/

Ucrânia acusa Moscovo de querer começar 3ª Guerra Mundial

voevode777 / Flickr

-

O primeiro-ministro ucraniano acusou esta sexta-feira a Rússia de querer começar “uma terceira guerra mundial” ao apoiar a insurreição separatista no leste da Ucrânia e apelou para a comunidade internacional se unir “contra a agressão russa”.

“As tentativas de agressão do exército russo no território da Ucrânia levarão a um conflito sobre o território da Europa. O mundo não se esqueceu da II Guerra Mundial e a Rússia pretende lançar uma terceira guerra mundial”, declarou Arseni Iatseniouk durante um conselho de ministros.

“O apoio da Rússia aos terroristas na Ucrânia constitui um crime internacional e nós apelamos à comunidade internacional para se unir contra a agressão russa”, acrescentou.

A tensão na Ucrânia tem subido de tom, perante a ameaça também de uma crise energética.

Na quinta-feira, representantes da União Europeia, Eslováquia e Ucrânia não chegaram a acordo, em Bratislava, para bombear gás para a Ucrânia a partir do Ocidente, disseram à Efe fontes do Ministério da Economia eslovaco.

“Não houve acordo”, disse Stanislav Jurikovic, porta-voz do ministério, a propósito de uma iniciativa promovida pela Eslováquia dada a complicada situação da Ucrânia resultante da forte subida do preço do gás russo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.