União Europeia prepara terceiro adiamento do Brexit

A União Europeia poderá estar a preparar-se para conceder ao Reino Unido um novo adiamento do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.

De acordo com o Business Insider, que teve acesso a um projeto de resolução do Parlamento Europeu (PE), a União Europeia (UE) poderá vir a conceder ao Reino Unido uma terceira extensão do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.

A resolução, elaborada pelo grupo de acompanhamento do Brexit do PE, indica que os Estados-membros apoiarão uma terceira extensão do prazo se houver um objetivo claro, “como sejam evitar uma saída sem acordo, realizar novas eleições ou um referendo, revogar o Artigo 50 ou aprovar um acordo de saída”.

O mesmo documento diz ainda que o Parlamento Europeu poderá estender o prazo do Reino Unido para sair da UE, agora estipulado para o dia 31 de outubro, desde que as instituições e o funcionamento do bloco comunitário não sejam “afetados negativamente”.

O projeto de resolução reafirma ainda a posição dos eurodeputados de que qualquer acordo deve incluir um backstop para evitar a reposição de uma fronteira com a Irlanda. O documento a que o jornal financeiro teve acesso também manifesta preocupação com a conduta do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, incluindo a forma como tem gerido a questão dos cidadãos da UE que querem ficar no Reino Unido.

O Parlamento britânico foi suspenso na terça-feira e está previsto reabrir apenas a 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista da saída. Uma nova lei, aprovada antes desta suspensão, obriga Boris a pedir um adiamento até 31 de janeiro de 2020, caso o Parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro. Na altura, o primeiro-ministro disse que preferia estar “morto numa valeta” a pedir um novo adiamento.

Mesmo que o Governo britânico avance com o pedido, a extensão precisa depois de ser deferida unanimemente pelos restantes 27 Estados-membros da UE. Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, já excluiu a possibilidade de adiamento do Brexit.

Segundo o The Guardian, que cita fontes em Bruxelas, Boris vai reunir pela primeira vez com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na segunda-feira, no Luxemburgo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Daqui a 20 anos vão pedir a Bruxelas o 300º adiamento no Brexit, porque ainda nada conseguiram fazer de concreto.
    Uma sugestão: Esqueçam tudo isso, se quiserem façam um novo referendo que terá de certeza mais de 50% que não querem sair, e voltem tudo ao que estava a correr bem antes de esta questão toda ter iniciado.

  2. Os anos passam e os adiamentos sucedem-se.Ainda agora mataram um emigrante português e espancaram outro. Isto é que é um país civilizado? Isto é racismo ou vontade de fazer mal para afugentar os emigrantes?
    O emigrante português foi para o RU com a intenção de melhorar a sua vida . Faz os trabalhos que eles não querem.
    Os ingleses em Portugal são abrangidos com direitos especiais e ninguém lhes faz mal.
    Atos vergonhosos que não deixam seja quem for indiferente.
    O RU não quer acordo porque assim não renova os certificados de permanência no país . Essa é mesmo a intenção.

  3. Entre os que saem não saem e os que vão na treta de lhes conceder mais adiamentos, quais os mais agarotados? Os britânicos sempre tiveram um estatuto privilegiado por culpa da submissão dos restantes membros e agora se saírem possivelmente não será a melhor solução para o resto da Europa, mas se ficarem acabarão por andar constantemente a criar instabilidade com as suas birrinhas do não saberem exactamente o que querem.

  4. Até nesta materia do brexit, se vê a fragiliddade da UE, esta situação de novo adiamento já era previsivel, e depois deste ira haver mais, mais um, e por aí fora. É vergonhosa a postura da UE. E como vai reagir Macron a novas negociaçoes, quando afirmou preto no branco que nao as haveria????Se fosse um pequeno país a fazer o que a inglaterra está a fazer, já teria sido escorraçado a pontape. É por estar e por oiutras que a UE nao tem força nem credibilidade no mundo, ninguem leva a serio a UE.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …