Um século depois, o apito do “herói do Titanic” é exibido pela primeira vez (e vai a leilão)

Henry Aldridge & Son

Em abril de 1912, o RMS Titanic afundou no Oceano Atlântico com mais de 1.500 passageiros a bordo. Uma coleção inestimável de objetos pertencentes a um oficial heróico que sobreviveu ao naufrágio vai agora a leilão.

De acordo com a Fox News, os objetos pertenciam a Harold Lowe. Conhecido como um dos heróis do trágico incidente, Lowe não só serviu como o denunciante do desastre marítimo, como também comandou o 14.º barco salva-vidas e resgatou sobreviventes das águas geladas.

Depois de levar os passageiros no seu barco salva-vidas e deixá-los em segurança, Lowe foi o único oficial a voltar aos destroços para tirar mais sobreviventes da água.



Lowe, nascido no norte do País de Gales, tinha 29 anos na época e permaneceu um marinheiro após o incidente. Morreu em 1944 aos 61 anos. Esta será a primeira vez que um dos seus objetos é leiloado.

“Harold Lowe foi, sem dúvida, um dos heróis do desastre do Titanic“, disse o leiloeiro Andrew Aldridge, da casa de leilões britânica Henry Aldridge & Son.

Henry Aldridge & Son

Nenhum outro oficial se atreveu a voltar para os destroços, uma vez que temiam que os sobreviventes desesperados e congelantes dominassem os barcos. A bravura única de Lowe é comemorada desde então, impregnando mesmo no seu apito um profundo significado.

O apito, com a gravação “Tenente H.G. Lowe RNR” (Reserva Naval Real), é listado com uma estimativa de pré-venda de 2.526 a 3.788 dólares. A vasta lista de objetos do leilão também inclui uma fotografia assinada dos oficiais do Titanic a bordo do navio de resgate Carpathia, os 13 oficiais que sobreviveram ao desastre, e um telescópio.

A imagem é assinada pelos 13 homens e pelo capitão dos Carpathia, Arthur Rostron. Atualmente, tem uma estimativa de pré-venda de 7.578 a 12.628 dólares – um aumento notável se comparado com o preço do apito de Lowe.

O arquivo também inclui um telescópio dado a Lowe por uma das sobreviventes, que foi inscrito com “Para Harold G. Lowe … O verdadeiro herói do Titanic”. Foi entregue a Lowe por uma mulher que Lowe resgatou do mar naquela noite.

Além disso, uma aguarela que Lowe pintou do Titanic e o seu certificado de competência como mestre do navio devem obter somas substanciais.

“Estes objetos nunca foram vistos nem leiloados antes”, disse Aldridge. “Harold é venerado pela comunidade do Titanic como o oficial que voltou [aos destroços]”.

No total, o arquivo de objetos deverá render cerca de 75 mil dólares quando o leilão terminar em 20 de junho.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1.500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O RMS Titanic está submerso há mais de 100 anos, a cerca de 600 quilómetros da costa de Newfoundland, no Canadá.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …