O último episódio de A Guerra dos Tronos pode ter arruinado a produtividade de milhares de empresas

O último episódio de A Guerra dos Tronos, transmitido na madrugada deste domingo, pode ter impactado a produtividade laboral de milhares de empresas. Quase 30 milhões de norte-americanos admitiram alterar a sua rotina laboral para ver em direto o fim da história inspirada na saga de George R. R. Martin.

Estes números são apontados por uma sondagem apelidada de “Abordando a ausência”, que foi levada a cabo pela norte-americana Harris Poll para a The Workforce Institute da Kronos Incorporated, empresa que oferece soluções de gestão de recursos humanos.

De acordo com o relatório elaborado pela empresa, cerca de 27,2 milhões de trabalhadores planearam ver o último episódio ao vivo, admitindo alterar as suas rotinas de trabalho para esse efeito. Para ver o o 73.º episódio de A Guerra dos Tronos em direto, os funcionários admitiram perder o dia de trabalho, atrasar-se, trabalhar remotamente e até ser menos produtivos do que é habitual.

Entre estes quase 30 milhões de norte-americanos, 10,7 admitiram tirar o dia de folga, 2,9 disseram que iria chegar mais tarde e 3,4 tentaram trabalhar de forma remota.

Contudo, este impacto não é exclusivo do fim desta série, que é já a mais popular em toda a história da HBO. A última temporada fez mossa na produtividade laboral, de acordo com 20,4 milhões de funcionários. De acordo com os seus testemunhos, 4,4 milhões de trabalhadores faltaram ao trabalho para assistir a um episódio desta temporada.

A sondagem foi ainda mais longe, questionando a amostra sobre que personagem de A Guerra dos Tronos gostariam de ter como chefe. 28% dos participantes escolheram Jon Snow, seguindo-se depois Tyrion Lannister (12%) e Daenerys Targaryen (9%). Até mesmo o antagonista Cersei Lannister foi escolhida por 2% dos participantes.

A pesquisa de opinião, realizada entre 7 e 9 de maio, inquiriu 1.090 funcionários nos Estados Unidos, tendo os especialistas extrapolado os resultados para o total de trabalhadores do país, tendo por base os números do senso populacional de 2010.

Pior cotação, maior audiência

A Guerra dos Tronos, que tem uma média geral de 9,5 na base de dados de cinema e televisão IMDB, tem visto as suas classificações a cair nesta temporada. A série tem 37 dos 73 episódios já exibidos com uma nota igual ou superior a 9 numa escala de 10. Quatro episódios atingiram mesmo a difícil marca de 9,9.

Esta tendência tem-se invertido, especialmente nesta última e oitava temporada. O último episódio, The Iron Throne, está com 4,8 de pontuação até ao momento, o pior resultado de sempre. Já The Bells, transmitido na semana passada, arrecadou 6.5.

Também o Rotten Tomatoes tem registado os números em queda nos índices de avaliação nesta temporada. O último episódio está, no momento, classificado em 58/100%.

Apesar do coro de críticas de especialistas e fãs, a série obteve esta temporada um aumento de dez milhões de espetadores por episódio, em termos médios, quando comparada com a temporada anterior. Nos Estados Unidos, registaram-se 43 milhões por episódio, de acordo com as estimativas do canal avançadas à agência Reuters. Em Portugal, nem o SyFy nem a HBO revelaram os números das audiências.

A série, que conta já com 47 Emmys, ficará na história da televisão. Vários atores recorreram já às redes sociais para se despedirem da trama de que fizeram parte durante mais de uma década. Emilia Clarke (Daenerys Targaryen), a mãe dos dragões, afirmou no Instagram que a série lhe marcou toda a vida adulta.

“O capítulo da mãe de dragões ocupou toda a minha vida adulta. Esta mulher ocupou todo o meu coração. Suei nas chamas do fogo do dragão, chorei muitas lágrimas pelos que deixaram a nossa família cedo de mais e torci o cérebro tentando fazer justiça à Khaleesi e às palavras, atos (e nomes) magistrais que me foram dados”, pode ler-se na rede social.

Também Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark, recorreu à mesma rede social para agradecer. “Sansa, obrigada por me ensinares resiliência, bravura e o que é a verdadeira força (…) Cresci contigo. Apaixonei-me por ti aos 13 anos e agora, dez anos mais tarde, aos 23 anos, deixo-te para trás mas nunca deixarei o que me ensinaste”.

A atriz deixa ainda uma obrigada aos “mágicos” fãs: “Sem vocês não existimos. E agora a nossa vigia termina”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …

Empresas podem adiar pagamentos à Segurança Social para julho de 2021

As empresas e os trabalhadores independentes podem adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social para o segundo semestre de 2021 e pagar em três ou seis meses, sem juros. A medida foi avançada pelo …

PCP aprova lista e promete condições sanitárias para Congresso de Loures

O PCP aprovou este domingo a lista do comité central a ser votada no congresso do próximo fim de semana e prometeu "condições sanitárias" para a reunião, em Loures, devido à pandemia de covid-19. Em comunicado, …