Uma banana por dia, não sabe o bem que lhe fazia

Ter uma boa noite de sono pode ser tão simples quanto adicionar uma banana à sua rotina de deitar, de acordo com os especialistas em sono da The Sleep Charity.

A organização revelou as suas cinco principais dicas para conseguir uma melhor qualidade de sono em 2024, com a surpreendente inclusão do consumo de fruta antes de deitar a assumir a liderança.

As bananas, em particular, surgiram como um potencial auxílio ao sono devido aos seus elevados níveis de magnésio e potássio, que contribuem para o relaxamento muscular. Além disso, as bananas contêm o aminoácido triptofano, conhecido por estimular a produção de hormonas que acalmam o cérebro. A fruta também estimula a produção natural de melatonina, uma hormona crucial que regula o sono.

Embora as bananas assumam a liderança, outros frutos como as uvas, as ginjas e os morangos também foram reconhecidos pelo seu teor de melatonina, de acordo com um estudo publicado na revista Antioxidants in Health and Disease.

No entanto, a dieta não é o único fator que influencia a qualidade do sono. A Sleep Charity recomenda uma variedade de outros alimentos amigos do sono, incluindo amêndoas, peixe, cereais integrais, bolos de aveia com queijo e Marmite, um produto clássico britânico frequentemente usado para barrar em torradas ou pão.

Apesar do impacto positivo de certos alimentos, escreve a Sky News, aconselha-se a manter as refeições antes de dormir leves para evitar o desconforto e a indigestão. As grandes refeições imediatamente antes de deitar, especialmente as que são ricas em hidratos de carbono ou especiarias, podem perturbar o sono.

Para além das escolhas alimentares, a The Sleep Charity salienta a importância dos fatores relacionados com o estilo de vida para conseguir um sono reparador. Desligar os ecrãs antes de se deitar; praticar atividades relaxantes, como ler ou tomar um banho; meditar e criar um ambiente de quarto ideal – fresco, escuro, silencioso e sem desordem – completam a lista de sugestões recomendadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.