… pena nao arderem também, desaparecerem, escarro da Humanidade e vêm falar de bola…. a merda da bola…

RESPONDER

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …