FBI evacuou misteriosamente Observatório perto de Roswell (e não explica porquê)

uıɐɾ ʞ ʇɐɯɐs / wikimedia

Observatório Solar Nacional em Sunspot, no Novo México, EUA.

O encerramento súbito e sem explicações do Observatório Solar Nacional, em Sunspot, no Novo México, EUA, por parte do FBI gerou uma onda de teorias da conspiração. Uma semana depois do estranho fecho do local, ainda não se sabe o que aconteceu.

Na passada quinta-feira, 6 de Setembro, o FBI encerrou misteriosamente o Observatório Solar em Sunspot, e uma Agência de Correios que está localizada nas suas imediações, não apresentando justificações oficiais para o sucedido.

Essa ausência de explicações originou uma série de teorias da conspiração. E uma semana depois do encerramento, ainda não foram revelados os motivos da evacuação do local.

Numa publicação no Facebook, o Observatório fala de um “problema de segurança”, notando que o encerramento foi uma “medida de precaução”, mas sem explicar mais nada.

A associação das Universidades para a Pesquisa em Astronomia (AURA), que gere o Observatório, anunciou que foi sua a decisão de “desocupar a instituição” como “uma medida preventiva“, conforme declarações da porta-voz Shari Lifson, que recusou ser mais concreta sobre o tal “problema de segurança”.

Shari Lifson acrescentou que o Observatório ficará fechado “até notificações posteriores”.

O xerife do condado, Benny House, fala de uma situação bizarra, lamentando que “o FBI recusa-se a dizer o que está a acontecer”. “Queriam que ajudássemos na evacuação sem nos dizer nada”, refere, destacando que tudo parecia tranquilo e sem sinal de ameaça.

“Não sei porque é que o FBI se envolveria tão rapidamente e não nos disse nada”, queixa-se Benny House, revelando que “havia helicópteros Blackhawk, um bando de pessoas ao redor de antenas e equipas de trabalho em torres”.

Nem a AURA, nem o Observatório comentaram, até agora, o envolvimento do FBI e o serviço de Inteligência dos EUA não apresenta quaisquer explicações.

Não muito longe de Roswell…

Tanto mistério alimenta as teorias de conspiração que lembram o facto de o Observatório estar localizado a cerca de 200 quilómetros de Roswell, a cidade do Novo México onde alguns defendem ter caído um OVNI em 1947.

Agora, há também quem argumente que o FBI pode ter encontrado no  Observatório de Sunspot alguma prova de vida extraterrestre.

Por outro lado, há quem refira que a evacuação foi motivada pelo facto de o local estar alinhado com a tempestade solar que está prevista para esta sexta-feira. Mas à parte perturbações nos GPS e nos satélites, este fenómeno não parece justificar o encerramento.

Outros teóricos da conspiração reparam que a evacuação levada a cabo coincidiu com uma tempestade geomagnética que assolou a Terra no início da semana.

O Observatório de Sunspot existe desde 1958, acolhendo vários telescópios para estudar o Sol. O espaço tem uma zona aberta a visitantes, onde se podem conhecer algumas das instalações, bem como usar telescópios. Mas após a estranha evacuação, nem sequer os funcionários lá podem entrar.

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Evacuam pessoas sem dar conhecimento do porquê e depois lamentam-se que são “teorias da conspiração”! Problema de segurança? Mas que problema? Querem manter o Povo na ignorância para poderem manobrar à vontade e depois executam lavagens cerebrais com estórias da Carochinha?

  2. Hollywood precisa de inspiração… Nada melhor que uma boa conspiração! Estes americanos… sairá daqui um filme sobre aliens ou terrorismo? A ver vamos.

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …