Tempestade solar desta sexta-feira é a maior desde 2012

ESA

-

Uma erupção solar de classe-X. As erupções do Sol podem ser de classe C, M ou X (por ordem de intensidade). Uma erupção X 4  é quatro vezes mais poderosa que uma erupção X 1.

Uma erupção de grandes dimensões ocorrida esta quarta-feira na superfície do Sol foi avaliada como “extrema” pelos astrofísicos do Centro de Previsão do Tempo Espacial dos EUA. Está a chegar à Terra a maior tempestade solar desde 2012.

A erupção solar foi classificada como sendo de classe-X 1.6, o tipo mais poderoso destas ocorrências. Teve lugar às 17.45h, e foi observada pelo Solar Dynamics Observatory, a nave de observação solar da NASA.

A tempestade solar decorrente da erupção está a mover-se a uma velocidade de cerca de 4 milhões de quilómetros por hora, e espera-se que chegue à Terra esta sexta-feira, dia 12 de setembro.

Segundo a RVR, os cientistas afirmam que a energia solar pode ter um impacto sobre o funcionamento dos satélites e transmissores de rádio, mas não haverá problemas no fornecimento de energia eléctrica.

O fenómeno também não apresenta qualquer perigo para a saúde humana – nada que nos faça perder o sono.

A tempestade pode, porém, intensificar significativamente o fenómeno das auroras boreais.

Uma erupção de classe X 1 ocorreu a 29 de março deste ano. Recorde-a no vídeo abaixo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.