Um dos voluntários do ensaio clínico da Bial já teve alta hospitalar

Um dos cinco voluntários do ensaio clínico que ainda se encontravam hospitalizados recebeu alta hospitalar e já regressou a casa.

Já teve alta um dos cinco voluntários que ainda se encontravam hospitalizados na sequência do ensaio clínico com um medicamento da Bial que provocou uma morte, adianta a TSF., citando um comunicado da BIAL.

A farmacêutica portuguesa revelou ainda que outros dois “já foram transferidos para hospitais das suas áreas de residência”, continuando os restantes no hospital de Rennes.

No início da semana, já se avançava que estes voluntários se encontravam em “estado estável”.

A semana passada, seis voluntários com idades entre os 28 e os 49 anos foram hospitalizados na cidade francesa de Rennes, depois de terem participado num teste de medicamentos analgésicos conduzido por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa Bial.

Um destes voluntários esteve vários dias em morte cerebral, tendo falecido no domingo passado.

O ensaio clínico, que se encontrava na primeira fase, testava um novo medicamento destinado a tratar perturbações de humor como a ansiedade.

Os seis homens internados faziam parte do grupo que alegadamente recebeu a dose mais elevada da molécula produzida pela Bial, que estava a ser testada no laboratório Biotrial.

Estes grupos de voluntários são frequentemente constituídos por estudantes universitários, ou jovens entre os 22 e 30 anos, que se submetem aos ensaios a troco de uma remuneração que ajude a custear os estudos.

Segundo o Infarmed, há 361 ensaios clínicos autorizados em Portugal, envolvendo 11.943 participantes , dos quais quase 300 têm menos de 18 anos.

14 destes ensaios estão na fase I, a mesma dos testes que decorriam em França.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.