Um século depois, o apito do “herói do Titanic” é exibido pela primeira vez (e vai a leilão)

Henry Aldridge & Son

Em abril de 1912, o RMS Titanic afundou no Oceano Atlântico com mais de 1.500 passageiros a bordo. Uma coleção inestimável de objetos pertencentes a um oficial heróico que sobreviveu ao naufrágio vai agora a leilão.

De acordo com a Fox News, os objetos pertenciam a Harold Lowe. Conhecido como um dos heróis do trágico incidente, Lowe não só serviu como o denunciante do desastre marítimo, como também comandou o 14.º barco salva-vidas e resgatou sobreviventes das águas geladas.

Depois de levar os passageiros no seu barco salva-vidas e deixá-los em segurança, Lowe foi o único oficial a voltar aos destroços para tirar mais sobreviventes da água.

Lowe, nascido no norte do País de Gales, tinha 29 anos na época e permaneceu um marinheiro após o incidente. Morreu em 1944 aos 61 anos. Esta será a primeira vez que um dos seus objetos é leiloado.

“Harold Lowe foi, sem dúvida, um dos heróis do desastre do Titanic“, disse o leiloeiro Andrew Aldridge, da casa de leilões britânica Henry Aldridge & Son.

Henry Aldridge & Son

Nenhum outro oficial se atreveu a voltar para os destroços, uma vez que temiam que os sobreviventes desesperados e congelantes dominassem os barcos. A bravura única de Lowe é comemorada desde então, impregnando mesmo no seu apito um profundo significado.

O apito, com a gravação “Tenente H.G. Lowe RNR” (Reserva Naval Real), é listado com uma estimativa de pré-venda de 2.526 a 3.788 dólares. A vasta lista de objetos do leilão também inclui uma fotografia assinada dos oficiais do Titanic a bordo do navio de resgate Carpathia, os 13 oficiais que sobreviveram ao desastre, e um telescópio.

A imagem é assinada pelos 13 homens e pelo capitão dos Carpathia, Arthur Rostron. Atualmente, tem uma estimativa de pré-venda de 7.578 a 12.628 dólares – um aumento notável se comparado com o preço do apito de Lowe.

O arquivo também inclui um telescópio dado a Lowe por uma das sobreviventes, que foi inscrito com “Para Harold G. Lowe … O verdadeiro herói do Titanic”. Foi entregue a Lowe por uma mulher que Lowe resgatou do mar naquela noite.

Além disso, uma aguarela que Lowe pintou do Titanic e o seu certificado de competência como mestre do navio devem obter somas substanciais.

“Estes objetos nunca foram vistos nem leiloados antes”, disse Aldridge. “Harold é venerado pela comunidade do Titanic como o oficial que voltou [aos destroços]”.

No total, o arquivo de objetos deverá render cerca de 75 mil dólares quando o leilão terminar em 20 de junho.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1.500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O RMS Titanic está submerso há mais de 100 anos, a cerca de 600 quilómetros da costa de Newfoundland, no Canadá.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …