Ucrânia já terá usado armas dos EUA para atingir Rússia. “A NATO está em guerra connosco”

5

Oleg Petrasyuk/EPA

Relato de Dmitri Peskov, um dia depois da autorização de Joe Biden. Mas a mudança real na guerra vai ser apenas “marginal”.

A Rússia denunciou nesta sexta-feira que as armas dos EUA já estão a ser utilizadas pela Ucrânia para atingir o território russo, um dia depois de os Estados Unidos terem autorizado Kiev a usá-las para esse efeito.

“Sabemos (…) que as armas de fabrico norte-americano já estão a ser utilizadas para tentar atingir o território russo”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, aos jornalistas.

“Isto mostra de forma bastante eloquente o grau de envolvimento dos Estados Unidos neste conflito”, afirmou, citado pela agência francesa AFP.

Além dos Estados Unidos, a Alemanha anunciou esta sexta que também autorizou a Ucrânia a utilizar armas alemãs contra alvos militares na Rússia para se defender dos ataques lançados por Moscovo, nomeadamente na região de Kharkiv (nordeste).

A Ucrânia enfrenta uma nova ofensiva da Rússia desde o início de maio, depois de ter fracassado uma contraofensiva que lançou no verão passado.

“Entram na guerra”

Dmitry Medvedev, antigo presidente da Rússia, avisa que o facto de a Ucrânia estar agora a usar armas da NATO é sinónimo de a NATO entrar em guerra com a Rússia.

“A Rússia considera que todas as armas de longo alcance utilizadas pela Ucrânia já são diretamente controladas por militares de países da NATO. Isto não é assistência militar, é participação numa guerra contra nós. Estas ações podem muito bem tornar-se um casus belli (um ato que provoca uma guerra)”, comentou o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.

No Telegram, Medvedev escreveu que a guerra pode entrar na “sua fase final”, já que a relação com o Ocidente está a desenvolver-se “de acordo com o pior cenário possível“.

E voltou a ameaça nuclear: “Infelizmente, não é intimidação ou bluff nuclear”.

O que muda?

As armas dos EUA estão a ser usadas pela Ucrânia mas, de acordo com fontes norte-americanas, só podem ser utilizadas perto da região de Kharkiv, cita a BBC.

Os ucranianos só podem usar as armas em situações de contra-ataque, segundo a mesma fonte.

A Ucrânia está proibida de utilizar armas de maior alcance dentro do território da Rússia, lê-se no Politico, que falou com um responsável da Casa Branca.

Na prática, explica o Euronews, a Ucrânia passa a poder lançar mão de rockets e lançadores de rockets norte-americanos para abater mísseis russos lançados em direção a Kharkiv.

E, também na prática, a mudança na guerra é apenas “marginal”, segundo Felipe Pathé Duarte.

O comentador da RTP vê a Ucrânia com maior capacidade de defender Kharkiv, mas esta autorização da NATO e dos EUA vai apenas “melhorar marginalmente as defesas ucranianas à volta de Kharkiv”.

“Neutralizar a ameaça russa à cidade provavelmente exigiria outro tipo de capacidade, nomeadamente ataques de longo alcance para dentro da Rússia, para atingir linhas de abastecimento e movimentos militares. Vai capacitar, não vai melhorar muito“, acrescentou Felipe.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. `A Ucrânia está proibida de utilizar armas de maior alcance dentro do território da Rússia`…. Que raio DE narrativa !
    Mas não se fala em proibir a Rússia de atacar território da Ucrânia. Quem vai proibir, ? A China, a Coreia do Norte, o Irão??? Tem de ser os EUA a dizer… BASTA!

  2. Para onde estamos indo agora? O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto não se aplica apenas à Ucrânia. A União Europeia e a NATO vão desmoronar-se. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte, e por causa do conflito étnico], porque os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a)
    Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4)

  3. Os Politicos e os seus discursos…, mas afinal de contas, a CIA e o MI5 tem varias bases montadas ao longo da fronteira Russa, os sistemas PATRIOT estao a ser usados com o apoio do Exercito Americano no terrirorio da Ukrania, apesar de nos tentarem enganar dizendo que os Ukranianos sao muito bons…, pois em 6 Meses, ao contrario da norma que diz que sao precisos, no minimo, um ano e meio de aprendizagem, ficaram aptos para operar esse sistema, e agora estao peocupados em usarem o armamento no interior da Russia??!!!!!!, o Putin so agradece…, e entre tanto, mais Ukranianos no cemiterio, nao ha outra maneira de derrotarem o Putin sem bombardeamentos no interior da Russia, o resto e HIPOCRISIA.

  4. Então, acabem com esses russos de uma vez para sempre. Um povo arrogante, bruta-montes que mereça uma lição de humildade

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.