Um monstruoso ekranoplan ficou preso no Mar Cáspio. E o destino que tinha não existia

Um ekranoplan da classe Lun, da era soviética – também conhecido como MD-160 – está encalhado no Mar Cáspio e está a entrar em contacto com a água. É possível que o ekranoplan possa ser destruído pela Mãe Natureza, antes que possa ser restaurado e colocado em exibição num museu.

Enquanto um avião comum tem contacto com o solo apenas durante a descolagem e a aterragem, um ekranoplan tem capacidade para explorar o “efeito solo” durante todo o período em que está a operar. É por isso que o MD-160, e outros tipos de ekranoplan também operam sobre a água.

Voar algumas dezenas de metros acima do solo dificilmente funciona. Isso iria causar estragos em postes de telefone e fios elétricos. No entanto, os ekranoplans são veículos únicos, distintos de aeronaves, hidroaviões, ou helicópteros. O ekranoplan foi um conceito inovador criado pelo engenheiro soviético Rostislav Alexeyev.

Originalmente, o Lun carregava oito turbinas NK-87 – com seis tubos de mísseis na parte traseira, e uma envergadura de 44 metros. Serviu a Marinha russa desde a década de 80 até ao final da década de 90, antes de ser estacionado em Kaspiysk até 2020.

A 31 de julho, o veículo foi rebocado para ser levado para Derbent, no Daguestão, onde seria exibido num futuro parque temático. Só que os planos não se chegaram a concretizar. De acordo com um post do Twitter, o Lun acabou por chegar ao local antes de se perceber que não havia lugar para colocar a aeronave .

Segundo o Extreme Tech, agora, a embarcação está supostamente parada nas ondas. Os moradores da região estão a fazer várias tentativas, que têm sido mal-sucedidas, de transportá-lo para a costa.

Em 1967, a descoberta do ekranoplan da Rússia causou desconforto nos Estados Unidos. Quando as fotos do satélite espião americano mostraram uma aeronave monstruosa com asas minúsculas a fazer testes, a CIA apelidou o ekranoplan de “Monstro Kaspiano” sem saber o que realmente era.

Uma das razões pelas quais a CIA começou a trabalhar em tecnologia de vigilância de drones não tripulados, através do Projeto Aquiline, deveu-se à suposta ameaça representada por naves como o Lun.

O objetivo da pesquisa soviética era criar uma embarcação que pudesse deslocar-se quase tão rapidamente como um avião, permanecendo abaixo da altitude mínima para deteção de radar. Embora os ekranoplans mais pequenos tenham sido construídos para diferentes utilidades, não há outros “monstros” do tamanho do MD-160.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …