UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia está a contas com um processo no Tribunal Penal Internacional, onde é acusada de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração.

Omer Shatz, advogado e professor de Direito Internacional interpôs um processo à União Europeia, em junho, no Tribunal Penal Internacional. Em colaboração com o advogado Juan Branco, sustenta que há pessoas a morrer no Mediterrâneo devido a decisões políticas tomadas pela União Europeia.

Em entrevista exclusiva ao jornal Público, Shatz disse que se trata de acusações de crimes ou homicídio por omissão, por abandonarem a “zona de buscas e salvamento”. Depois, há ainda acusação de crime por procuração, já que afastou as organizações não governamentais que ocuparam o espaço, deixando-o à responsabilidade da “guarda costeira líbia”.

As milícia líbias intercetam os migrantes que tentam fugir e levam-nos para uma espécie de “campos de concentração”, onde são torturados. Shatz realça que ninguém contesta que haja crimes a ser cometidos na Líbia a imigrantes.

O advogado diz ainda que a União Europeia está a pagar centenas de milhares de euros a estes traficantes para travar a migração. Nos últimos cinco anos, quase 20 mil pessoas morreram no Mediterrâneo e 50 mil pessoas que foram levados para a Líbia pelas milícias – e há uma tendência para este valor aumentar.

A UE “afasta os barcos das ONG e espera que cheguem os barcos da guarda costeira líbia”. Se não chegarem, deixam que morram afogados. “E não sou eu ou o Juan Branco a dizer isto. Se ler os relatórios da ONU, dos relatores da tortura, das execuções sumárias, a Human Rights Watch, a Amnistia Internacional… A própria UE retirou o seu pessoal na Líbia, porque não é seguro”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Querida ZAP, não é “que se tratam de acusações”, é que se TRATA de acusações. O verbo tratar, quando é sinónimo de “lidar com”, só se pronuncia na 2ª pessoa do singular.

RESPONDER

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …