Durante um ano, centenas de pessoas apareceram à porta da família Gilmore (e já se sabe porquê)

Um homem foi detido em Honolulu, no Hawai, na semana passada, por assediar uma família do Utah, nos Estados Unidos, usando uma série de métodos bizarros.

De acordo com uma acusação federal, o cyberstalker Loren Okamura, de 44 anos, terá enviado centenas de pessoas – incluindo traficantes de drogas e prostitutas – para a casa da família Gilmore durante mais de um ano, além de ter enviado inúmeras mensagens ameaçadoras online, de acordo com o jornal local Hawaii News Now.

A família, constituída por Walt Gilmore, a sua esposa, filhos e netos, disse que, a princípio, os indivíduos que apareciam à porta de sua casa pareciam relativamente inofensivos: pessoas com entregas de comida, eletricistas, picheleiros, serralheiros e outros.

Porém, depois, começaram a aparecer pessoas que eram “prostitutas” ou “que procuravam drogas”, disse Walt Gilmore ao mesmo jornal. Segundo ele, toda a experiência foi “assustadora”.

No auge das visitas, até 20 pessoas apareciam na casa todos os dias. No total, Gilmore estima que, desde agosto de 2018, cerca de 500 visitantes indesejados bateram à porta da casa da família.

Os documentos do tribunal também mostram que Okamura enviou um e-mail ameaçador à filha de Walt Gilmore dizendo que ela “dormia com um olho aberto”. Além disso, incitou-a a “matar-se e fazer um favor à sua família”.

Walt Gilmore disse ainda que viu pessoas diferentes a tirar fotografias da casa, a olhar pelas janelas à noite e a esperar em carros estacionados na rua. Gilmore sugeriu que Okamura terá contratado pessoas para espiar a sua casa.

Okamura foi acusado de cyberstalking, ameaças interestaduais e transporte de alguém para se prostituir. “Este é um caso extremo. Na minha carreira, nunca vi um caso como este e nunca ouvi falar de um caso tão flagrante”, disse o sargento da polícia de North Salt Lake, Mitch Gwilliam.

Os Gilmores não foram, de acordo com o Newsweek, a única família do bairro que foi alvo de Okamura, embora a acusação não explique as razões pelas quais o morador do Hawai os assediou. Por outro lado, Walt Gilmore disse que conhece Okamura, bem como as razões pelas quais fez o que fez à família. No entanto, não quis revelar mais detalhes antes do julgamento.

Cyberstalking acontece quando um indivíduo usa a Internet para assediar ou ameaçar sistematicamente uma pessoa ou várias pessoas. O assédio pode ocorrer por e-mail, redes  sociais, salas de chat, aplicações de mensagens ou outras plataformas online. Os cyberstalkers, por vezes, também perseguem as vítimas da maneira mais tradicional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …