UE chega a acordo com Turquia e vai começar a “devolver” migrantes

Πρωθυπουργός της Ελλάδας

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

A União Europeia e a Turquia alcançaram esta sexta-feira um acordo para gerir a relocalização dos refugiados que chegam à Grécia pelo Mar Egeu.

O acordo, que é posto em prática já a partir de domingo, implica que os refugiados e migrantes irregulares que chegarem à Europa serão enviados de volta para a Turquia, caso o seu pedido de asilo seja rejeitado. O custo do retorno será pago pela UE.

Em contrapartida, a União Europeia concordou em acelerar o envio de três mil milhões de euros para ajudar na gestão de refugiados e ainda retomar as negociações sobre a adesão da Turquia à União Europeia. Os líderes dos 28 países comprometem-se também a discutir as leis financeiras e orçamentais turcas para as adaptar à legislação europeia.

O Conselho Europeu esteve reunido desde quinta-feira em Bruxelas para trabalhar a base de entendimento que foi apresentada hoje ao primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou o acordo através do Twitter, depois de os chefes de governo da Finlândia e da República Checa terem anunciado a existência de acordo no âmbito da crise migratória.

Segundo o jornal britânico The Guardian, todos os refugiados e migrantes que cheguem à Europa poderão ser mandados através do mar Egeu para a Turquia, que garante que não enviará ninguém para o país de onde fugiu, respeitando as leis internacionais.

Fontes comunitárias indicaram que, para garantir o cumprimento de leis internacionais, o documento tem uma referência expressa ao tratamento individualizado de cada pedido de asilo e que não haverá deportações coletivas.

Assim, por cada sírio devolvido à Turquia, a União Europeia compromete-se a aceitar outro sírio que esteja num campo de refugiados naquele país, dando-se prioridade aos que nunca tentaram entrar na Europa de forma irregular.

A UE compromete-se a acolher até 72 mil pessoas e no acordo fica claro que, se os números forem superiores, “este mecanismo será descontinuado”.

Este ano, mais de 145 mil pessoas já viajaram entre a Turquia e a Grécia, e mais de 350 morreram durante a travessia. Neste momento, 45 mil pessoas estão na Grécia à espera de serem relocalizadas.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As concessões que a UE vai fazer à Turquia como moeda de troca, são muito piores do que a presença dos refugiados na UE !
    A longo prazo e com a adesão da Turquia, a Europa passa a ter uma entrada franca e sem controlo para a invasão islâmica.

    • Vire pra lá essa boca! Vale muito mais ficarem todos na Turquia do que andarem a deitar bombas pela Europa fora! Deviam ser todos devolvidos à procedência. O que eles querem não é fugir da guerra, o que querem é subsídios. Vade retro!

  2. Só acho contranatura a Turquia como financiadora do DAESH vir a pertencer à UE. Que negócios escabrosos tem a UE com a Turquia?

RESPONDER

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …