Um corredor de voo de alta altitude foi aberto entre a misteriosa área 51 e o Pacífico (e não se sabe porquê)

No final da semana passada, um curioso alerta apareceu na base de dados dos Avisos para o Aviador da Administração Federal de Aviação (NOTAMs) dos Estados Unidos.

Os NOTAMs, entre outras coisas, alertam os aviadores para fragmentos do espaço aéreo que estão temporariamente fora dos limites. No final da semana passada, os detalhes apontavam para idas ou vindas de uma aeronave a voar em alta altitude entre a Área 51, também conhecida como Lago Groom, ou o Aeroporto de Testes de Tonopah, duas das instalações de teste de voo mais bem guardadas dos Estados Unidos, e o Oceano Pacífico.

De acordo com o The War Zone, o NOTAM, que foi apontado pela primeira vez por utilizadores do Dreamlandresort, foi lançado em 12 de março, mas esteve ativo apenas entre as 17h45 e 20h15, horário local do dia seguinte.

O aviso delineou um percurso de 20 milhas náuticas de largura e 426 milhas de comprimento a uma altitude entre o Nível de Voo 450 e o Nível de Voo 600, ou 45 mil a 60 mil pés (13.716 e 18.288 quilómetros).

A rota consiste num trecho de 104 milhas náuticas entre o Oceano Pacífico e as águas a sudoeste de São Francisco. A etapa seguinte passa a 86 quilómetros a sul para uma área a oeste de Monterey, na Califórnia, antes de virar para o interior numa rota relativamente pouco povoada através da Califórnia e no oeste de Nevada.

A trajetória de voo termina na borda de uma parcela de espaço aéreo militar restrito em Nevada, conhecido como R-4807A, que faz parte do extenso campo de teste e treino de Nevada da Força Aérea dos Estados Unidos.

A norte do R-4807A está o R-4809, onde se encontra o Tonopah Test Range (TTR) e o seu aeroporto associado. A sul está o R-4808N, dentro do qual está o R-4808A, também conhecido como “The Box”.

Esse é o espaço aéreo altamente restrito em torno da Área 51.

A restrição foi chamada de ALTRV estacionário, que significa Altitude Reservation Approval Request, que parece ter fornecido um corredor entre o Nevada Test and Training Range (NTTR) e o oceano Pacífico para uma aeronave a voar em alta altitude.

Esta aeronave não teria de comunicar durante o voo através do ALTRV. “Há muitos operadores que nunca falam no rádio, apenas ligam para o telefone para ativar o espaço aéreo e ligam quando terminam. O espaço aéreo está protegido. A aeronave não precisa de falar ou gritar enquanto está no ar”, explicou uma fonte familiarizada com os procedimentos padrão de controle de tráfego aéreo.

Segundo o portal, a rota é interessante porque é muito semelhante aos delineados em NOTAMs anteriores algumas vezes nos últimos anos, todos a transitar entre o NTTR e áreas ao largo da costa da Califórnia.

Além disso, um observador de aviões já tinha revelado ao The War Zone que o trânsito nas proximidades de Monterey era uma forma de aeronaves secretas se moverem de áreas desertas no oeste para o Pacífico.

Também poderia ser uma forma de retirar uma aeronave clandestina da forma mais eficiente possível e recuperá-la de forma semelhante para missões de longa duração que vão muito além do Pacífico oriental.

Uma aeronave que use o corredor em questão não precisa de ser tripulada. Na verdade, essa rota poderia existir porque é um recurso clandestino não tripulado que precisa de transitar para o mar o mais facilmente possível.

Os observadores de aviões que monitorizam as conversas de rádio em torno do NTTR em busca de dicas sobre movimentos de ou para locais como a Área 51 não ouviram nada que parecesse relevante para o movimento ao longo daquela rota naquele momento nos canais de controlo de tráfego aéreo.

É possível que a missão da aeronave tenha sido apagada, ou pode ser uma característica de tal missão, uma vez que, em situações semelhantes, nenhuma palavra estranha foi ouvida de qualquer tráfego de rádio.

A designada Área 51 é um terreno militar situado em pleno deserto do Nevada, que está envolvida há anos, devido ao secretismo que a rodeia, num halo de mistério que tem motivado numerosas teorias extravagantes. Uma das mais comuns é a de que o Governo norte-americano usa este terreno para esconder provas de vida extraterrestre.

De facto, o Governo norte-americano nunca reconheceu a existência desta instalação militar até agosto de 2013, quando a CIA desclassificou uma série de documentos que confirmavam a existência desta base militar.

Aquela teoria sustenta, entre outros pontos, que foi para ali que se transferiram os restos de uma alegada nave extraterrestre, que se tinha despenhado em Roswell, no Estado do Novo México, em julho de 1947.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se a nave extraterrestre é de 1947… Acho que a existir é de certeza de 1979, e é de Ridley Scott!
    Muitas fantasias têm os estadunidenses!

  2. Deixa os estadunidenses em pás pá Também te metem confusão? Tens tanto de quem dizer mal só que dali pode vir uma bomba ou uma facada. Então atacas quem é pacífico!

  3. Com certeza nessa altitude não será qualquer aeronave comercial ou militar das quais nos conhecemos… Pense e reflita.

  4. Não seria nada lógico ou racional se novas tecnologias militares fossem oferecidas á borla aos nossos inimigos!

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …