Incidente de Roswell. Diário secreto fornece novas pistas sobre queda de OVNI em 1947

Um diário há muito escondido, pertencente a um oficial de inteligência dos Estados Unidos, reacendeu o debate sobre o Caso Roswell, o infame acidente de um OVNI em Roswell, no Novo México, que ocorreu há mais de 70 anos.

Quando um objeto misterioso chocou contra o deserto perto do Roswell Army Air Field (RAAF) em julho de 1947, o major Jesse Marcel, oficial da inteligência da RAAF, foi enviado para supervisionar a recolha dos destroços.

Um assessor de imprensa da RAAF emitiu uma declaração em 8 de julho a descrever “a queda e a recuperação de ‘um disco voador'”, que muitos interpretaram como evidência de contacto com extraterrestres.

No entanto, no dia seguinte, outro oficial do exército disse aos jornalistas que os oficiais da RAAF tinham recuperado um balão meteorológico – não um disco voador.

Fotografias de jornal mostraram Marcel com pedaços do que parecia ser um balão meteorológico de alta altitude rasgado com um refletor de radar. Mas, nas décadas seguintes, muitos especularam sobre o relatório inicial dos militares sobre o “disco voador”, perguntando-se se os destroços seriam mais incomuns do que as fotografias sugeriam.

Recentemente, a família de Marcel revelou que o oficial tinha um diário naquele período que pode conter pistas sobre o acidente, dando início a uma nova investigação do History Channel “Roswell: The First Witness”, parte da série “History’s Greatest Mysteries”.

O Governo alegou ter recuperado um OVNI – tinham um comunicado à imprensa sobre isso”, disse Ben Smith, ex-agente da CIA e investigador principal do programa, em declarações ao LiveScience. “Nenhum outro Governo no mundo disse ‘Temos uma espaçonave’ e, no dia seguinte, há outro comunicado de imprensa que diz: ‘Não se preocupem, foi só um balão meteorológico'”.

O programa revisita o local do acidente em Roswell, incorporando investigações aéreas e mapeamento, e usando imagens multiespectrais para detetar micro-depressões no solo que podem indicar onde os destroços caíram.

Porém, o componente central da nova investigação é o diário que Marcel terá mantido durante a época do acidente de Roswell e que agora está na posse de seus netos.

Décadas após o evento, Marcel disse a um entrevistador que acreditava que o objeto que caiu no deserto do Novo México tinha origens extraterrestres, segundo relatou a revista Time em 1997.

A análise do diário – e a tradução da sua linguagem enigmática – poderia revelar mensagens codificadas com as quais Marcel descreveu o acidente no momento em que aconteceu.

O interesse por OVNIs não diminuiu desde o Incidente de Roswell. Em 2017 e 2018, os pilotos da Marinha dos Estados Unidos registraram três encontros com OVNIs em movimento rápido e a Marinha desclassificou oficialmente os vídeos em abril deste ano.

Por que os eventos de Roswell ainda intrigam as pessoas?

“É a história de origem do OVNI, a perspectiva de um encobrimento do Governo sobre o contacto alienígena”, disse Smith. “A ficção científica já existia, mas as coisas que passaram para nós através da cultura pop encontraram as suas origens no sigilo do Governo em torno dessa estranha sequência de eventos em 1947″, disse Smith. “Tudo começa em Roswell.”

  ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. ZAP, o parágrafo
    “O interesse por OVNIs não diminuiu desde o Incidente de Roswell. Em 2017 e 2018, os pilotos da Marinha dos Estados Unidos registraram três encontros com OVNIs em movimento rápido e a Marinha desclassificou oficialmente os vídeos em abril deste ano.”
    aparece repetido… nada de especial… mas achei que gostariam de saber.
    Pedro P

  2. Seria muito redutor alguém ter criado um universo tão grande (praticamente infinito!) com apenas um planeta com vida (tendo em conta os biliões de exoplanetas existentes). É preciso sermos mesmo muito trogloditas para acharmos que a probabilidade de existência de vida só é elevada neste planeta com água, nos outros não. As leis da física funcionam de igual forma para todos, logo teremos que admitir a possiblidade de existirem milhões de milhões de planetas com vida por este Universo. Algumas espécies mais avançadas certamente irão viajar com os seus avanços científicos e tecnológicos a outros planetas distantes. É este o desejo inato nas espécies. Auto-conhecimento e conhecimento do universo!

  3. Não sei que credibilidade este texto possa ter com RAAF para aqui e RAAF para ali. Isso é a força aérea do Reino Unido. A dos Estados Unidos da América é USAF (United States Air Force).

RESPONDER

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …