//

Tem mais um dia para validar faturas para o IRS

liquene / Flickr

As Finanças alargaram o prazo por mais um dia para que os contribuintes validem as faturas para o IRS. Isto acontece após os utilizadores terem verificado dificuldades ao entrar no portal esta terça-feira.

A Autoridade Tributária alargou o prazo até esta quarta-feira para que os contribuintes possam validar as faturas para o IRS, no Portal das Finanças. Em causa estão “constrangimentos temporários no acesso ao e-fatura para confirmação de faturas, entre as 18h00 e as 24h00 do dia 25 de fevereiro de 2020, que podem ter condicionado alguns contribuintes na validação das suas faturas”.

Assim sendo, os contribuintes que não conseguiram validar as suas faturas até terça-feira, têm ainda o dia de hoje para o fazer: “A AT informa que aquele sistema continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020 para esse efeito”.

“Durante o dia 25 de fevereiro de 2020 foram validadas mais de 33 milhões de faturas e, especificamente no intervalo horário em que se verificaram aqueles constrangimentos, os contribuintes validaram ainda assim mais de 2,2 milhões de fatura por hora“, lê-se na nota divulgada pela Autoridade Tributária.

Este alargamento do prazo não é inédito. Já em 2018, as Finanças deram mais um dia para efetuar a validação das faturas e entregarem a declaração periódica de IVA, após vários utilizadores terem verificado dificuldades em aceder à plataforma durante a noite do último dia.

Segundo o jornal Expresso, a validação das faturas é importante para que o Fisco possa fazer o pré-preenchimento automático das declarações de IRS.

Até 15 de março, as Finanças vão completar a informação com outros dados que chegam mais tarde e, posteriormente, é aconselhado que os contribuintes voltem a verificar a informação. Caso encontrem erros, deverão comunicá-los até 31 de março.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.