Telefonar em roaming vai ficar (mesmo) mais barato

Uma chamada de voz em roaming, a partir de qualquer país da UE, irá custar a partir de 30 de abril, apenas 5 cêntimos por minuto.

A Comissão Europeia voltou a impor uma redução das tarifas de roaming, que vão baixar novamente a partir do fim mês, para chamadas internacionais entre países da União Europeia.

E a partir de 15 de junho, as taxas de roaming na UE vão mesmo acabar de vez – usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exactamente o mesmo.

Segundo o Dinheiro Vivo, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar 5 cêntimos por minuto, as SMS custarão 2 cêntimos cada, e o tráfego internet será taxado a 5 cêntimos por megabyte.

Esta descida dos preços significa uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no custo dos serviços de dados.

Esta redução de preços, explica o jornal, foi criada por Bruxelas “para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países”, já que existiam até há pouco “enormes diferenças” nos custos aplicados.

No entanto, as operadoras móveis têm assumido publicamente que “os portugueses vão pagar o fim do roaming na Europa”.

Segundo o presidente da NOS, Miguel Almeida, o fim das tarifas de Roaming é “inaceitável”.

O Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores”, disse o presidente da NOS em outubro, durante a conferência anual da Anacom, “porque há um custo que tem de ser pago”,

Também a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas considerou que a extinção das tarifas irá prejudicar os consumidores portugueses e favorecer os consumidores do Norte da Europa.

A associação destaca que os consumidores dos países do Norte da Europa “tipicamente viajam mais e têm perfis de consumo mais elevados”.

Por isso, com a introdução das novas medidas, “os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego realizado pelos clientes estrangeiros em território nacional”.

Parece não ser consensual se o fim das tarifas de roaming irá beneficiar verdadeiramente ou na realidade prejudicar os consumidores nacionais.

Mas parece claro que as operadoras de telecomunicações não estão propriamente satisfeitas com a medida.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já devia ter acabado há muito, mas os parasitas incompetentes (e não eleitos democraticamente) da Comissão Europa, voltaram atrás e cederam às pressões dos tubarões das comunicações (Vodafone, etc)!…
    É óbvio que as operadoras praticamente não tem custos extra e os seus lucros são sempre milionários, logo…
    .
    Quanto à NOS, esses deviam estar caladinhos e ter vergonha na cara, pois deram mais de 400 milhões de euros para a máfia do futebol, e depois tem o descaradamente de fazer aumentos exorbitantes aos seus clientes (dando desculpas como a inflação e outras tretas do género)!!!!
    Parasitas sem vergonha!…

  2. “…e não eleitos democraticamente…” quem lê o que escreves até fica a pensar que em Portugal tu eleges os governantes. És mesmo lerdo.

  3. ‘Não eleitos democraticamente’… ó ignorância! A Comissão Europeia é nomeada pelo parlamento europeu, que foi eleito democraticamente. Pode ser destituida pelo mesmo Parlamento Europeu, perante o qual responde. Por isso, por muito que custe a algumas pessoas, é um orgão eleito democraticamente. Se funciona bem ou não, é outra questão.
    Quanto ao fim do roaming… claro que não agrada às operadoras. Com o fim dos custos de roaming, o que nos impede de ter um fornecedor de serviços noutro país europeu, onde as comunicações são mais baratas?

  4. As operadoras que trabalham em Portugal praticam preços muito mais elevados que pelo menos em alguns países da Europa que seja do meu conhecimento e com muito mais restrições ou obrigações por parte do cliente e ainda têm a lata de se queixar da baixa de preço do roaming imposta por Bruxelas e já estão a ameaçar em prejudicar o consumidor português o que não me surpreenderá nada pois arranjarão alguma estratégia para nos penalizar, só espero que em Bruxelas estejam bem atentos a estas matreirices portuguesas tão tradicionais.

  5. As operadoras portuguesas estão com medo de irmos compar os telemóveis noutros paises, já a muitos anos era mais barato ter um telemovel de Espanha e pagar o roaming em Portugal que pagar o tarifario daqui.

RESPONDER

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …