Operadoras móveis avisam que os portugueses vão pagar fim do roaming na Europa

Victor Dubilier / Flickr

O chamado Roaming Zero, que vai ser uma realidade a partir de 2017 no espaço da União Europeia, não vai trazer benefícios para os portugueses que utilizam telemóveis. O aviso é feito pelos presidentes da NOS, MEO e Vodafone, deixando antever que os consumidores vão pagar os custos da mudança.

O fim das tarifas de Roaming na Europa está previsto para Junho de 2017, conforme proposta da Comissão Europeia.

Uma medida que para o presidente da NOS, Miguel Almeida, é “inaceitável”, conforme salientou durante a conferência anual da Anacom, cujas principais intervenções são resumidas pelo jornal Público.

O gestor constata que o Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores portugueses”, justificando que “há um custo que tem de ser pago”.

Os presidentes da PT Portugal e da Vodafone alinham pelo mesmo diapasão durante a conferência da Anacom e a presidente do organismo regulador das comunicações, Fátima Barros, constata que os operadores terão custos que “alguém terá sempre de pagar”, conforme cita o mesmo jornal.

“Quem não viaja, paga por quem viaja”, aponta mesmo Fátima Barros, lembrando que os portugueses viajam menos para o estrangeiro do que os cidadãos do Norte da Europa, por exemplo.

O líder da Vodafone Portugal, Mário Vaz, considera que a União Europeia deveria “deixar o mercado funcionar” e preocupar-se antes com a falta de regulação que persiste face à actuação de aplicações como o Facebook, o Skype e o WhatsApp que competem directamente com as empresas de telecomunicações.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Por estes e outros comentários ficasse a ver o gabarito de exploração que os empresários portugueses têm.
    Anda os governantes a tirar a quem trabalha e vêm estes agora pedir de sua justiça.
    Aja vergonha naquilo que se quer explorar caras de pau.
    Isto acontece pelo facto dos governantes quererem ter tacho no futuro caso contrario o que estes gajos dizem nem era dito.
    Cambada de fascistas.

  2. Mais um rasgo de arrogância neo-liberal por parte dos grande interesses económicos, que em Portugal são sempre mais exploradores da população do que em qualquer outro país.

    Estas empresas nesta altura tinham lucro mesmo que as chamadas fossem gratuitas. Mas porquê viver numa mansão de luxo com iate particular, se puder ter duas mansões de luxo (uma para estar com a mulher e outra para a amante), um iate e um jacto particular? Porquê ser só um gajo podre de rico se posso ser ainda mais podre de rico do que o outro gajo podre de rico da outra corporação económica?

    Como tal há que ir buscar dinheiro ao mexilhão que além de mal ter o que comer com o ordenado mínimo, não consegue pagar a advogados que o defendam.

    Eu só digo duas coisas:

    1. Associemo-nos e defendamo-nos!.. Juntemos os nossos tostões e paguemos a advogados que vos defendam. Lutemos pelo que é nosso (o nosso ganha pão). Esses meninos se querem ser milionários à custa de práticas de extorção do consumidor, que vão mamar na quinta pata do burro!

    2. Informem-se sobre tudo o que é gratuito e open source: Usem telemóveis desbloqueados com Android ou sistemas operativos gratuitos e falem pelo skype, whatsapp e Viber. Eles que aumentem o que quiserem que nós tiramos-lhes o tapete debaixo dos pés.

    Estão mal habituadinhos não é? Roaming não é?.. De cada vez que houvem falar em ganhar menos um tostão que seja, ai Jesus, a minha fortuna!!.. Mas o Zé, esse tem de estar sempre a ouvir dizer que isto está mau e temos todos de nos sacrificarmos.

  3. Simples de resolver, eles que aumentam os preços das chamadas, e eu vou a Espanha comprar um cartão de uma operador espanhola que não tenha aumentado os custos.

  4. Mais uma vez só somos Europeus em algumas coisas, no que é bom deixamos de ser tipo comparação ordenados etc etc etc.
    Viva Portugal um Pais Europeu de chupistas

  5. Por cá empresas de telecomunicações e do audiovisual usam e abusam do poder que têm e a lei lhes concede entre eles e o consumidor é uma luta desigual e vergonhosa.

  6. Eles que cobrem aos utilizadores à vontade! Acabando o roaming posso optar por um qualquer operador europeu de telecomunicações, ou seja, pior para esses imbecis.

  7. Mas que custos?!
    Não brinquem!…
    Queremos saber que custos são esses!!
    Ainda por cima, também temos a maior operadora do mundo (Vodafone) a querer mamar ainda mais!!
    É nestas coisas que se vê o “mercado a funcionar”!!…

  8. estes jovens deviam ter vergonha na cara a sizer que vão ter custos? e as outras operadoras pela Europa não tem ? o que se passa é que estavam habituados a expremer tudo ao zé povinho e agora vai deixar de haver onde expremer para os luxos de alguns.
    tenham vergonha na cara e cumpram o que tem a cumprir ou seja extingir o ROAMING de uma vez…
    tenho dito…

RESPONDER

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …

Bolsonaro diz que confinamentos transformaram o Brasil num "barril de pólvora"

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, alertou esta quarta-feira que o país se tornou "um barril de pólvora" devido às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para tentar conter a disseminação da covid-19. "O Brasil está …