Um em cada cinco ingleses já teve covid-19, sugere novo modelo científico

Uma em cada cinco ingleses pode já ter contraído SARS-CoV-2, um número que equivale a 12,4 milhões de pessoas, segundo um novo modelo científico.

A Edge Health, que ajuda o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido a interpretar os dados, sugere que uma em cada cinco pessoas em Inglaterra já tenha sido infetada pelo SARS-CoV-2.

Os resultados do novo modelo científico foram avançados pelo The Guardian este domingo, que escreve que o número de infetados é cinco vezes maior do que os casos identificados pelas autoridades.

Segundo os cálculos, a 3 de janeiro, 12,4 milhões de pessoas em Inglaterra (22% da população) podem já ter estado infetadas pelo SARS-CoV-2, sendo que, em algumas regiões, a disparidade pode ser ainda maior. O programa de teste e rastreamento do Governo britânico detetou 2,4 milhões de casos na mesma data.

Os cientistas compararam o número de mortes e a taxa estimada de letalidade da covid-19. O modelo leva também em consideração um intervalo de três semanas entre a notificação dos casos e as letalidades atribuídas à doença.

A Edge Health estima que mais de 10% dos residentes em 138 das 149 autoridades locais com um nível de risco máximo em Inglaterra contraíram a doença.

Em Barking e Dagenham, Newham, Thurrock, Redbridge, Havering e Tower Hamlets, duas em cada cinco pessoas foram infetadas. Nas duas primeiras regiões, estima-se que 54,2% e 49% das populações, respetivamente, tenham estado infetadas.

Entre as 10 regiões mais atingidas estão quatro que foram as que mais dificuldades enfrentaram na segunda vaga: Liverpool com 38,8% de infetados, Manchester com 38,6%, Rochdale com 38% e Salford com 37,8%.

As estimativas estão de acordo com o conhecimento amplamente aceite de que o número real de infeções é provavelmente muito maior do que o número de casos registados, devido aos assintomáticos e à fiabilidade dos testes.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …