Operadoras móveis avisam que os portugueses vão pagar fim do roaming na Europa

Victor Dubilier / Flickr

O chamado Roaming Zero, que vai ser uma realidade a partir de 2017 no espaço da União Europeia, não vai trazer benefícios para os portugueses que utilizam telemóveis. O aviso é feito pelos presidentes da NOS, MEO e Vodafone, deixando antever que os consumidores vão pagar os custos da mudança.

O fim das tarifas de Roaming na Europa está previsto para Junho de 2017, conforme proposta da Comissão Europeia.

Uma medida que para o presidente da NOS, Miguel Almeida, é “inaceitável”, conforme salientou durante a conferência anual da Anacom, cujas principais intervenções são resumidas pelo jornal Público.

O gestor constata que o Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores portugueses”, justificando que “há um custo que tem de ser pago”.

Os presidentes da PT Portugal e da Vodafone alinham pelo mesmo diapasão durante a conferência da Anacom e a presidente do organismo regulador das comunicações, Fátima Barros, constata que os operadores terão custos que “alguém terá sempre de pagar”, conforme cita o mesmo jornal.

“Quem não viaja, paga por quem viaja”, aponta mesmo Fátima Barros, lembrando que os portugueses viajam menos para o estrangeiro do que os cidadãos do Norte da Europa, por exemplo.

O líder da Vodafone Portugal, Mário Vaz, considera que a União Europeia deveria “deixar o mercado funcionar” e preocupar-se antes com a falta de regulação que persiste face à actuação de aplicações como o Facebook, o Skype e o WhatsApp que competem directamente com as empresas de telecomunicações.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Por estes e outros comentários ficasse a ver o gabarito de exploração que os empresários portugueses têm.
    Anda os governantes a tirar a quem trabalha e vêm estes agora pedir de sua justiça.
    Aja vergonha naquilo que se quer explorar caras de pau.
    Isto acontece pelo facto dos governantes quererem ter tacho no futuro caso contrario o que estes gajos dizem nem era dito.
    Cambada de fascistas.

  2. Mais um rasgo de arrogância neo-liberal por parte dos grande interesses económicos, que em Portugal são sempre mais exploradores da população do que em qualquer outro país.

    Estas empresas nesta altura tinham lucro mesmo que as chamadas fossem gratuitas. Mas porquê viver numa mansão de luxo com iate particular, se puder ter duas mansões de luxo (uma para estar com a mulher e outra para a amante), um iate e um jacto particular? Porquê ser só um gajo podre de rico se posso ser ainda mais podre de rico do que o outro gajo podre de rico da outra corporação económica?

    Como tal há que ir buscar dinheiro ao mexilhão que além de mal ter o que comer com o ordenado mínimo, não consegue pagar a advogados que o defendam.

    Eu só digo duas coisas:

    1. Associemo-nos e defendamo-nos!.. Juntemos os nossos tostões e paguemos a advogados que vos defendam. Lutemos pelo que é nosso (o nosso ganha pão). Esses meninos se querem ser milionários à custa de práticas de extorção do consumidor, que vão mamar na quinta pata do burro!

    2. Informem-se sobre tudo o que é gratuito e open source: Usem telemóveis desbloqueados com Android ou sistemas operativos gratuitos e falem pelo skype, whatsapp e Viber. Eles que aumentem o que quiserem que nós tiramos-lhes o tapete debaixo dos pés.

    Estão mal habituadinhos não é? Roaming não é?.. De cada vez que houvem falar em ganhar menos um tostão que seja, ai Jesus, a minha fortuna!!.. Mas o Zé, esse tem de estar sempre a ouvir dizer que isto está mau e temos todos de nos sacrificarmos.

  3. Simples de resolver, eles que aumentam os preços das chamadas, e eu vou a Espanha comprar um cartão de uma operador espanhola que não tenha aumentado os custos.

  4. Mais uma vez só somos Europeus em algumas coisas, no que é bom deixamos de ser tipo comparação ordenados etc etc etc.
    Viva Portugal um Pais Europeu de chupistas

  5. Por cá empresas de telecomunicações e do audiovisual usam e abusam do poder que têm e a lei lhes concede entre eles e o consumidor é uma luta desigual e vergonhosa.

  6. Eles que cobrem aos utilizadores à vontade! Acabando o roaming posso optar por um qualquer operador europeu de telecomunicações, ou seja, pior para esses imbecis.

  7. Mas que custos?!
    Não brinquem!…
    Queremos saber que custos são esses!!
    Ainda por cima, também temos a maior operadora do mundo (Vodafone) a querer mamar ainda mais!!
    É nestas coisas que se vê o “mercado a funcionar”!!…

  8. estes jovens deviam ter vergonha na cara a sizer que vão ter custos? e as outras operadoras pela Europa não tem ? o que se passa é que estavam habituados a expremer tudo ao zé povinho e agora vai deixar de haver onde expremer para os luxos de alguns.
    tenham vergonha na cara e cumpram o que tem a cumprir ou seja extingir o ROAMING de uma vez…
    tenho dito…

RESPONDER

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …