UE espera ter toda a população vacinada em setembro

A União Europeia (UE) conta receber mais de mil milhões de vacinas até ao final de setembro, fornecidas por quatro farmacêuticas, estando confiante de que até essa data conseguirá imunizar toda a população europeia, que conta com 450 milhões de pessoas.

Segundo um documento da Comissão Europeia (CE) apresentado aos líderes da UE, a que a agência Reuters teve acesso, este objetivo supera a meta inicial de inocular 70% da população adulta até ao final do verão. O documento indica que a UE espera receber 413 milhões doses até ao final do segundo trimestre e 529 milhões entre julho e setembro.

Esta previsão inclui as vacinas da Pfizer-BionTech, Johnson &Johnson, AstraZeneca e Moderna, ficando de fora a CureVac e a Sanofi, que estão em desenvolvimento.

A UE, que no primeiro trimestre do ano recebeu 106 milhões de vacinas, quer ainda partilhar pelo menos 100 milhões de doses aos países mais pobres.

De acordo com o Público, quase metade dos adultos da UE já recebeu a primeira dose da vacina, num total de 300 milhões de doses entregues, disse esta terça-feira a CE, falando em “progressos constantes”. “Fizemos progressos constantes em matéria de vacinação na UE”, divulgou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, no Twitter.

Das 300 milhões de doses entregue aos Estados-membros, 245 milhões já foram administradas na UE e a 46% da população adulta (170 milhões de pessoas) já recebeu pelo menos uma dose do fármaco. “Esta semana vamos atingir um novo marco: metade dos adultos da UE terão recebido a sua primeira dose”, continuou Von der Leyen.

A ferramenta ‘online’ do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE revelou que 17,3% da população recebeu as duas doses da vacina, enquanto cerca de 40,7% recebeu a primeira dose.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

UE espera ter toda a população vacinada em setembro

A União Europeia (UE) conta receber mais de mil milhões de vacinas até ao final de setembro, fornecidas por quatro farmacêuticas, estando confiante de que até essa data conseguirá imunizar toda a população europeia, que …

Corpo de homem desaparecido encontrado no interior de estátua de dinossauro

As autoridades espanholas acreditam que o indivíduo entrou na estátua de dinossauro para tentar apanhar o seu telemóvel. Um homem de 39 anos, que estava desaparecido, foi encontrado morto dentro de uma estátua de dinossauro na …

Roman Protasevich, de ativista adolescente a inimigo do governo da Bielorrússia

O jornalista bielorusso Roman Protasevich, foi detido no passado domingo, depois de o avião da Ryanair onde viajava ter sido obrigado a aterrar em Minsk. Roman Protasevich é um ativista, que começou a partilhar as …

Governo cria apoios para ajudar algumas empresas com a conta da luz

O Ministério do Ambiente vai criar apoios para ajudar as empresas mais afetadas pelo aumento do preço das licenças de emissão de carbono. O aumento do preço das licenças de emissão de carbono está a fazer-se …

Costa diz que já se sente "recuperação dos diversos setores de atividade"

O primeiro-ministro considera que se está a assistir a uma recuperação heterogénea dos diversos setores de atividade do país e salienta que a pandemia acelerou a dinâmica de digitalização das empresas portuguesas. Estas posições foram transmitidas …

Governo ouve peritos no Infarmed na sexta-feira. Regras para o verão na próxima semana

O Governo e os peritos voltam a reunir-se na sede do Infarmed, em Lisboa, esta sexta-feira, para discutir a situação epidemiológica em Portugal. De acordo com o jornal Público, a reunião no Infarmed vai acontecer esta …

Portugal com mais três mortes e 375 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais três mortes e 375 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 375 novos …

Angola deteve oficiais das Forças Armadas que tentavam retirar milhões do país

As autoridades de Luanda anunciaram esta segunda-feira que apreenderam vários milhões de dólares, euros e kwanzas no âmbito de um processo de investigação a oficiais das Forças Armadas afetos à Presidência da República. Numa nota, a …

Google e Facebook podiam render 100 milhões por ano ao Fisco (só que não pagam impostos em Portugal)

Um estudo do Observatório da Comunicação (OberCom) conclui que as gigantes tecnológicas Google e Facebook pagariam 106 milhões de euros por ano ao Fisco português, a título de IVA e IRC, caso pagassem impostos no …

Teletrabalho em caso de doença ou crise da empresa. As propostas do CIP

A CIP sustenta que deveria ser “equacionada” a possibilidade de os empregadores poderem impor o teletrabalho em caso “fortuito ou de força maior”, como “situação de doença”, e ainda por motivos de mercado ou que …