Elon Musk quer eliminar engarrafamentos com uma rede de túneis subterrâneos

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, decidiu construir uma máquina e começar a escavar túneis nas estradas, para acabar com os engarrafamentos.

A ideia de construir uma rede de túneis para resolver o problema dos engarrafamentos no trânsito surgiu ao visionário fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o ano passado, quando estava preso (num engarrafamento, claro).

“O trânsito está a deixar-me louco”, comentou Musk no Twitter. “Vou construir uma  máquina de fazer túneis e começar a escavar”. “Vou mesmo fazê-lo”, garantiu.

Para Elon Musk, passar das ideias à acção parece ser sempre muito fácil. E para concretizar a sua mais recente visão sobre como se pode revolucionar os meios de transporte, Musk criou mais uma empresa, a Boring Company.

Um vídeo divulgado durante uma palestra TEDTalk do milionário a semana passada mostra uma renderização de uma rede de trânsito subterrânea, na qual os carros poderão viajar através de túneis, a mais de 200km/h.

A visão de Musk passa por haver à superfície lugares de estacionamento que são, na verdade, entradas para uma plataforma estacionada num elevador, que desce o veículo para o subsolo e lhe dá acesso a uma rede de túneis.

Nessa rede, o que circula são na realidade as plataformas autónomas, em cima das quais os carros estão literalmente parados, viajando nas plataformas, que são controladas por um sistema informático que gere todas as plataformas em circulação e optimiza os fluxos de tráfego.

Esta rede teria vantagens sobre as rotas de superfície não só por causa do roteamento inteligente, mas também pela sua estrutura 3D. À superfície, as estradas geralmente só têm um nível, no máximo dois ou três. No subsolo, há possibilidade de sobrepor várias camadas entrecruzadas, que ajudam a acelerar a rota para qualquer destino.

Viajar desta forma permite que os condutores excedam as velocidades que são possíveis na superfície. Para além disso, acima do solo, as estradas geralmente possuem no máximo dois ou três cruzamentos desnivelados, mas no subsolo há a possibilidade de criar várias estradas entrecruzadas.

Durante a TEDTalk, Elon Musk revelou que passa apenas cerca de 3% do seu tempo na  Boring Company, o que significa que esta invenção ainda está longe de ser real. 

No entanto, em fevereiro Elon Musk publicou um tweet com uma foto da sua máquina tuneladora, que está a construir os primeiros quilómetros da sua rede e túneis no subsolo de Los Angeles.

Esta não é a primeira incursão de Musk no problema dos meios de transporte. Em julho de 2013, o CEO da Tesla apresentou ao mundo o conceito do Hyperloop – um revolucionário 5º meio de transporte, movido a energia solar, que nunca tem acidentes, anda 2 vezes mais depressa que um avião, e que parte exactamente à hora a que chegamos…

Poucas semanas mais tarde, Elon Musk apresentou o design alpha do seu Hyperloop e libertou as patentes para qualquer empresa ou entidade que quisesse tornar realidade o revolucionário conceito. Algo que aconteceu pela primeira vez o ano passado, no Dubai.

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …