O último episódio de A Guerra dos Tronos pode ter arruinado a produtividade de milhares de empresas

O último episódio de A Guerra dos Tronos, transmitido na madrugada deste domingo, pode ter impactado a produtividade laboral de milhares de empresas. Quase 30 milhões de norte-americanos admitiram alterar a sua rotina laboral para ver em direto o fim da história inspirada na saga de George R. R. Martin.

Estes números são apontados por uma sondagem apelidada de “Abordando a ausência”, que foi levada a cabo pela norte-americana Harris Poll para a The Workforce Institute da Kronos Incorporated, empresa que oferece soluções de gestão de recursos humanos.

De acordo com o relatório elaborado pela empresa, cerca de 27,2 milhões de trabalhadores planearam ver o último episódio ao vivo, admitindo alterar as suas rotinas de trabalho para esse efeito. Para ver o o 73.º episódio de A Guerra dos Tronos em direto, os funcionários admitiram perder o dia de trabalho, atrasar-se, trabalhar remotamente e até ser menos produtivos do que é habitual.

Entre estes quase 30 milhões de norte-americanos, 10,7 admitiram tirar o dia de folga, 2,9 disseram que iria chegar mais tarde e 3,4 tentaram trabalhar de forma remota.

Contudo, este impacto não é exclusivo do fim desta série, que é já a mais popular em toda a história da HBO. A última temporada fez mossa na produtividade laboral, de acordo com 20,4 milhões de funcionários. De acordo com os seus testemunhos, 4,4 milhões de trabalhadores faltaram ao trabalho para assistir a um episódio desta temporada.

A sondagem foi ainda mais longe, questionando a amostra sobre que personagem de A Guerra dos Tronos gostariam de ter como chefe. 28% dos participantes escolheram Jon Snow, seguindo-se depois Tyrion Lannister (12%) e Daenerys Targaryen (9%). Até mesmo o antagonista Cersei Lannister foi escolhida por 2% dos participantes.

A pesquisa de opinião, realizada entre 7 e 9 de maio, inquiriu 1.090 funcionários nos Estados Unidos, tendo os especialistas extrapolado os resultados para o total de trabalhadores do país, tendo por base os números do senso populacional de 2010.

Pior cotação, maior audiência

A Guerra dos Tronos, que tem uma média geral de 9,5 na base de dados de cinema e televisão IMDB, tem visto as suas classificações a cair nesta temporada. A série tem 37 dos 73 episódios já exibidos com uma nota igual ou superior a 9 numa escala de 10. Quatro episódios atingiram mesmo a difícil marca de 9,9.

Esta tendência tem-se invertido, especialmente nesta última e oitava temporada. O último episódio, The Iron Throne, está com 4,8 de pontuação até ao momento, o pior resultado de sempre. Já The Bells, transmitido na semana passada, arrecadou 6.5.

Também o Rotten Tomatoes tem registado os números em queda nos índices de avaliação nesta temporada. O último episódio está, no momento, classificado em 58/100%.

Apesar do coro de críticas de especialistas e fãs, a série obteve esta temporada um aumento de dez milhões de espetadores por episódio, em termos médios, quando comparada com a temporada anterior. Nos Estados Unidos, registaram-se 43 milhões por episódio, de acordo com as estimativas do canal avançadas à agência Reuters. Em Portugal, nem o SyFy nem a HBO revelaram os números das audiências.

A série, que conta já com 47 Emmys, ficará na história da televisão. Vários atores recorreram já às redes sociais para se despedirem da trama de que fizeram parte durante mais de uma década. Emilia Clarke (Daenerys Targaryen), a mãe dos dragões, afirmou no Instagram que a série lhe marcou toda a vida adulta.

“O capítulo da mãe de dragões ocupou toda a minha vida adulta. Esta mulher ocupou todo o meu coração. Suei nas chamas do fogo do dragão, chorei muitas lágrimas pelos que deixaram a nossa família cedo de mais e torci o cérebro tentando fazer justiça à Khaleesi e às palavras, atos (e nomes) magistrais que me foram dados”, pode ler-se na rede social.

Também Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark, recorreu à mesma rede social para agradecer. “Sansa, obrigada por me ensinares resiliência, bravura e o que é a verdadeira força (…) Cresci contigo. Apaixonei-me por ti aos 13 anos e agora, dez anos mais tarde, aos 23 anos, deixo-te para trás mas nunca deixarei o que me ensinaste”.

A atriz deixa ainda uma obrigada aos “mágicos” fãs: “Sem vocês não existimos. E agora a nossa vigia termina”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …