Elon Musk quer eliminar engarrafamentos com uma rede de túneis subterrâneos

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, decidiu construir uma máquina e começar a escavar túneis nas estradas, para acabar com os engarrafamentos.

A ideia de construir uma rede de túneis para resolver o problema dos engarrafamentos no trânsito surgiu ao visionário fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o ano passado, quando estava preso (num engarrafamento, claro).

“O trânsito está a deixar-me louco”, comentou Musk no Twitter. “Vou construir uma  máquina de fazer túneis e começar a escavar”. “Vou mesmo fazê-lo”, garantiu.

Para Elon Musk, passar das ideias à acção parece ser sempre muito fácil. E para concretizar a sua mais recente visão sobre como se pode revolucionar os meios de transporte, Musk criou mais uma empresa, a Boring Company.

Um vídeo divulgado durante uma palestra TEDTalk do milionário a semana passada mostra uma renderização de uma rede de trânsito subterrânea, na qual os carros poderão viajar através de túneis, a mais de 200km/h.

A visão de Musk passa por haver à superfície lugares de estacionamento que são, na verdade, entradas para uma plataforma estacionada num elevador, que desce o veículo para o subsolo e lhe dá acesso a uma rede de túneis.

Nessa rede, o que circula são na realidade as plataformas autónomas, em cima das quais os carros estão literalmente parados, viajando nas plataformas, que são controladas por um sistema informático que gere todas as plataformas em circulação e optimiza os fluxos de tráfego.

Esta rede teria vantagens sobre as rotas de superfície não só por causa do roteamento inteligente, mas também pela sua estrutura 3D. À superfície, as estradas geralmente só têm um nível, no máximo dois ou três. No subsolo, há possibilidade de sobrepor várias camadas entrecruzadas, que ajudam a acelerar a rota para qualquer destino.

Viajar desta forma permite que os condutores excedam as velocidades que são possíveis na superfície. Para além disso, acima do solo, as estradas geralmente possuem no máximo dois ou três cruzamentos desnivelados, mas no subsolo há a possibilidade de criar várias estradas entrecruzadas.

Durante a TEDTalk, Elon Musk revelou que passa apenas cerca de 3% do seu tempo na  Boring Company, o que significa que esta invenção ainda está longe de ser real. 

No entanto, em fevereiro Elon Musk publicou um tweet com uma foto da sua máquina tuneladora, que está a construir os primeiros quilómetros da sua rede e túneis no subsolo de Los Angeles.

Esta não é a primeira incursão de Musk no problema dos meios de transporte. Em julho de 2013, o CEO da Tesla apresentou ao mundo o conceito do Hyperloop – um revolucionário 5º meio de transporte, movido a energia solar, que nunca tem acidentes, anda 2 vezes mais depressa que um avião, e que parte exactamente à hora a que chegamos…

Poucas semanas mais tarde, Elon Musk apresentou o design alpha do seu Hyperloop e libertou as patentes para qualquer empresa ou entidade que quisesse tornar realidade o revolucionário conceito. Algo que aconteceu pela primeira vez o ano passado, no Dubai.

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …