Um só ataque da Coreia do Norte pode matar 90% dos norte-americanos

(CC0/PD) ractapopulous / pixabay

Uma bomba nuclear EMP, lançada por um míssil ou satélite e detonada a grande altitude, destruiria parte dos EUA

A Coreia do Norte tem a capacidade de lançar um ataque fulminante com uma bomba nuclear de pulso electromagnético de grande altitude, que destruiria a rede eléctrica do país e dizimaria a população norte-americana.

Segundo um relatório apresentado esta quinta-feria por uma comissão de peritos em assuntos militares ao Congresso dos Estados Unidos, um só ataque nuclear da Coreia do Norte pode matar 90% da população norte-americana.

Intitulado “Ameaça vazia ou perigo sério: avaliando o risco da Coreia do Norte para o território dos EUA“, o relatório foi apresentado à Comissão de Segurança Interna do Congresso por uma task force encarregada de avaliar a ameaça para os Estados Unidos de um ataque de pulso electromagnético.

Segundo o jornal The Washington Examiner, se a Coreia do Norte optar por um cenário de “Dia do Juizo Final”, pode usar uma bomba nuclear EMP, lançada por um míssil ou satélite e detonada a grande altitude, que destruiria parte dos Estados Unidos e cujo pulso electromagnético inutilizaria a rede eléctrica do país por tempo indeterminado.

Num cenário deste tipo, 9 em cada 10 americanos morreriam no espaço de um ano.

Segundo consideram os relatores da task force, citados pelo jornal conservador da capital norte-americana, “a ameaça da Coreia da Norte nunca foi tão alta”, em parte pela recente escalada de tensão e troca de ameaças entre as duas partes, mas também pela “surpreendente capacidade nuclear que os coreanos revelaram” nos últimos testes.

Os dois relatores do documento, William R. Graham e Peter Vincent Pry, salientam que os Estados Unidos estão “há anos a ignorar os sinais de aviso” e que as manobras militares norte-coreanas dos últimos meses deveriam funcionar como “toque a despertar”.

Há apenas 6 meses, dizem os dois peritos, a maior parte dos especialistas em assuntos militares norte-coreanos defendiam que o arsenal nuclear de Pyongyang seria totalmente primitivo – na pior das hipóteses consistiria em apenas 6 bombas atómicas – e que o país estaria muito longe de conseguir produzir uma bomba de hidrogénio.

Actualmente, realça William R. Graham na sua intervenção, os especialistas militares estimam que a Coreia do Norte tenha nada menos que 60 bombas nucleares, e tudo indica que tem uma sofisticada bomba H comparável às armas termonucleares americanas.

Segundo se pode concluir do relatório, aparentemente os norte-americanos poderão ter razões para estar preocupados com o facto de haver armas nucleares controladas por alguém que não lhes dá garantias de que nunca as venha a usar.

Algo que, consideram alguns analistas, deveria preocupar o resto do mundo, mas não apenas em relação às armas nucleares norte-coreanas.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

42 COMENTÁRIOS

  1. Resumindo Trump quer atacar a Coreia do Norte e estes são as razões que apresenta para que ninguém tenha dúvidas que ele só está a defender o povo americano, ele até pode ter razão, que dar tempo ao lider da Coreia é dar tempo ao desenvolvimento de mais e mais sofisticadas armas nucleares, mas é bom que Trump pense bem nas consequências para o mundo de uma guerra nuclear.

  2. Olha… Estes também querem convencer o mundo que a CNorte tem weapons of mass destruction, queres ver?
    Onde é que eu já ouvi e li disto?

    • Mas qual é a sua dúvida? não tem visto os testes que eles tem feito ultimamente sobre o mar do Japão? não viu a bomba que fizeram eclodir num dos seus tuneis subterrâneos, que provocou um sismo de magnitude 6.3, sentido na Coreia do Sul, Japão e Russia? desculpe se não considera isto armas de destruição maciça, espere que não há-de faltar muito para infelizmente vermos as consequências e os efeitos do que ele tem

      • Ó ana, e depois??? os eua e outros também nao as têm??? quando sao armas para se defenderem porque nao?? se o saddam as tivesse ainda estaria vivo e o iraque nao tinha sofrido o ataque criminoso e terrorista que sofreu. Testes têm que ser feitos, para que numa eventual resposta a uma agressao dos eua, os misseis nao errem os alvos. Isto é dos livros!!!!!!

  3. E verdade ! Eu também me lembro de já ter ouvido isto há uns anos, para justificar uma invasão. Será que estes tipos não conseguem ser mais imaginativos ?

  4. Nao acredito numa unica linha desta noticia, Já repararam que sao 90%, NOVENTA POR CENTRO???? Depois qual o problemas se realmente for verdade??? Assim trump já fica a saber que se carregar no gatilho, terá a resposta e os tais 90% já eram, certo??? Portanto o melhor é o trump meter as maos nos bolsos para que nao aja a tentação de carregar no tal botaozinho. Depois, os eua nao querem que a CN tenha armas nucleares, mas os eua assim como outros podem ter, onde fica a igua.ldade??? Se esta igualdade existisse na altura do ataque terrorista dos eua ao iraque , saddam ainda estava vivo e o iraque estaria em paz e sem estes ataques diarios que ocorrem no país. Depois dizem que estºao preocupados porque nao têm confiança em alguem, neste caso KIM, mas como sabemos os eua foram os unicos que utilizaram a bomba em inocentes, e quem faz uma vez faz 2 ou 3. Resumindo, espero que a noticia seja verdade e que a CN tenha realmente essa possibilidade e que responda a qualquer ataque

    • E depois espere que a CN e o chefe China só queiram dar flores à União Europeia, depois de eliminada a oposição americana.
      Você vive em que mundo?
      90% sim, decorrente da falência das infraestruturas (rede elétrica, de distribuição de água, sistemas informáticos, sistemas de urgência, equipamento hospitalar, etc), já que uma bomba electromagnética fritaria tudo o que são chips! Automóveis, computadores, etc vai tudo à vida com uma bomba destas. Qualquer tipo de resposta a uma catástrofe ficaria extremamente limitada.
      O mesmo sucederia se uma bomba dessas detonasse cá.
      Pense que se os EUA deixarem de ter capacidade para se defenderem, a europa não têm essa capacidade ou é muito limitada. Brevemente teríamos os russos ou outros a ocupar os países europeus.

      • Entao ainda melhor, os eua devem pensar, nao duas vezes, mas dezenas de vezes antes de atacarem quem quer que seja. Diz que os eua têm que ter capacidade de defesa, e acho muito bem que a tenham, nao podem é querer que outros nao a tenham. Temos que.nos lembrar do iraque, nao tinham essa capacidade e toma lá morangos, perdao, tomahawks.

        • Essa aspiração à paz universal também levou Neville Chamberlain a anunciar a paz nos nossos dias em 1939.
          Lembra-se do ditador Adolfo?
          Também o deixaram desenvolver a sua capacidade de “defesa”.

          • E depois???? Todos os paises devem ter a tal capacidade de defesa, porque nao a CN, o Irão ou outro qualquer???? Os paises ocidentais e mais alguns outros não têm já essa capacidade??? Ou essa capacidade é para ameaçar os outros e nao querem ser ameaçados??? É como diz o outros “ou há moralidade ou comem todos”. E torno a repetir, se o saddam tivesse a capacacidade que tem a CN, ainda estaria vivo e no comando do iraque, como nao tinha foi assassinado, o iraque foi invadido, ocupado e destruido, assim como a libia, e alguns destes paises ficou melhor depois da intervenção criminosa dos eua??? Nao, pois nao, ficou ainda pior e com as suas centenas de milhar de assassinatos. E por acaso os responsaveis por este genicidio foi preso e julgado??? Nao, pois nao??? Então estamos a falar de bons e maus, e quem são afinal os maus??? A CN??? Nao me parece.

  5. O único país a usar a arma nuclear em guerra foram os EUA, é o único país que tem bases em todas as regiões do globo ao estilo imperialista. Onde se instalam destroem tudo ecossistemas, culturas locais etc. O complexo militar e industrial americano o chamado deep stade é um cancro do qual a humanidade tem de se livrar!

  6. Ponham-se a contar com o ovo no cu da galinha e depois vão ver como é.
    Os canhotos nunca toleraram os americanos, tem sempre as mesmas reações.
    Até começam a salivar só por pensarem que os outros lhe vão arrear.
    Por mais defeitos que tenham, são mais confiáveis que os outros.

    • O problema de ser mais confiaveis conforme voce diz é uma treta. E por serem mais confiaveis é que sao mais perigosos e cometem actos criminosos e terroristas uns atras dos outros, nem vale a pena enumera-los, nao é???

  7. Este sentimento anti-americano até mete nojo.
    Vão para a Coreia do norte ou para o “estado islâmico” que eles precisão lá de muitos como vocês.

    • Sr. Daniel, o principal responsavel pelo sentimento anti-americano, bem como da radicalizacao dos muculmanos, e o Governo dos EUA. Investigue por si, procure e informe-se. Posso dar o exemplo de, pelo menos, 4 guerras iniciados pelos EUA sem qualquer provocacao.
      Bem haja.

      PS: as minhas desculpas pelos erros ortograficos mas escrevo em portatil que nao me pertence e nao tem teclado portugues.

      • “Pois, eu cigano também fiquei radicalizado depois da Policia atacar, anda um cigano a fazer pela vida, nunca me meti com Eles e estão sempre a atacar. Também quero uma metralhadora e uns lança granadas, se a Policia tem e já mataram muitas pessoas e ciganos, vão ter que pensar dezenas de vezes antes de me atacarem, nem me deixam desfrutar das nossas filhinhas que andamos 10 anos a criar, nunca me meti com as filhas deles é injusto tenho os meus DIREITOS.”

    • Apoiado.
      Acho graça aqueles que apoiam estes regimes atrozes, mas do conforto da sua casa num país de economia capitalista, com direito à liberdade que os outros proíbem.

      • E que é que apoia o regime da Coreia do Norte?
        Nunca vi ninguém!…
        Uma coisa é criticar a politica externa/imperialista/belicista dos EUA; outra ser anti-americano (são coisas bem diferentes, até porque não faltam americanos contra essa politica americana) e outra ainda é apoiar regimes ditatoriais, com loucos a manipular toda uma população (que não faz ideia do que se passa no mundo)!
        O norte coreanos são tão (ou mais!) vitimas do que qualquer outro povo e os principais responsáveis por manter o regime é China e Rússia (entre outros, já que o por exemplo, ditatorzeco com cara de cu da CN andou a estudar na Suíça, etc, etc)…

        • Quem apoia?
          Os mesmo que não aceitam censurar esse país no parlamento.
          Os mesmos que recebem e festejam com delegações da Coreia do Norte na festa do Avante.
          Em Portugal esse nome é Partido Comunista Português.
          Neste caso (e noutros) silêncio é cumplicidade!

          • Eu estava a referir-me às pessoas em geral (e aos “comentadores” aqui no ZAP em particular), não à posição oficial de um partido!…
            Quem leva essas posições do PCP a sério é tão bom como eles (é que nem eles devem levar isso a sério)!!

    • Entao ainda melhor, os eua devem pensar, nao duas vezes, mas dezenas de vezes antes de atacarem quem quer que seja. Diz que os eua têm que ter capacidade de defesa, e acho muito bem que a tenham, nao podem é querer que outros nao a tenham. Temos que.nos lembrar do iraque, nao tinham essa capacidade e toma lá morangos, perdao, tomahawks.

      • “Pois, eu cigano também quero uma metralhadora e uns lança granadas, a Policia tem capacidade de defesa e também já mataram muitas pessoas e ciganos, vão ter que pensar dezenas de vezes antes de me atacarem, não quero ficar só com morangos, também tenho os meus DIREITOS.”

    • É a sua opiniao e deve ser respeitada, mas eu nao concordo, porque se cada vez mais existe um sentimento anti americano é porque os eus fizeram por isso. Qualquet pessos com dois dedos de testa nao pode aceitar nem comprrender que a maior potencia militar possa cometer actos terroristas como no iraque, na libia e na siria e nada lhes aconteca, sao situacoes cpmo estas que geram o tal sentimento, e eu compartilho inteiramente. Ah, é verdade, nao é preciso ser canhoto ou comuna para se ter este sentimento, basta ser intelectualmente honesto.

      • Se isso é “ser intelectualmente honesto”, até assusta. Ainda bem que o meu Pai sempre me disse para ser sempre Honesto e nunca me disse para ser intelectual.

      • Só para ficar a saber, duas perguntas:
        Quantos milhões de pessoas mataram o George W.Bush, e o Estaline?
        Quantos hospitais na Síria foram destruídos pela aviação americana, e pela aviação russa?

  8. Não sei nem quero saber ar armas que a Coreia do Norte tem. Uma coisa é certa: Quando as coisas aquecerem a sério, a Coreia do Norte não vai ter sequer tempo para utilizar o seu famoso material bélico. Poderá ser a III guerra mundial, mas que há muito precisam de uma lição, ai disso não tenho dúvidas. Vão lá ameaçar a grande Puta que os pariu. Passam fome como ratos para fabricar armamento e depois os Americanos é que são os maus. Aquele filho da Puta daquele obeso Norte Coreano, há muito tempo que devia ter sido degolado

  9. Mentiras e mais mentiras…de onde saíram esses números da cabeça do Raul castro?
    Eles podem no máximo destruir uma cidade americana e depois disso Trump os faria em pó

  10. Ui ui…
    Que grande teoria de conspiração…
    Alguém encomendou esse “estudo” …
    Já aconteceram tempestades naturais eletromagnéticas mais poderosas e embora tenham provocado muitos estragos eram de longe mais potentes que qualquer teste nuclear realizado (sim já realizaram testes desse gênero)

    É muito grave … Alguém anda a preparar justificações para começar uma guerra … Parece outra vez à história que o Sadam tinha bombas nucleares ….

  11. Essas bombas EMP já existem há muito tempo mas não provocam a morte “apenas” destroem tudo o que tenha a ver com electricidade ou electrónica e o seu raio de alcance é limitado.Mas com o andar da carruagem já deverão de existir equipamentos mais potentes mas teriam de ser aos milhões para surtir efeito num país tão grande com os E.Unidos.
    Este tipo de bomba é de fácil fabricação e muito temido pois nos faria recuar 1 século. Hospitais,fábricas,governos,habitações,todos os veículos, electrodomésticos ,etc. ficariam sem uso voltaríamos ao século XIX

  12. A Coreia do Norte desaparecia do mapa de vez. E para os anormais que andam armados em comediantes com as armas de destruição…o vosso querido líder afirma que as tem, e todas as semanas vem com provocações novas.

  13. Notícia falsa a Coreia do Norte tem armas nucleares nas até conseguir colocá-las em mísseis balísticos vai uma grande distância, uma EMP não mataria 90% da população americana, onde foram buscar isso?!

    • Caro senhor,
      Presumimos do seu comentário falso que esteja a comentar apenas o título sem ter lido a notícia, ou que a sua pergunta é apenas retórica, uma vez que como é óbvio “fomos buscar isso” ao relatório apresentado ao Congresso dos Estados Unidos, cujo texto pode consultar no pdf cujo link é indicado no início da notícia, e ao vídeo que contém na íntegra as declarações dos relatores perante o Congresso, a que pode assistir também na notícia.

  14. Ca para mim se eles ,,a Coriea tivesse esse poder todo ,ja o tinham utilizado ,, quem e que nao quer ver um ,,inimigo ,,aniquilado? um imperio ,,imposto a forsa e,,como se diz ,,cao que ladra ,,nao morde ,,piores sao aqules que ,,mordem mesmo e ,,sem ladrar

RESPONDER

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …

Nova espécie de planta fóssil descoberta em Gondomar

Annularia noronhai foi encontrada no meio da cidade de Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época. Uma nova espécie de planta já …