Ucrânia vai pedir adesão à União Europeia em 2020

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

A Ucrânia vai pedir oficialmente a adesão à União Europeia em 2020, anunciou esta quinta-feira, em Kiev, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

“Eu vou apresentar quinta-feira um programa de reformas, cuja implementação permitirá à Ucrânia apresentar em seis anos um pedido de adesão à União Europeia”, disse Poroshenko, ao discursar num congresso de magistrados, segundo a sua assessoria de imprensa.

O Presidente ucraniano precisou que o plano prevê cerca de 60 reformas e programas especiais e destacou a reforma do sistema judicial, destinada a restabelecer a confiança da sociedade na justiça.

Poroshenko anunciou também, por outro lado, que encarregou o Governo de renunciar oficialmente ao estatuto de Não-Alinhado, uma medida que abre caminho à entrada da Ucrânia na NATO.

Segundo escreveu no Twitter, promulgou hoje por decreto uma decisão nesse sentido, adotada no final de agosto pelo Conselho de Segurança e Defesa Nacional, que considerou então uma prioridade o desenvolvimento de relações estratégicas entre a Ucrânia e os Estados Unidos, a UE e a NATO.

A Ucrânia assinou em junho um acordo de associação com a UE, o qual foi ratificado a 17 de setembro pela Rada Suprema (parlamento ucraniano) e pelo Parlamento Europeu.

A vertente comercial deste acordo só vai, no entanto, entrar em vigor em 2016, em virtude de um acordo alcançado entre Kiev, Bruxelas e Moscovo depois de a Rússia ter ameaçado adotar medidas protecionistas para proteger a sua economia do impacto negativo da entrada de produtos europeus.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Querido Poroshenko, com certeza você vai esperar sentado a participação da Ucrânia na União Européia porque se você esperar de pé você vai ficar cansado. A União Européia é uma associação que tem o nariz empinado e anda de salto alto. O prazer da União Européia é pisar nos países europeus que estão pobres atualmente. O poder da União Européia se faz quando os países pobres se humilham frente a União Européia acatando a tal da austeridade econômica. A Ucrânia vai limpar as latrinas da Europa do mesmo jeito que Portugal e Espanha. Espero que o presidente russo da época não aceite a Ucrânia de volta à União Eslava. Porque você acredita na pompa da Europa? O livro de História que você leu não era bom. A única coisa que a Europa tem é imagem e uma História mentirosa. A propósito, o gás e petróleo da Ucrânia é russo.

RESPONDER

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel sofrerá obras e será devolvida aos peões em 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …

Ronaldo e outras 22 apostas de Fernando Santos para a Ligas da Nações

Fernando Santos já garantiu que Ronaldo vai fazer parte da lista dos 23 selecionados para a fase final da Liga das Nações de futebol. Além de Ronaldo, a presença de João Félix também parece garantida. O …

Faltas dos alunos que adiram à greve pelo clima serão injustificadas

As faltas dos alunos que participem na greve estudantil internacional em defesa do clima serão injustificadas, segundo os diretores escolares, que garantem que as escolas vão funcionar normalmente com a realização de aulas e testes. Na …