/

Um monstruoso ekranoplan ficou preso no Mar Cáspio. E o destino que tinha não existia

Um ekranoplan da classe Lun, da era soviética – também conhecido como MD-160 – está encalhado no Mar Cáspio e está a entrar em contacto com a água. É possível que o ekranoplan possa ser destruído pela Mãe Natureza, antes que possa ser restaurado e colocado em exibição num museu.

Enquanto um avião comum tem contacto com o solo apenas durante a descolagem e a aterragem, um ekranoplan tem capacidade para explorar o “efeito solo” durante todo o período em que está a operar. É por isso que o MD-160, e outros tipos de ekranoplan também operam sobre a água.

Voar algumas dezenas de metros acima do solo dificilmente funciona. Isso iria causar estragos em postes de telefone e fios elétricos. No entanto, os ekranoplans são veículos únicos, distintos de aeronaves, hidroaviões, ou helicópteros. O ekranoplan foi um conceito inovador criado pelo engenheiro soviético Rostislav Alexeyev.

Originalmente, o Lun carregava oito turbinas NK-87 – com seis tubos de mísseis na parte traseira, e uma envergadura de 44 metros. Serviu a Marinha russa desde a década de 80 até ao final da década de 90, antes de ser estacionado em Kaspiysk até 2020.

A 31 de julho, o veículo foi rebocado para ser levado para Derbent, no Daguestão, onde seria exibido num futuro parque temático. Só que os planos não se chegaram a concretizar. De acordo com um post do Twitter, o Lun acabou por chegar ao local antes de se perceber que não havia lugar para colocar a aeronave .

Segundo o Extreme Tech, agora, a embarcação está supostamente parada nas ondas. Os moradores da região estão a fazer várias tentativas, que têm sido mal-sucedidas, de transportá-lo para a costa.

Em 1967, a descoberta do ekranoplan da Rússia causou desconforto nos Estados Unidos. Quando as fotos do satélite espião americano mostraram uma aeronave monstruosa com asas minúsculas a fazer testes, a CIA apelidou o ekranoplan de “Monstro Kaspiano” sem saber o que realmente era.

Uma das razões pelas quais a CIA começou a trabalhar em tecnologia de vigilância de drones não tripulados, através do Projeto Aquiline, deveu-se à suposta ameaça representada por naves como o Lun.

O objetivo da pesquisa soviética era criar uma embarcação que pudesse deslocar-se quase tão rapidamente como um avião, permanecendo abaixo da altitude mínima para deteção de radar. Embora os ekranoplans mais pequenos tenham sido construídos para diferentes utilidades, não há outros “monstros” do tamanho do MD-160.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.