Ucrânia confirma: russos fugiram de Bakhmut

13

Ministério da Defesa da Rússia / EPA

Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, junto a militares russos

Uma brigada russa que tentava controlar a cidade-chave na guerra saiu de Bakhmut e deixou 500 soldados mortos para trás.

As forças armadas ucranianas confirmaram na terça-feira à noite, na rede social Telegram, que uma das brigadas russas que tentava tomar o controlo da cidade de Bakhmut deixou as suas posições, abandonando 500 soldados mortos.

“É oficial. As informações de Prigozhin [líder da brigada militar privada russa Wagner] sobre a fuga da 72.ª brigada das forças armadas russas e os cerca de ‘500 cadáveres’ que os russos deixaram são verdadeiras”, diz a mensagem publicada na conta oficial da terceira brigada de assalto ucraniana.

Num dos vídeos sobre a situação na linha da frente, Prigozhin já tinha acusado a 72.ª brigada do exército russo de abandonar as suas posições depois de perder “três quilómetros quadrados” numa área estratégica, na qual os russos perderam 500 homens.

“Agarraram nas coisas e simplesmente fugiram“, disse Prigozhin.

As declarações do oligarca russo e patrão do grupo Wagner, cujos combatentes foram contratados para lutar em Bakhmut, foram difundidas na mesma altura em que decorria o tradicional desfile de 9 de maio (Dia da Vitória), que assinala a capitulação da Alemanha nazi, em 1945.

Na terça-feira à noite, na mensagem divulgada no Telegram, a terceira brigada separada do exército ucraniano disse ter eliminado 64 combatentes russos e ferido outros 87, em dois dias, no sudeste de Bakhmut, onde as forças ucranianas continuam a defender a parte da cidade que ainda controlam.

“Entre as vítimas russas estão mercenários do grupo Wagner, diz a nota da brigada ucraniana, que também relata a captura de cinco prisioneiros de guerra russos e a destruição de equipamentos militares russos.

A Rússia lançou a sua ofensiva contra Bakhmut em agosto do ano passado. Apesar de controlar a maior parte do território desta região, as forças russas ainda não conseguiram expulsar completamente os ucranianos desta pequena cidade, onde investiram consideráveis recursos técnicos e humanos.

A Ucrânia também sofreu baixas significativas na defesa de Bakhmut. Kiev justifica a sua insistência em defender as últimas posições na cidade com o facto de quererem desgastar as tropas russas e impedi-las de lançar ações ofensivas noutros segmentos da frente de combate.

// Lusa

13 Comments

  1. Na Frente de Combate, os soldados russos fogem e em Moscovo Putin vitimiza-se dizendo que o Ocidente declarou Guerra à Russia. Na praça vermelha desfila um único e velho tanque, enquanto mais de 20 cidades cancelaram os desfiles. O Dia da Vitória foi um desastre. Putin não teve nenhuma Vitória para celebrar só queixumes e lamentos. Em um ano a Russia não avançou no campo de batalha e perdeu territórios conquistados, Putin meteu-se num atoleiro e agora só sai quando for obrigada a recuar. Boas notícias para a Ucrânia, Putin está a perder esta guerra.

  2. Pensavam os russos que isto era manteiga ! Até nisso são muito pacóvios. A Ucrânia não é a Bielorrússia onde conseguiram encaixar um Presidente fantoche.

  3. Já fugiram do aeroporto de Kiev, do cerco de Kiev, de Kahrkiv, de Kehrson. Não me admita que estejam agora a começar a fugir de Bakhmut. Fugir tem sido uma constante.

  4. Quando o conflito chegar ao fim, quero ver quantos de vós serão capazes de reconhecer que andaram este tempo todo a dizer disparates…

    • Uma coisa é certa. Já tiveste o aeroporto de Kiev tomado. Já estiveste com uma coluna de 60 kms às portas de Kiev. Já estiveste em Kerhson, Já estiveste em Karhkiv… e já não estás em nenhum destes sítios! É verdade ou mentira? E, aparentemente, agora estás a ir-te de Bahkmut…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.