Uganda planeia aplicar pena de morte aos homossexuais

O Uganda poderá estar prestes a instituir a pena de morte para os homossexuais. Depois de uma primeira tentativa falhada há cinco anos, o governo tenciona voltar a apresentá-la.

“A homossexualidade não é natural para os ugandenses, tem havido um recrutamento maciço por gays nas escolas, onde eles promovem a falsidade de que há pessoas que nascem assim”, disse à agência Reuters o ministro da Ética e da Integridade, Simon Lokodo.

O ministro explicou, de acordo com o jornal Expresso, que enquanto a lei como atualmente existe apenas pune o ato sexual em si, passarão a ser punidos também o “recrutamento” e a “promoção”, com a pena de morte aplicável aos casos “mais graves”.

Apoiada pelo presidente Yoweri Museveni, a lei irá a discussão nas próximas semanas e deverá ser votada antes do fim do ano. Conhecida pela alcunha “Mata os Gays”, o governo tem confiança de que obterá os dois terços de votos necessários no parlamento.

Num continente onde a homossexualidade é geralmente reprovada e alvo de muitas sanções,o passo que o Uganda agora se propõe coloca o país ao lado do Brunei, que recentemente tomou decisão idêntica, embora ameaças várias de boicotes – incluindo a hotéis de luxo que são propriedade do sultão pelo mundo fora – tenham levado o governo a garantir que não tencionava de facto executar ninguém.

Desta vez, o Uganda tenciona resistir às pressões internacionais, considerando-as chantagem. “Não podemos curvar a cabeça e inclinarmo-nos perante pessoas que querem impôr uma cultura que nos é estranha”, diz Lokodo. Representantes de minorias sexuais no país têm notado que os ataques contra elas se vêm repetindo.

O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, promulgou em 2014 uma lei que prescrevia punições até à pena de morte e prisão perpétua para os condenados por práticas homossexuais.

O Uganda enfrentou a condenação internacional generalizada. Os Estados Unidos reduziram a ajuda, impuseram restrições de vistos e cancelaram exercícios militares. O Banco Mundial, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca e a Holanda também suspenderam ou redirecionaram ajuda destinada ao país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …