União Europeia prepara terceiro adiamento do Brexit

A União Europeia poderá estar a preparar-se para conceder ao Reino Unido um novo adiamento do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.

De acordo com o Business Insider, que teve acesso a um projeto de resolução do Parlamento Europeu (PE), a União Europeia (UE) poderá vir a conceder ao Reino Unido uma terceira extensão do Brexit, em outubro, para evitar uma saída sem acordo.

A resolução, elaborada pelo grupo de acompanhamento do Brexit do PE, indica que os Estados-membros apoiarão uma terceira extensão do prazo se houver um objetivo claro, “como sejam evitar uma saída sem acordo, realizar novas eleições ou um referendo, revogar o Artigo 50 ou aprovar um acordo de saída”.

O mesmo documento diz ainda que o Parlamento Europeu poderá estender o prazo do Reino Unido para sair da UE, agora estipulado para o dia 31 de outubro, desde que as instituições e o funcionamento do bloco comunitário não sejam “afetados negativamente”.

O projeto de resolução reafirma ainda a posição dos eurodeputados de que qualquer acordo deve incluir um backstop para evitar a reposição de uma fronteira com a Irlanda. O documento a que o jornal financeiro teve acesso também manifesta preocupação com a conduta do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, incluindo a forma como tem gerido a questão dos cidadãos da UE que querem ficar no Reino Unido.

O Parlamento britânico foi suspenso na terça-feira e está previsto reabrir apenas a 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista da saída. Uma nova lei, aprovada antes desta suspensão, obriga Boris a pedir um adiamento até 31 de janeiro de 2020, caso o Parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro. Na altura, o primeiro-ministro disse que preferia estar “morto numa valeta” a pedir um novo adiamento.

Mesmo que o Governo britânico avance com o pedido, a extensão precisa depois de ser deferida unanimemente pelos restantes 27 Estados-membros da UE. Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, já excluiu a possibilidade de adiamento do Brexit.

Segundo o The Guardian, que cita fontes em Bruxelas, Boris vai reunir pela primeira vez com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na segunda-feira, no Luxemburgo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Daqui a 20 anos vão pedir a Bruxelas o 300º adiamento no Brexit, porque ainda nada conseguiram fazer de concreto.
    Uma sugestão: Esqueçam tudo isso, se quiserem façam um novo referendo que terá de certeza mais de 50% que não querem sair, e voltem tudo ao que estava a correr bem antes de esta questão toda ter iniciado.

  2. Os anos passam e os adiamentos sucedem-se.Ainda agora mataram um emigrante português e espancaram outro. Isto é que é um país civilizado? Isto é racismo ou vontade de fazer mal para afugentar os emigrantes?
    O emigrante português foi para o RU com a intenção de melhorar a sua vida . Faz os trabalhos que eles não querem.
    Os ingleses em Portugal são abrangidos com direitos especiais e ninguém lhes faz mal.
    Atos vergonhosos que não deixam seja quem for indiferente.
    O RU não quer acordo porque assim não renova os certificados de permanência no país . Essa é mesmo a intenção.

  3. Entre os que saem não saem e os que vão na treta de lhes conceder mais adiamentos, quais os mais agarotados? Os britânicos sempre tiveram um estatuto privilegiado por culpa da submissão dos restantes membros e agora se saírem possivelmente não será a melhor solução para o resto da Europa, mas se ficarem acabarão por andar constantemente a criar instabilidade com as suas birrinhas do não saberem exactamente o que querem.

  4. Até nesta materia do brexit, se vê a fragiliddade da UE, esta situação de novo adiamento já era previsivel, e depois deste ira haver mais, mais um, e por aí fora. É vergonhosa a postura da UE. E como vai reagir Macron a novas negociaçoes, quando afirmou preto no branco que nao as haveria????Se fosse um pequeno país a fazer o que a inglaterra está a fazer, já teria sido escorraçado a pontape. É por estar e por oiutras que a UE nao tem força nem credibilidade no mundo, ninguem leva a serio a UE.

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …