/

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões.

Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, uma vez que era a única ainda intacta em território canadiano.

De acordo com os especialistas, o colapso da plataforma Milne, localizada na extremidade noroeste da ilha Ellesmere, deveu-se ao verão quente, bem como ao aumento das temperaturas que se tem registado nas últimas décadas na região.

Imagens de satélite mostram que quase metade (43%) da plataforma colapsou a 30 ou 31 de julho, detalhou o analista de gelo Adrienne White, do Canadian Ice Service.

Segundo White, a fragmentação da plataforma de gelo criou dois icebergues gigantes e outros tantos menores que já se começaram a afastar da “placa-mãe”.

O maior dos icebergues tem 55 quilómetros quadrados de área – é maior do que a cidade do Porto, que tem 41 quilómetros quadrados – e 11,5 quilómetros de comprimento.

Têm uma espessura entre 70 a 80 metros.

Este é um enorme bloco de gelo (…) Se um destes se mover em direção a uma plataforma de gelo, não há nada que se possa realmente fazer além de mover a plataforma de petróleo em causa”, continuou White Adrienne.

Luke Copland, professor especialista em glaciares da Universidade de Ottawa, no Canadá, não tem dúvidas que o acontecimento está ligado às alterações climáticas.

O especialista refere que as temperaturas da região entre maio e o início de agosto tem sido 5 graus Celsius mais elevadas do que a média de 1980 a 2010. “Sem dúvida, é a mudança climática”, disse Copland, observando que a plataforma de gelo está a derreter com o ar mais quente acima e a água mais quente abaixo.

“O Milne foi muito especial”, acrescentou. “É um local incrivelmente bonito“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.