Ucrânia vai pedir adesão à União Europeia em 2020

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

A Ucrânia vai pedir oficialmente a adesão à União Europeia em 2020, anunciou esta quinta-feira, em Kiev, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

“Eu vou apresentar quinta-feira um programa de reformas, cuja implementação permitirá à Ucrânia apresentar em seis anos um pedido de adesão à União Europeia”, disse Poroshenko, ao discursar num congresso de magistrados, segundo a sua assessoria de imprensa.

O Presidente ucraniano precisou que o plano prevê cerca de 60 reformas e programas especiais e destacou a reforma do sistema judicial, destinada a restabelecer a confiança da sociedade na justiça.

Poroshenko anunciou também, por outro lado, que encarregou o Governo de renunciar oficialmente ao estatuto de Não-Alinhado, uma medida que abre caminho à entrada da Ucrânia na NATO.

Segundo escreveu no Twitter, promulgou hoje por decreto uma decisão nesse sentido, adotada no final de agosto pelo Conselho de Segurança e Defesa Nacional, que considerou então uma prioridade o desenvolvimento de relações estratégicas entre a Ucrânia e os Estados Unidos, a UE e a NATO.

A Ucrânia assinou em junho um acordo de associação com a UE, o qual foi ratificado a 17 de setembro pela Rada Suprema (parlamento ucraniano) e pelo Parlamento Europeu.

A vertente comercial deste acordo só vai, no entanto, entrar em vigor em 2016, em virtude de um acordo alcançado entre Kiev, Bruxelas e Moscovo depois de a Rússia ter ameaçado adotar medidas protecionistas para proteger a sua economia do impacto negativo da entrada de produtos europeus.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Querido Poroshenko, com certeza você vai esperar sentado a participação da Ucrânia na União Européia porque se você esperar de pé você vai ficar cansado. A União Européia é uma associação que tem o nariz empinado e anda de salto alto. O prazer da União Européia é pisar nos países europeus que estão pobres atualmente. O poder da União Européia se faz quando os países pobres se humilham frente a União Européia acatando a tal da austeridade econômica. A Ucrânia vai limpar as latrinas da Europa do mesmo jeito que Portugal e Espanha. Espero que o presidente russo da época não aceite a Ucrânia de volta à União Eslava. Porque você acredita na pompa da Europa? O livro de História que você leu não era bom. A única coisa que a Europa tem é imagem e uma História mentirosa. A propósito, o gás e petróleo da Ucrânia é russo.

RESPONDER

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …