Operadoras móveis avisam que os portugueses vão pagar fim do roaming na Europa

Victor Dubilier / Flickr

O chamado Roaming Zero, que vai ser uma realidade a partir de 2017 no espaço da União Europeia, não vai trazer benefícios para os portugueses que utilizam telemóveis. O aviso é feito pelos presidentes da NOS, MEO e Vodafone, deixando antever que os consumidores vão pagar os custos da mudança.

O fim das tarifas de Roaming na Europa está previsto para Junho de 2017, conforme proposta da Comissão Europeia.

Uma medida que para o presidente da NOS, Miguel Almeida, é “inaceitável”, conforme salientou durante a conferência anual da Anacom, cujas principais intervenções são resumidas pelo jornal Público.

O gestor constata que o Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores portugueses”, justificando que “há um custo que tem de ser pago”.

Os presidentes da PT Portugal e da Vodafone alinham pelo mesmo diapasão durante a conferência da Anacom e a presidente do organismo regulador das comunicações, Fátima Barros, constata que os operadores terão custos que “alguém terá sempre de pagar”, conforme cita o mesmo jornal.

“Quem não viaja, paga por quem viaja”, aponta mesmo Fátima Barros, lembrando que os portugueses viajam menos para o estrangeiro do que os cidadãos do Norte da Europa, por exemplo.

O líder da Vodafone Portugal, Mário Vaz, considera que a União Europeia deveria “deixar o mercado funcionar” e preocupar-se antes com a falta de regulação que persiste face à actuação de aplicações como o Facebook, o Skype e o WhatsApp que competem directamente com as empresas de telecomunicações.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Por estes e outros comentários ficasse a ver o gabarito de exploração que os empresários portugueses têm.
    Anda os governantes a tirar a quem trabalha e vêm estes agora pedir de sua justiça.
    Aja vergonha naquilo que se quer explorar caras de pau.
    Isto acontece pelo facto dos governantes quererem ter tacho no futuro caso contrario o que estes gajos dizem nem era dito.
    Cambada de fascistas.

  2. Mais um rasgo de arrogância neo-liberal por parte dos grande interesses económicos, que em Portugal são sempre mais exploradores da população do que em qualquer outro país.

    Estas empresas nesta altura tinham lucro mesmo que as chamadas fossem gratuitas. Mas porquê viver numa mansão de luxo com iate particular, se puder ter duas mansões de luxo (uma para estar com a mulher e outra para a amante), um iate e um jacto particular? Porquê ser só um gajo podre de rico se posso ser ainda mais podre de rico do que o outro gajo podre de rico da outra corporação económica?

    Como tal há que ir buscar dinheiro ao mexilhão que além de mal ter o que comer com o ordenado mínimo, não consegue pagar a advogados que o defendam.

    Eu só digo duas coisas:

    1. Associemo-nos e defendamo-nos!.. Juntemos os nossos tostões e paguemos a advogados que vos defendam. Lutemos pelo que é nosso (o nosso ganha pão). Esses meninos se querem ser milionários à custa de práticas de extorção do consumidor, que vão mamar na quinta pata do burro!

    2. Informem-se sobre tudo o que é gratuito e open source: Usem telemóveis desbloqueados com Android ou sistemas operativos gratuitos e falem pelo skype, whatsapp e Viber. Eles que aumentem o que quiserem que nós tiramos-lhes o tapete debaixo dos pés.

    Estão mal habituadinhos não é? Roaming não é?.. De cada vez que houvem falar em ganhar menos um tostão que seja, ai Jesus, a minha fortuna!!.. Mas o Zé, esse tem de estar sempre a ouvir dizer que isto está mau e temos todos de nos sacrificarmos.

  3. Simples de resolver, eles que aumentam os preços das chamadas, e eu vou a Espanha comprar um cartão de uma operador espanhola que não tenha aumentado os custos.

  4. Mais uma vez só somos Europeus em algumas coisas, no que é bom deixamos de ser tipo comparação ordenados etc etc etc.
    Viva Portugal um Pais Europeu de chupistas

  5. Por cá empresas de telecomunicações e do audiovisual usam e abusam do poder que têm e a lei lhes concede entre eles e o consumidor é uma luta desigual e vergonhosa.

  6. Eles que cobrem aos utilizadores à vontade! Acabando o roaming posso optar por um qualquer operador europeu de telecomunicações, ou seja, pior para esses imbecis.

  7. Mas que custos?!
    Não brinquem!…
    Queremos saber que custos são esses!!
    Ainda por cima, também temos a maior operadora do mundo (Vodafone) a querer mamar ainda mais!!
    É nestas coisas que se vê o “mercado a funcionar”!!…

  8. estes jovens deviam ter vergonha na cara a sizer que vão ter custos? e as outras operadoras pela Europa não tem ? o que se passa é que estavam habituados a expremer tudo ao zé povinho e agora vai deixar de haver onde expremer para os luxos de alguns.
    tenham vergonha na cara e cumpram o que tem a cumprir ou seja extingir o ROAMING de uma vez…
    tenho dito…

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …