UE chega a acordo com Turquia e vai começar a “devolver” migrantes

Πρωθυπουργός της Ελλάδας

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

A União Europeia e a Turquia alcançaram esta sexta-feira um acordo para gerir a relocalização dos refugiados que chegam à Grécia pelo Mar Egeu.

O acordo, que é posto em prática já a partir de domingo, implica que os refugiados e migrantes irregulares que chegarem à Europa serão enviados de volta para a Turquia, caso o seu pedido de asilo seja rejeitado. O custo do retorno será pago pela UE.

Em contrapartida, a União Europeia concordou em acelerar o envio de três mil milhões de euros para ajudar na gestão de refugiados e ainda retomar as negociações sobre a adesão da Turquia à União Europeia. Os líderes dos 28 países comprometem-se também a discutir as leis financeiras e orçamentais turcas para as adaptar à legislação europeia.

O Conselho Europeu esteve reunido desde quinta-feira em Bruxelas para trabalhar a base de entendimento que foi apresentada hoje ao primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou o acordo através do Twitter, depois de os chefes de governo da Finlândia e da República Checa terem anunciado a existência de acordo no âmbito da crise migratória.

Segundo o jornal britânico The Guardian, todos os refugiados e migrantes que cheguem à Europa poderão ser mandados através do mar Egeu para a Turquia, que garante que não enviará ninguém para o país de onde fugiu, respeitando as leis internacionais.

Fontes comunitárias indicaram que, para garantir o cumprimento de leis internacionais, o documento tem uma referência expressa ao tratamento individualizado de cada pedido de asilo e que não haverá deportações coletivas.

Assim, por cada sírio devolvido à Turquia, a União Europeia compromete-se a aceitar outro sírio que esteja num campo de refugiados naquele país, dando-se prioridade aos que nunca tentaram entrar na Europa de forma irregular.

A UE compromete-se a acolher até 72 mil pessoas e no acordo fica claro que, se os números forem superiores, “este mecanismo será descontinuado”.

Este ano, mais de 145 mil pessoas já viajaram entre a Turquia e a Grécia, e mais de 350 morreram durante a travessia. Neste momento, 45 mil pessoas estão na Grécia à espera de serem relocalizadas.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As concessões que a UE vai fazer à Turquia como moeda de troca, são muito piores do que a presença dos refugiados na UE !
    A longo prazo e com a adesão da Turquia, a Europa passa a ter uma entrada franca e sem controlo para a invasão islâmica.

    • Vire pra lá essa boca! Vale muito mais ficarem todos na Turquia do que andarem a deitar bombas pela Europa fora! Deviam ser todos devolvidos à procedência. O que eles querem não é fugir da guerra, o que querem é subsídios. Vade retro!

  2. Só acho contranatura a Turquia como financiadora do DAESH vir a pertencer à UE. Que negócios escabrosos tem a UE com a Turquia?

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …