/

UE espera ter toda a população vacinada em setembro

A União Europeia (UE) conta receber mais de mil milhões de vacinas até ao final de setembro, fornecidas por quatro farmacêuticas, estando confiante de que até essa data conseguirá imunizar toda a população europeia, que conta com 450 milhões de pessoas.

Segundo um documento da Comissão Europeia (CE) apresentado aos líderes da UE, a que a agência Reuters teve acesso, este objetivo supera a meta inicial de inocular 70% da população adulta até ao final do verão. O documento indica que a UE espera receber 413 milhões doses até ao final do segundo trimestre e 529 milhões entre julho e setembro.

Esta previsão inclui as vacinas da Pfizer-BionTech, Johnson &Johnson, AstraZeneca e Moderna, ficando de fora a CureVac e a Sanofi, que estão em desenvolvimento.

A UE, que no primeiro trimestre do ano recebeu 106 milhões de vacinas, quer ainda partilhar pelo menos 100 milhões de doses aos países mais pobres.

De acordo com o Público, quase metade dos adultos da UE já recebeu a primeira dose da vacina, num total de 300 milhões de doses entregues, disse esta terça-feira a CE, falando em “progressos constantes”. “Fizemos progressos constantes em matéria de vacinação na UE”, divulgou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, no Twitter.

Das 300 milhões de doses entregue aos Estados-membros, 245 milhões já foram administradas na UE e a 46% da população adulta (170 milhões de pessoas) já recebeu pelo menos uma dose do fármaco. “Esta semana vamos atingir um novo marco: metade dos adultos da UE terão recebido a sua primeira dose”, continuou Von der Leyen.

A ferramenta ‘online’ do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE revelou que 17,3% da população recebeu as duas doses da vacina, enquanto cerca de 40,7% recebeu a primeira dose.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.