Telefonar em roaming vai ficar (mesmo) mais barato

Uma chamada de voz em roaming, a partir de qualquer país da UE, irá custar a partir de 30 de abril, apenas 5 cêntimos por minuto.

A Comissão Europeia voltou a impor uma redução das tarifas de roaming, que vão baixar novamente a partir do fim mês, para chamadas internacionais entre países da União Europeia.

E a partir de 15 de junho, as taxas de roaming na UE vão mesmo acabar de vez – usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exactamente o mesmo.

Segundo o Dinheiro Vivo, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar 5 cêntimos por minuto, as SMS custarão 2 cêntimos cada, e o tráfego internet será taxado a 5 cêntimos por megabyte.

Esta descida dos preços significa uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no custo dos serviços de dados.

Esta redução de preços, explica o jornal, foi criada por Bruxelas “para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países”, já que existiam até há pouco “enormes diferenças” nos custos aplicados.

No entanto, as operadoras móveis têm assumido publicamente que “os portugueses vão pagar o fim do roaming na Europa”.

Segundo o presidente da NOS, Miguel Almeida, o fim das tarifas de Roaming é “inaceitável”.

O Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores”, disse o presidente da NOS em outubro, durante a conferência anual da Anacom, “porque há um custo que tem de ser pago”,

Também a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas considerou que a extinção das tarifas irá prejudicar os consumidores portugueses e favorecer os consumidores do Norte da Europa.

A associação destaca que os consumidores dos países do Norte da Europa “tipicamente viajam mais e têm perfis de consumo mais elevados”.

Por isso, com a introdução das novas medidas, “os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego realizado pelos clientes estrangeiros em território nacional”.

Parece não ser consensual se o fim das tarifas de roaming irá beneficiar verdadeiramente ou na realidade prejudicar os consumidores nacionais.

Mas parece claro que as operadoras de telecomunicações não estão propriamente satisfeitas com a medida.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já devia ter acabado há muito, mas os parasitas incompetentes (e não eleitos democraticamente) da Comissão Europa, voltaram atrás e cederam às pressões dos tubarões das comunicações (Vodafone, etc)!…
    É óbvio que as operadoras praticamente não tem custos extra e os seus lucros são sempre milionários, logo…
    .
    Quanto à NOS, esses deviam estar caladinhos e ter vergonha na cara, pois deram mais de 400 milhões de euros para a máfia do futebol, e depois tem o descaradamente de fazer aumentos exorbitantes aos seus clientes (dando desculpas como a inflação e outras tretas do género)!!!!
    Parasitas sem vergonha!…

  2. “…e não eleitos democraticamente…” quem lê o que escreves até fica a pensar que em Portugal tu eleges os governantes. És mesmo lerdo.

  3. ‘Não eleitos democraticamente’… ó ignorância! A Comissão Europeia é nomeada pelo parlamento europeu, que foi eleito democraticamente. Pode ser destituida pelo mesmo Parlamento Europeu, perante o qual responde. Por isso, por muito que custe a algumas pessoas, é um orgão eleito democraticamente. Se funciona bem ou não, é outra questão.
    Quanto ao fim do roaming… claro que não agrada às operadoras. Com o fim dos custos de roaming, o que nos impede de ter um fornecedor de serviços noutro país europeu, onde as comunicações são mais baratas?

  4. As operadoras que trabalham em Portugal praticam preços muito mais elevados que pelo menos em alguns países da Europa que seja do meu conhecimento e com muito mais restrições ou obrigações por parte do cliente e ainda têm a lata de se queixar da baixa de preço do roaming imposta por Bruxelas e já estão a ameaçar em prejudicar o consumidor português o que não me surpreenderá nada pois arranjarão alguma estratégia para nos penalizar, só espero que em Bruxelas estejam bem atentos a estas matreirices portuguesas tão tradicionais.

  5. As operadoras portuguesas estão com medo de irmos compar os telemóveis noutros paises, já a muitos anos era mais barato ter um telemovel de Espanha e pagar o roaming em Portugal que pagar o tarifario daqui.

RESPONDER

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …