União Europeia prepara terceiro adiamento do Brexit

A União Europeia poderá estar a preparar-se para conceder ao Reino Unido um novo adiamento do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.

De acordo com o Business Insider, que teve acesso a um projeto de resolução do Parlamento Europeu (PE), a União Europeia (UE) poderá vir a conceder ao Reino Unido uma terceira extensão do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.

A resolução, elaborada pelo grupo de acompanhamento do Brexit do PE, indica que os Estados-membros apoiarão uma terceira extensão do prazo se houver um objetivo claro, “como sejam evitar uma saída sem acordo, realizar novas eleições ou um referendo, revogar o Artigo 50 ou aprovar um acordo de saída”.

O mesmo documento diz ainda que o Parlamento Europeu poderá estender o prazo do Reino Unido para sair da UE, agora estipulado para o dia 31 de outubro, desde que as instituições e o funcionamento do bloco comunitário não sejam “afetados negativamente”.

O projeto de resolução reafirma ainda a posição dos eurodeputados de que qualquer acordo deve incluir um backstop para evitar a reposição de uma fronteira com a Irlanda. O documento a que o jornal financeiro teve acesso também manifesta preocupação com a conduta do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, incluindo a forma como tem gerido a questão dos cidadãos da UE que querem ficar no Reino Unido.

O Parlamento britânico foi suspenso na terça-feira e está previsto reabrir apenas a 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista da saída. Uma nova lei, aprovada antes desta suspensão, obriga Boris a pedir um adiamento até 31 de janeiro de 2020, caso o Parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro. Na altura, o primeiro-ministro disse que preferia estar “morto numa valeta” a pedir um novo adiamento.

Mesmo que o Governo britânico avance com o pedido, a extensão precisa depois de ser deferida unanimemente pelos restantes 27 Estados-membros da UE. Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, já excluiu a possibilidade de adiamento do Brexit.

Segundo o The Guardian, que cita fontes em Bruxelas, Boris vai reunir pela primeira vez com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na segunda-feira, no Luxemburgo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Daqui a 20 anos vão pedir a Bruxelas o 300º adiamento no Brexit, porque ainda nada conseguiram fazer de concreto.
    Uma sugestão: Esqueçam tudo isso, se quiserem façam um novo referendo que terá de certeza mais de 50% que não querem sair, e voltem tudo ao que estava a correr bem antes de esta questão toda ter iniciado.

  2. Os anos passam e os adiamentos sucedem-se.Ainda agora mataram um emigrante português e espancaram outro. Isto é que é um país civilizado? Isto é racismo ou vontade de fazer mal para afugentar os emigrantes?
    O emigrante português foi para o RU com a intenção de melhorar a sua vida . Faz os trabalhos que eles não querem.
    Os ingleses em Portugal são abrangidos com direitos especiais e ninguém lhes faz mal.
    Atos vergonhosos que não deixam seja quem for indiferente.
    O RU não quer acordo porque assim não renova os certificados de permanência no país . Essa é mesmo a intenção.

  3. Entre os que saem não saem e os que vão na treta de lhes conceder mais adiamentos, quais os mais agarotados? Os britânicos sempre tiveram um estatuto privilegiado por culpa da submissão dos restantes membros e agora se saírem possivelmente não será a melhor solução para o resto da Europa, mas se ficarem acabarão por andar constantemente a criar instabilidade com as suas birrinhas do não saberem exactamente o que querem.

  4. Até nesta materia do brexit, se vê a fragiliddade da UE, esta situação de novo adiamento já era previsivel, e depois deste ira haver mais, mais um, e por aí fora. É vergonhosa a postura da UE. E como vai reagir Macron a novas negociaçoes, quando afirmou preto no branco que nao as haveria????Se fosse um pequeno país a fazer o que a inglaterra está a fazer, já teria sido escorraçado a pontape. É por estar e por oiutras que a UE nao tem força nem credibilidade no mundo, ninguem leva a serio a UE.

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …