Telefonar em roaming vai ficar (mesmo) mais barato

Uma chamada de voz em roaming, a partir de qualquer país da UE, irá custar a partir de 30 de abril, apenas 5 cêntimos por minuto.

A Comissão Europeia voltou a impor uma redução das tarifas de roaming, que vão baixar novamente a partir do fim mês, para chamadas internacionais entre países da União Europeia.

E a partir de 15 de junho, as taxas de roaming na UE vão mesmo acabar de vez – usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exactamente o mesmo.

Segundo o Dinheiro Vivo, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar 5 cêntimos por minuto, as SMS custarão 2 cêntimos cada, e o tráfego internet será taxado a 5 cêntimos por megabyte.

Esta descida dos preços significa uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no custo dos serviços de dados.

Esta redução de preços, explica o jornal, foi criada por Bruxelas “para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países”, já que existiam até há pouco “enormes diferenças” nos custos aplicados.

No entanto, as operadoras móveis têm assumido publicamente que “os portugueses vão pagar o fim do roaming na Europa”.

Segundo o presidente da NOS, Miguel Almeida, o fim das tarifas de Roaming é “inaceitável”.

O Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores”, disse o presidente da NOS em outubro, durante a conferência anual da Anacom, “porque há um custo que tem de ser pago”,

Também a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas considerou que a extinção das tarifas irá prejudicar os consumidores portugueses e favorecer os consumidores do Norte da Europa.

A associação destaca que os consumidores dos países do Norte da Europa “tipicamente viajam mais e têm perfis de consumo mais elevados”.

Por isso, com a introdução das novas medidas, “os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego realizado pelos clientes estrangeiros em território nacional”.

Parece não ser consensual se o fim das tarifas de roaming irá beneficiar verdadeiramente ou na realidade prejudicar os consumidores nacionais.

Mas parece claro que as operadoras de telecomunicações não estão propriamente satisfeitas com a medida.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já devia ter acabado há muito, mas os parasitas incompetentes (e não eleitos democraticamente) da Comissão Europa, voltaram atrás e cederam às pressões dos tubarões das comunicações (Vodafone, etc)!…
    É óbvio que as operadoras praticamente não tem custos extra e os seus lucros são sempre milionários, logo…
    .
    Quanto à NOS, esses deviam estar caladinhos e ter vergonha na cara, pois deram mais de 400 milhões de euros para a máfia do futebol, e depois tem o descaradamente de fazer aumentos exorbitantes aos seus clientes (dando desculpas como a inflação e outras tretas do género)!!!!
    Parasitas sem vergonha!…

  2. “…e não eleitos democraticamente…” quem lê o que escreves até fica a pensar que em Portugal tu eleges os governantes. És mesmo lerdo.

  3. ‘Não eleitos democraticamente’… ó ignorância! A Comissão Europeia é nomeada pelo parlamento europeu, que foi eleito democraticamente. Pode ser destituida pelo mesmo Parlamento Europeu, perante o qual responde. Por isso, por muito que custe a algumas pessoas, é um orgão eleito democraticamente. Se funciona bem ou não, é outra questão.
    Quanto ao fim do roaming… claro que não agrada às operadoras. Com o fim dos custos de roaming, o que nos impede de ter um fornecedor de serviços noutro país europeu, onde as comunicações são mais baratas?

  4. As operadoras que trabalham em Portugal praticam preços muito mais elevados que pelo menos em alguns países da Europa que seja do meu conhecimento e com muito mais restrições ou obrigações por parte do cliente e ainda têm a lata de se queixar da baixa de preço do roaming imposta por Bruxelas e já estão a ameaçar em prejudicar o consumidor português o que não me surpreenderá nada pois arranjarão alguma estratégia para nos penalizar, só espero que em Bruxelas estejam bem atentos a estas matreirices portuguesas tão tradicionais.

  5. As operadoras portuguesas estão com medo de irmos compar os telemóveis noutros paises, já a muitos anos era mais barato ter um telemovel de Espanha e pagar o roaming em Portugal que pagar o tarifario daqui.

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …