Um dos artefactos mais importantes da história da exploração espacial pode ser seu

Flickr

O famoso Golden Record

Uma cópia original dos famosos Discos de Ouro da Voyager, artefactos que representam uma tentativa simbólica de comunicação interstelar e um marco importante na exploração espacial humana, será leiloada no Reino Unido.

Há quase meio século, a NASA enviava “Os Sons da Terra” para o vasto Universo, na esperança de que alguma forma de vida o agarrasse e nos conhecesse um pouco melhor. Foi um evento histórico que será revivido este mês na casa de leilões britânica, Sotheby’s, onde uma cópia original da primeira mensagem interestelar humana destinada a extraterrestres será leiloada, avança o Interesting Engineering.

Antes de ser transportado pelas sondas Voyager 1 e 2 da NASA, ambas lançadas na década de 1970, o disco de cobre com 12 polegadas, banhado a ouro, foi criado como uma espécie de cápsula do tempo, destinada a potenciais civilizações extraterrestres que possam encontrar essas sondas no distante futuro. Consiste na primeira mensagem interestelar enviada pela humanidade para o Universo.

Compilado ao longo de seis meses, o disco dourado encapsula a diversidade da vida e da cultura na Terra através de 115 imagens e saudações em 55 línguas. Nele está também gravado um espetro de sons naturais que inclui trovões, vento, sons de florestas tropicais, cantos de pássaros, chamadas de baleias e outros ruídos emitidos por animais.

Até as primeiras palavras de uma mãe, dirigidas ao seu recém-nascido, e as ondas cerebrais e batimentos cardíacos de uma mulher recentemente apaixonada estão presentes no disco, que procura expor uma reflexão da experiência humana.

A música também representa uma boa parte do conteúdo alojado no disco. Uma variedade diversificada de seleções musicais de várias culturas e épocas, incluindo obras de Bach, Beethoven, Mozart, Stravinsky, Louis Armstrong, entre outros, marcam presença.

O item que será leiloado é a cópia pessoal do astrónomo Carl Sagan, responsável pela escolha de conteúdos do disco. Das oito cópias existentes do “Golden Record”, duas estão a bordo das sondas Voyager, agora reconhecidas como os objetos fabricados pelo homem mais distantes da Terra.

Espera-se que, no leilão histórico, o disco de Sagan alcance um valor compreendido entre 400 e 600 mil dólares (359 e 539 mil euros).

Cada Disco de Ouro está alojado dentro de alumínio, com instruções em linguagem simbólica que detalham a origem da nave espacial Voyager e o procedimento de reprodução do disco.

Não são simples discos — são objetos que podem representar as únicas coisas a sobreviver muito depois de tudo o que conhecemos ter desaparecido.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.