Telefonar em roaming vai ficar (mesmo) mais barato

Uma chamada de voz em roaming, a partir de qualquer país da UE, irá custar a partir de 30 de abril, apenas 5 cêntimos por minuto.

A Comissão Europeia voltou a impor uma redução das tarifas de roaming, que vão baixar novamente a partir do fim mês, para chamadas internacionais entre países da União Europeia.

E a partir de 15 de junho, as taxas de roaming na UE vão mesmo acabar de vez – usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exactamente o mesmo.

Segundo o Dinheiro Vivo, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar 5 cêntimos por minuto, as SMS custarão 2 cêntimos cada, e o tráfego internet será taxado a 5 cêntimos por megabyte.

Esta descida dos preços significa uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no custo dos serviços de dados.

Esta redução de preços, explica o jornal, foi criada por Bruxelas “para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países”, já que existiam até há pouco “enormes diferenças” nos custos aplicados.

No entanto, as operadoras móveis têm assumido publicamente que “os portugueses vão pagar o fim do roaming na Europa”.

Segundo o presidente da NOS, Miguel Almeida, o fim das tarifas de Roaming é “inaceitável”.

O Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores”, disse o presidente da NOS em outubro, durante a conferência anual da Anacom, “porque há um custo que tem de ser pago”,

Também a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas considerou que a extinção das tarifas irá prejudicar os consumidores portugueses e favorecer os consumidores do Norte da Europa.

A associação destaca que os consumidores dos países do Norte da Europa “tipicamente viajam mais e têm perfis de consumo mais elevados”.

Por isso, com a introdução das novas medidas, “os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego realizado pelos clientes estrangeiros em território nacional”.

Parece não ser consensual se o fim das tarifas de roaming irá beneficiar verdadeiramente ou na realidade prejudicar os consumidores nacionais.

Mas parece claro que as operadoras de telecomunicações não estão propriamente satisfeitas com a medida.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já devia ter acabado há muito, mas os parasitas incompetentes (e não eleitos democraticamente) da Comissão Europa, voltaram atrás e cederam às pressões dos tubarões das comunicações (Vodafone, etc)!…
    É óbvio que as operadoras praticamente não tem custos extra e os seus lucros são sempre milionários, logo…
    .
    Quanto à NOS, esses deviam estar caladinhos e ter vergonha na cara, pois deram mais de 400 milhões de euros para a máfia do futebol, e depois tem o descaradamente de fazer aumentos exorbitantes aos seus clientes (dando desculpas como a inflação e outras tretas do género)!!!!
    Parasitas sem vergonha!…

  2. “…e não eleitos democraticamente…” quem lê o que escreves até fica a pensar que em Portugal tu eleges os governantes. És mesmo lerdo.

  3. ‘Não eleitos democraticamente’… ó ignorância! A Comissão Europeia é nomeada pelo parlamento europeu, que foi eleito democraticamente. Pode ser destituida pelo mesmo Parlamento Europeu, perante o qual responde. Por isso, por muito que custe a algumas pessoas, é um orgão eleito democraticamente. Se funciona bem ou não, é outra questão.
    Quanto ao fim do roaming… claro que não agrada às operadoras. Com o fim dos custos de roaming, o que nos impede de ter um fornecedor de serviços noutro país europeu, onde as comunicações são mais baratas?

  4. As operadoras que trabalham em Portugal praticam preços muito mais elevados que pelo menos em alguns países da Europa que seja do meu conhecimento e com muito mais restrições ou obrigações por parte do cliente e ainda têm a lata de se queixar da baixa de preço do roaming imposta por Bruxelas e já estão a ameaçar em prejudicar o consumidor português o que não me surpreenderá nada pois arranjarão alguma estratégia para nos penalizar, só espero que em Bruxelas estejam bem atentos a estas matreirices portuguesas tão tradicionais.

  5. As operadoras portuguesas estão com medo de irmos compar os telemóveis noutros paises, já a muitos anos era mais barato ter um telemovel de Espanha e pagar o roaming em Portugal que pagar o tarifario daqui.

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …