Um corredor de voo de alta altitude foi aberto entre a misteriosa área 51 e o Pacífico (e não se sabe porquê)

No final da semana passada, um curioso alerta apareceu na base de dados dos Avisos para o Aviador da Administração Federal de Aviação (NOTAMs) dos Estados Unidos.

Os NOTAMs, entre outras coisas, alertam os aviadores para fragmentos do espaço aéreo que estão temporariamente fora dos limites. No final da semana passada, os detalhes apontavam para idas ou vindas de uma aeronave a voar em alta altitude entre a Área 51, também conhecida como Lago Groom, ou o Aeroporto de Testes de Tonopah, duas das instalações de teste de voo mais bem guardadas dos Estados Unidos, e o Oceano Pacífico.

De acordo com o The War Zone, o NOTAM, que foi apontado pela primeira vez por utilizadores do Dreamlandresort, foi lançado em 12 de março, mas esteve ativo apenas entre as 17h45 e 20h15, horário local do dia seguinte.

O aviso delineou um percurso de 20 milhas náuticas de largura e 426 milhas de comprimento a uma altitude entre o Nível de Voo 450 e o Nível de Voo 600, ou 45 mil a 60 mil pés (13.716 e 18.288 quilómetros).

A rota consiste num trecho de 104 milhas náuticas entre o Oceano Pacífico e as águas a sudoeste de São Francisco. A etapa seguinte passa a 86 quilómetros a sul para uma área a oeste de Monterey, na Califórnia, antes de virar para o interior numa rota relativamente pouco povoada através da Califórnia e no oeste de Nevada.

A trajetória de voo termina na borda de uma parcela de espaço aéreo militar restrito em Nevada, conhecido como R-4807A, que faz parte do extenso campo de teste e treino de Nevada da Força Aérea dos Estados Unidos.

A norte do R-4807A está o R-4809, onde se encontra o Tonopah Test Range (TTR) e o seu aeroporto associado. A sul está o R-4808N, dentro do qual está o R-4808A, também conhecido como “The Box”.

Esse é o espaço aéreo altamente restrito em torno da Área 51.

A restrição foi chamada de ALTRV estacionário, que significa Altitude Reservation Approval Request, que parece ter fornecido um corredor entre o Nevada Test and Training Range (NTTR) e o oceano Pacífico para uma aeronave a voar em alta altitude.

Esta aeronave não teria de comunicar durante o voo através do ALTRV. “Há muitos operadores que nunca falam no rádio, apenas ligam para o telefone para ativar o espaço aéreo e ligam quando terminam. O espaço aéreo está protegido. A aeronave não precisa de falar ou gritar enquanto está no ar”, explicou uma fonte familiarizada com os procedimentos padrão de controle de tráfego aéreo.

Segundo o portal, a rota é interessante porque é muito semelhante aos delineados em NOTAMs anteriores algumas vezes nos últimos anos, todos a transitar entre o NTTR e áreas ao largo da costa da Califórnia.

Além disso, um observador de aviões já tinha revelado ao The War Zone que o trânsito nas proximidades de Monterey era uma forma de aeronaves secretas se moverem de áreas desertas no oeste para o Pacífico.

Também poderia ser uma forma de retirar uma aeronave clandestina da forma mais eficiente possível e recuperá-la de forma semelhante para missões de longa duração que vão muito além do Pacífico oriental.

Uma aeronave que use o corredor em questão não precisa de ser tripulada. Na verdade, essa rota poderia existir porque é um recurso clandestino não tripulado que precisa de transitar para o mar o mais facilmente possível.

Os observadores de aviões que monitorizam as conversas de rádio em torno do NTTR em busca de dicas sobre movimentos de ou para locais como a Área 51 não ouviram nada que parecesse relevante para o movimento ao longo daquela rota naquele momento nos canais de controlo de tráfego aéreo.

É possível que a missão da aeronave tenha sido apagada, ou pode ser uma característica de tal missão, uma vez que, em situações semelhantes, nenhuma palavra estranha foi ouvida de qualquer tráfego de rádio.

A designada Área 51 é um terreno militar situado em pleno deserto do Nevada, que está envolvida há anos, devido ao secretismo que a rodeia, num halo de mistério que tem motivado numerosas teorias extravagantes. Uma das mais comuns é a de que o Governo norte-americano usa este terreno para esconder provas de vida extraterrestre.

De facto, o Governo norte-americano nunca reconheceu a existência desta instalação militar até agosto de 2013, quando a CIA desclassificou uma série de documentos que confirmavam a existência desta base militar.

Aquela teoria sustenta, entre outros pontos, que foi para ali que se transferiram os restos de uma alegada nave extraterrestre, que se tinha despenhado em Roswell, no Estado do Novo México, em julho de 1947.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se a nave extraterrestre é de 1947… Acho que a existir é de certeza de 1979, e é de Ridley Scott!
    Muitas fantasias têm os estadunidenses!

  2. Deixa os estadunidenses em pás pá Também te metem confusão? Tens tanto de quem dizer mal só que dali pode vir uma bomba ou uma facada. Então atacas quem é pacífico!

  3. Com certeza nessa altitude não será qualquer aeronave comercial ou militar das quais nos conhecemos… Pense e reflita.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …