Um monstruoso ekranoplan ficou preso no Mar Cáspio. E o destino que tinha não existia

Um ekranoplan da classe Lun, da era soviética – também conhecido como MD-160 – está encalhado no Mar Cáspio e está a entrar em contacto com a água. É possível que o ekranoplan possa ser destruído pela Mãe Natureza, antes que possa ser restaurado e colocado em exibição num museu.

Enquanto um avião comum tem contacto com o solo apenas durante a descolagem e a aterragem, um ekranoplan tem capacidade para explorar o “efeito solo” durante todo o período em que está a operar. É por isso que o MD-160, e outros tipos de ekranoplan também operam sobre a água.

Voar algumas dezenas de metros acima do solo dificilmente funciona. Isso iria causar estragos em postes de telefone e fios elétricos. No entanto, os ekranoplans são veículos únicos, distintos de aeronaves, hidroaviões, ou helicópteros. O ekranoplan foi um conceito inovador criado pelo engenheiro soviético Rostislav Alexeyev.

Originalmente, o Lun carregava oito turbinas NK-87 – com seis tubos de mísseis na parte traseira, e uma envergadura de 44 metros. Serviu a Marinha russa desde a década de 80 até ao final da década de 90, antes de ser estacionado em Kaspiysk até 2020.

A 31 de julho, o veículo foi rebocado para ser levado para Derbent, no Daguestão, onde seria exibido num futuro parque temático. Só que os planos não se chegaram a concretizar. De acordo com um post do Twitter, o Lun acabou por chegar ao local antes de se perceber que não havia lugar para colocar a aeronave .

Segundo o Extreme Tech, agora, a embarcação está supostamente parada nas ondas. Os moradores da região estão a fazer várias tentativas, que têm sido mal-sucedidas, de transportá-lo para a costa.

Em 1967, a descoberta do ekranoplan da Rússia causou desconforto nos Estados Unidos. Quando as fotos do satélite espião americano mostraram uma aeronave monstruosa com asas minúsculas a fazer testes, a CIA apelidou o ekranoplan de “Monstro Kaspiano” sem saber o que realmente era.

Uma das razões pelas quais a CIA começou a trabalhar em tecnologia de vigilância de drones não tripulados, através do Projeto Aquiline, deveu-se à suposta ameaça representada por naves como o Lun.

O objetivo da pesquisa soviética era criar uma embarcação que pudesse deslocar-se quase tão rapidamente como um avião, permanecendo abaixo da altitude mínima para deteção de radar. Embora os ekranoplans mais pequenos tenham sido construídos para diferentes utilidades, não há outros “monstros” do tamanho do MD-160.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …