Telefonar em roaming vai ficar (mesmo) mais barato

Uma chamada de voz em roaming, a partir de qualquer país da UE, irá custar a partir de 30 de abril, apenas 5 cêntimos por minuto.

A Comissão Europeia voltou a impor uma redução das tarifas de roaming, que vão baixar novamente a partir do fim mês, para chamadas internacionais entre países da União Europeia.

E a partir de 15 de junho, as taxas de roaming na UE vão mesmo acabar de vez – usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exactamente o mesmo.

Segundo o Dinheiro Vivo, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar 5 cêntimos por minuto, as SMS custarão 2 cêntimos cada, e o tráfego internet será taxado a 5 cêntimos por megabyte.

Esta descida dos preços significa uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no custo dos serviços de dados.

Esta redução de preços, explica o jornal, foi criada por Bruxelas “para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países”, já que existiam até há pouco “enormes diferenças” nos custos aplicados.

No entanto, as operadoras móveis têm assumido publicamente que “os portugueses vão pagar o fim do roaming na Europa”.

Segundo o presidente da NOS, Miguel Almeida, o fim das tarifas de Roaming é “inaceitável”.

O Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores”, disse o presidente da NOS em outubro, durante a conferência anual da Anacom, “porque há um custo que tem de ser pago”,

Também a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas considerou que a extinção das tarifas irá prejudicar os consumidores portugueses e favorecer os consumidores do Norte da Europa.

A associação destaca que os consumidores dos países do Norte da Europa “tipicamente viajam mais e têm perfis de consumo mais elevados”.

Por isso, com a introdução das novas medidas, “os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego realizado pelos clientes estrangeiros em território nacional”.

Parece não ser consensual se o fim das tarifas de roaming irá beneficiar verdadeiramente ou na realidade prejudicar os consumidores nacionais.

Mas parece claro que as operadoras de telecomunicações não estão propriamente satisfeitas com a medida.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já devia ter acabado há muito, mas os parasitas incompetentes (e não eleitos democraticamente) da Comissão Europa, voltaram atrás e cederam às pressões dos tubarões das comunicações (Vodafone, etc)!…
    É óbvio que as operadoras praticamente não tem custos extra e os seus lucros são sempre milionários, logo…
    .
    Quanto à NOS, esses deviam estar caladinhos e ter vergonha na cara, pois deram mais de 400 milhões de euros para a máfia do futebol, e depois tem o descaradamente de fazer aumentos exorbitantes aos seus clientes (dando desculpas como a inflação e outras tretas do género)!!!!
    Parasitas sem vergonha!…

  2. “…e não eleitos democraticamente…” quem lê o que escreves até fica a pensar que em Portugal tu eleges os governantes. És mesmo lerdo.

  3. ‘Não eleitos democraticamente’… ó ignorância! A Comissão Europeia é nomeada pelo parlamento europeu, que foi eleito democraticamente. Pode ser destituida pelo mesmo Parlamento Europeu, perante o qual responde. Por isso, por muito que custe a algumas pessoas, é um orgão eleito democraticamente. Se funciona bem ou não, é outra questão.
    Quanto ao fim do roaming… claro que não agrada às operadoras. Com o fim dos custos de roaming, o que nos impede de ter um fornecedor de serviços noutro país europeu, onde as comunicações são mais baratas?

  4. As operadoras que trabalham em Portugal praticam preços muito mais elevados que pelo menos em alguns países da Europa que seja do meu conhecimento e com muito mais restrições ou obrigações por parte do cliente e ainda têm a lata de se queixar da baixa de preço do roaming imposta por Bruxelas e já estão a ameaçar em prejudicar o consumidor português o que não me surpreenderá nada pois arranjarão alguma estratégia para nos penalizar, só espero que em Bruxelas estejam bem atentos a estas matreirices portuguesas tão tradicionais.

  5. As operadoras portuguesas estão com medo de irmos compar os telemóveis noutros paises, já a muitos anos era mais barato ter um telemovel de Espanha e pagar o roaming em Portugal que pagar o tarifario daqui.

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …