//

Um milhão e meio de pessoas nas ruas de Paris

Numa mobilização histórica e sem precedentes em França, uma verdadeira maré humana participa este domingo, em Paris, na manifestação de homenagens às vítimas dos atentados desta semana e pela liberdade de expressão.

A marcha silenciosa de solidariedade para com as vítimas de atentados juntou um milhão e meio de pessoas, estima a organização, número só comparável com as celebrações da vitória da França sobre o Brasil no Mundial de Futebol de 1998.

A marcha, que partiu cerca das 14:25 da Praça da República, percorreu diversas artérias da capital francesa, até terminar na Praça da Nação. Palavra de ordem: Je Suis Charlie.

Diversos líderes europeus e mundiais marcharam de braço dado com o presidente François Hollande. Além do ex-presidente francês, Nicolás Sarkozy, 44 chefes de Estado e de governo marcaram presença na manifestação, entre os quais a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Portugal esteve representado na manifestação pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

A verdadeira maré humana que acorreu à marcha e a presença de um grande número de personalidades políticas exigiu um excepcional sistema de segurança.

O ministério do Interior francês destacou mais de cinco mil polícias e militares para as ruas de Paris, dos quais mais de 2 mil para a segurança das personalidades presentes.

Na passada quarta-feira, ocorreram três incidentes violentos na capital francesa, incluindo um sequestro num super-mercado judaico. Ao todo, morreram 20 pessoas, incluindo os três autores dos atentados, que tiveram início com o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.