Morreu um dos voluntários de teste clínico da Bial em França

Um dos voluntários que participou num teste clínico da farmacêutica portuguesa Bial na França morreu este domingo.

“O paciente que se encontrava em estado morte cerebral morreu ao meio-dia”, disse o hospital de Rennes em comunicado.

O estado de saúde dos outros cinco voluntários internados após o teste clínico permanece estável.

Na sexta-feira, o director de neurologia do hospital de Rennes tinha dito que três dos pacientes estavam com problemas neurológicos, que podiam ser irreversíveis.

Na semana passada, seis voluntários com idades entre os 28 e os 49 anos foram hospitalizados na cidade francesa de Rennes, depois de terem participado num teste de medicamentos analgésicos conduzido por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa Bial.

O ensaio clínico, que se encontrava na primeira fase, testava um novo medicamento destinado a tratar perturbações de humor como a ansiedade.

No ensaio participaram 108 voluntários, 90 dos quais receberam a droga. Os restantes tomaram placebos – substâncias sem efeito que simulam medicamentos.

Os seis homens internados faziam parte do grupo que recebeu a dose mais elevada.

Após o incidente, o pior do tipo registado em França, a Bial garantiu que estava a acompanhar de perto todos os pacientes.

A empresa informou que estavam a ser realizados testes deste composto experimental em humanos desde junho de 2015.

Segundo a farmacêutica, o teste foi aprovado pelas autoridades francesas, bem como pela comissão de ética na França, e está de acordo com a legislação que regula as experiências clínicas.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …

O café está sob ameaça das alterações climáticas — mas uma espécie selvagem pode salvá-lo

As plantações de café a nível mundial estão sob ameaça das alterações climáticas. Uma espécie selvagem redescoberta por cientistas pode salvar a bebida favorita de milhões. O mundo adora café. Mais precisamente, adora café arábica. Do …