Um dos observadores da OSCE detidos na Ucrânia foi libertado

euronews / YouTube

A barricada dos rebeldes pró-russos em Slaviansk, Ucrânia

A barricada dos rebeldes pró-russos em Slaviansk, Ucrânia

Um dos observadores da OSCE, detido por pró-russos em Slaviansk, na Ucrânia, foi libertado este domingo e as negociações para a libertação dos seus outros companheiros prossegue, indicou à agência francesa AFP um porta-voz dos separatistas.

O homem deixou o local de detenção acompanhado pelos dois negociadores da Organização para Segurança e Cooperação da Europa (OSCE), constatou um jornalista da AFP.

De acordo com o porta-voz, trata-se do observador sueco, que sofre de diabetes ligeira. “Ele foi libertado. Em relação aos outros, as negociações continuam”, acrescentou.

Doze homens, dos quais oito estrangeiros e quatro ucranianos, foram detidos na sexta-feira pelos separatistas pró-russos.

Ontem, pela manhã, os separatistas qualificaram os observadores da OSCE como “prisioneiros de guerra”, exigindo a troca destes por pessoas presas pelas autoridades ucranianas.

Posteriormente, voltaram atrás e disseram que os observadores eram “convidados” e que estavam na sede da câmara de Slaviansk e foram apresentados à imprensa.

Uma delegação da OSCE encontra-se no leste da Ucrânia para negociar a libertação dos observadores militares retidos pelos separatistas pró-russos na cidade de Slaviansk, confirmou, em Viena, a organização.

Cerca de 140 observadores da OSCE encontram-se desde finais de março na Ucrânia, numa missão especial, aprovada por consenso entre os 57 países da organização, ou seja, também pela Rússia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.