Tempestade solar desta sexta-feira é a maior desde 2012

ESA

-

Uma erupção solar de classe-X. As erupções do Sol podem ser de classe C, M ou X (por ordem de intensidade). Uma erupção X 4  é quatro vezes mais poderosa que uma erupção X 1.

Uma erupção de grandes dimensões ocorrida esta quarta-feira na superfície do Sol foi avaliada como “extrema” pelos astrofísicos do Centro de Previsão do Tempo Espacial dos EUA. Está a chegar à Terra a maior tempestade solar desde 2012.

A erupção solar foi classificada como sendo de classe-X 1.6, o tipo mais poderoso destas ocorrências. Teve lugar às 17.45h, e foi observada pelo Solar Dynamics Observatory, a nave de observação solar da NASA.

A tempestade solar decorrente da erupção está a mover-se a uma velocidade de cerca de 4 milhões de quilómetros por hora, e espera-se que chegue à Terra esta sexta-feira, dia 12 de setembro.

Segundo a RVR, os cientistas afirmam que a energia solar pode ter um impacto sobre o funcionamento dos satélites e transmissores de rádio, mas não haverá problemas no fornecimento de energia eléctrica.

O fenómeno também não apresenta qualquer perigo para a saúde humana – nada que nos faça perder o sono.

A tempestade pode, porém, intensificar significativamente o fenómeno das auroras boreais.

Uma erupção de classe X 1 ocorreu a 29 de março deste ano. Recorde-a no vídeo abaixo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários. A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de …

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …