Um milhão e meio de pessoas nas ruas de Paris

Numa mobilização histórica e sem precedentes em França, uma verdadeira maré humana participa este domingo, em Paris, na manifestação de homenagens às vítimas dos atentados desta semana e pela liberdade de expressão.

A marcha silenciosa de solidariedade para com as vítimas de atentados juntou um milhão e meio de pessoas, estima a organização, número só comparável com as celebrações da vitória da França sobre o Brasil no Mundial de Futebol de 1998.

A marcha, que partiu cerca das 14:25 da Praça da República, percorreu diversas artérias da capital francesa, até terminar na Praça da Nação. Palavra de ordem: Je Suis Charlie.

Diversos líderes europeus e mundiais marcharam de braço dado com o presidente François Hollande. Além do ex-presidente francês, Nicolás Sarkozy, 44 chefes de Estado e de governo marcaram presença na manifestação, entre os quais a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Portugal esteve representado na manifestação pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

A verdadeira maré humana que acorreu à marcha e a presença de um grande número de personalidades políticas exigiu um excepcional sistema de segurança.

O ministério do Interior francês destacou mais de cinco mil polícias e militares para as ruas de Paris, dos quais mais de 2 mil para a segurança das personalidades presentes.

Na passada quarta-feira, ocorreram três incidentes violentos na capital francesa, incluindo um sequestro num super-mercado judaico. Ao todo, morreram 20 pessoas, incluindo os três autores dos atentados, que tiveram início com o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …