Uber meteu-se com os túneis de Musk (e levou troco nos táxis voadores)

Thomas Hawk / Flickr

Elon Musk: Sonhador, bilionário, fundador do PayPal, SpaceX, Tesla, Boring Company, HyperLoop, Solar Cities...

Elon Musk: Sonhador, bilionário, fundador do PayPal, SpaceX, Tesla, Boring Company, HyperLoop, Solar Cities…

Dara Khosrowshahi, o novo CEO da Uber, perguntou ao alunos numa visita à universidade IIT Delhi na India: “para quê cavar túneis quando se pode utilizar o ar?” A provocação não passou despercebida a Elon Musk, e respondeu.

A pergunta de Khosrowshahi tinha dois objectivos distintos. Em primeiro lugar, servir de introdução ao novo protejo da Uber de criar “táxis voadores”. Dara reforçou a ideia de que estes táxis voadores não são uma miragem de um futuro distante e que poderão estar disponíveis dentro de “5 a 10 anos”.

Por outro lado, a pergunta era uma farpa indirecta a Elon Musk, o fundador da Tesla, que, entre os seus inúmeros projectos revolucionários, lançou a Boring Company, empresa com a qual está a escavar uma rede de túneis subterrâneos para fazer ligações rodoviárias de alta velocidade entre Nova Iorque e Washington DC.

A provocação do empresário irano-americano não passou despercebida a Elon Musk, que não perdeu a oportunidade e respondeu de imediato no Twitter.

“Se já adoras drones a voar por cima da tua casa, vais adorar ainda mais um vasto número de carros a voar por cima da tua cabeça, que são mil vezes maiores e mais barulhentos e que rebentam com qualquer coisa que não esteja pregada ao chão quando aterram”, escreveu sarcasticamente Elon Musk.

As reacções ao anuncio de que a Uber vai entrar no negócio dos táxis voadores têm sido mistas. Se alguns receberam com entusiasmo a ideia de carros voadores a transportar pessoas pelos ares, outros consideram-na extremamente irrealista – especialmente num espaço temporal de apenas 10 anos.

Principalmente porque, salientam alguns, a Uber não tem à frente nenhum Elon Musk – um bilionário visionário com o mau hábito de sonhar coisas que transforma em realidade pouco tempo depois de chocar o Mundo com o seu anúncio.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …