Operadoras móveis avisam que os portugueses vão pagar fim do roaming na Europa

Victor Dubilier / Flickr

O chamado Roaming Zero, que vai ser uma realidade a partir de 2017 no espaço da União Europeia, não vai trazer benefícios para os portugueses que utilizam telemóveis. O aviso é feito pelos presidentes da NOS, MEO e Vodafone, deixando antever que os consumidores vão pagar os custos da mudança.

O fim das tarifas de Roaming na Europa está previsto para Junho de 2017, conforme proposta da Comissão Europeia.

Uma medida que para o presidente da NOS, Miguel Almeida, é “inaceitável”, conforme salientou durante a conferência anual da Anacom, cujas principais intervenções são resumidas pelo jornal Público.

O gestor constata que o Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores portugueses”, justificando que “há um custo que tem de ser pago”.

Os presidentes da PT Portugal e da Vodafone alinham pelo mesmo diapasão durante a conferência da Anacom e a presidente do organismo regulador das comunicações, Fátima Barros, constata que os operadores terão custos que “alguém terá sempre de pagar”, conforme cita o mesmo jornal.

“Quem não viaja, paga por quem viaja”, aponta mesmo Fátima Barros, lembrando que os portugueses viajam menos para o estrangeiro do que os cidadãos do Norte da Europa, por exemplo.

O líder da Vodafone Portugal, Mário Vaz, considera que a União Europeia deveria “deixar o mercado funcionar” e preocupar-se antes com a falta de regulação que persiste face à actuação de aplicações como o Facebook, o Skype e o WhatsApp que competem directamente com as empresas de telecomunicações.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Por estes e outros comentários ficasse a ver o gabarito de exploração que os empresários portugueses têm.
    Anda os governantes a tirar a quem trabalha e vêm estes agora pedir de sua justiça.
    Aja vergonha naquilo que se quer explorar caras de pau.
    Isto acontece pelo facto dos governantes quererem ter tacho no futuro caso contrario o que estes gajos dizem nem era dito.
    Cambada de fascistas.

  2. Mais um rasgo de arrogância neo-liberal por parte dos grande interesses económicos, que em Portugal são sempre mais exploradores da população do que em qualquer outro país.

    Estas empresas nesta altura tinham lucro mesmo que as chamadas fossem gratuitas. Mas porquê viver numa mansão de luxo com iate particular, se puder ter duas mansões de luxo (uma para estar com a mulher e outra para a amante), um iate e um jacto particular? Porquê ser só um gajo podre de rico se posso ser ainda mais podre de rico do que o outro gajo podre de rico da outra corporação económica?

    Como tal há que ir buscar dinheiro ao mexilhão que além de mal ter o que comer com o ordenado mínimo, não consegue pagar a advogados que o defendam.

    Eu só digo duas coisas:

    1. Associemo-nos e defendamo-nos!.. Juntemos os nossos tostões e paguemos a advogados que vos defendam. Lutemos pelo que é nosso (o nosso ganha pão). Esses meninos se querem ser milionários à custa de práticas de extorção do consumidor, que vão mamar na quinta pata do burro!

    2. Informem-se sobre tudo o que é gratuito e open source: Usem telemóveis desbloqueados com Android ou sistemas operativos gratuitos e falem pelo skype, whatsapp e Viber. Eles que aumentem o que quiserem que nós tiramos-lhes o tapete debaixo dos pés.

    Estão mal habituadinhos não é? Roaming não é?.. De cada vez que houvem falar em ganhar menos um tostão que seja, ai Jesus, a minha fortuna!!.. Mas o Zé, esse tem de estar sempre a ouvir dizer que isto está mau e temos todos de nos sacrificarmos.

  3. Simples de resolver, eles que aumentam os preços das chamadas, e eu vou a Espanha comprar um cartão de uma operador espanhola que não tenha aumentado os custos.

  4. Mais uma vez só somos Europeus em algumas coisas, no que é bom deixamos de ser tipo comparação ordenados etc etc etc.
    Viva Portugal um Pais Europeu de chupistas

  5. Por cá empresas de telecomunicações e do audiovisual usam e abusam do poder que têm e a lei lhes concede entre eles e o consumidor é uma luta desigual e vergonhosa.

  6. Eles que cobrem aos utilizadores à vontade! Acabando o roaming posso optar por um qualquer operador europeu de telecomunicações, ou seja, pior para esses imbecis.

  7. Mas que custos?!
    Não brinquem!…
    Queremos saber que custos são esses!!
    Ainda por cima, também temos a maior operadora do mundo (Vodafone) a querer mamar ainda mais!!
    É nestas coisas que se vê o “mercado a funcionar”!!…

  8. estes jovens deviam ter vergonha na cara a sizer que vão ter custos? e as outras operadoras pela Europa não tem ? o que se passa é que estavam habituados a expremer tudo ao zé povinho e agora vai deixar de haver onde expremer para os luxos de alguns.
    tenham vergonha na cara e cumpram o que tem a cumprir ou seja extingir o ROAMING de uma vez…
    tenho dito…

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …