Ucrânia vai pedir adesão à União Europeia em 2020

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

A Ucrânia vai pedir oficialmente a adesão à União Europeia em 2020, anunciou esta quinta-feira, em Kiev, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

“Eu vou apresentar quinta-feira um programa de reformas, cuja implementação permitirá à Ucrânia apresentar em seis anos um pedido de adesão à União Europeia”, disse Poroshenko, ao discursar num congresso de magistrados, segundo a sua assessoria de imprensa.

O Presidente ucraniano precisou que o plano prevê cerca de 60 reformas e programas especiais e destacou a reforma do sistema judicial, destinada a restabelecer a confiança da sociedade na justiça.

Poroshenko anunciou também, por outro lado, que encarregou o Governo de renunciar oficialmente ao estatuto de Não-Alinhado, uma medida que abre caminho à entrada da Ucrânia na NATO.

Segundo escreveu no Twitter, promulgou hoje por decreto uma decisão nesse sentido, adotada no final de agosto pelo Conselho de Segurança e Defesa Nacional, que considerou então uma prioridade o desenvolvimento de relações estratégicas entre a Ucrânia e os Estados Unidos, a UE e a NATO.

A Ucrânia assinou em junho um acordo de associação com a UE, o qual foi ratificado a 17 de setembro pela Rada Suprema (parlamento ucraniano) e pelo Parlamento Europeu.

A vertente comercial deste acordo só vai, no entanto, entrar em vigor em 2016, em virtude de um acordo alcançado entre Kiev, Bruxelas e Moscovo depois de a Rússia ter ameaçado adotar medidas protecionistas para proteger a sua economia do impacto negativo da entrada de produtos europeus.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Querido Poroshenko, com certeza você vai esperar sentado a participação da Ucrânia na União Européia porque se você esperar de pé você vai ficar cansado. A União Européia é uma associação que tem o nariz empinado e anda de salto alto. O prazer da União Européia é pisar nos países europeus que estão pobres atualmente. O poder da União Européia se faz quando os países pobres se humilham frente a União Européia acatando a tal da austeridade econômica. A Ucrânia vai limpar as latrinas da Europa do mesmo jeito que Portugal e Espanha. Espero que o presidente russo da época não aceite a Ucrânia de volta à União Eslava. Porque você acredita na pompa da Europa? O livro de História que você leu não era bom. A única coisa que a Europa tem é imagem e uma História mentirosa. A propósito, o gás e petróleo da Ucrânia é russo.

RESPONDER

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …