/

Elon Musk quer eliminar engarrafamentos com uma rede de túneis subterrâneos

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, decidiu construir uma máquina e começar a escavar túneis nas estradas, para acabar com os engarrafamentos.

A ideia de construir uma rede de túneis para resolver o problema dos engarrafamentos no trânsito surgiu ao visionário fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o ano passado, quando estava preso (num engarrafamento, claro).

“O trânsito está a deixar-me louco”, comentou Musk no Twitter. “Vou construir uma  máquina de fazer túneis e começar a escavar”. “Vou mesmo fazê-lo”, garantiu.

Para Elon Musk, passar das ideias à acção parece ser sempre muito fácil. E para concretizar a sua mais recente visão sobre como se pode revolucionar os meios de transporte, Musk criou mais uma empresa, a Boring Company.

Um vídeo divulgado durante uma palestra TEDTalk do milionário a semana passada mostra uma renderização de uma rede de trânsito subterrânea, na qual os carros poderão viajar através de túneis, a mais de 200km/h.

A visão de Musk passa por haver à superfície lugares de estacionamento que são, na verdade, entradas para uma plataforma estacionada num elevador, que desce o veículo para o subsolo e lhe dá acesso a uma rede de túneis.

Nessa rede, o que circula são na realidade as plataformas autónomas, em cima das quais os carros estão literalmente parados, viajando nas plataformas, que são controladas por um sistema informático que gere todas as plataformas em circulação e optimiza os fluxos de tráfego.

Esta rede teria vantagens sobre as rotas de superfície não só por causa do roteamento inteligente, mas também pela sua estrutura 3D. À superfície, as estradas geralmente só têm um nível, no máximo dois ou três. No subsolo, há possibilidade de sobrepor várias camadas entrecruzadas, que ajudam a acelerar a rota para qualquer destino.

Viajar desta forma permite que os condutores excedam as velocidades que são possíveis na superfície. Para além disso, acima do solo, as estradas geralmente possuem no máximo dois ou três cruzamentos desnivelados, mas no subsolo há a possibilidade de criar várias estradas entrecruzadas.

Durante a TEDTalk, Elon Musk revelou que passa apenas cerca de 3% do seu tempo na  Boring Company, o que significa que esta invenção ainda está longe de ser real. 

No entanto, em fevereiro Elon Musk publicou um tweet com uma foto da sua máquina tuneladora, que está a construir os primeiros quilómetros da sua rede e túneis no subsolo de Los Angeles.

Esta não é a primeira incursão de Musk no problema dos meios de transporte. Em julho de 2013, o CEO da Tesla apresentou ao mundo o conceito do Hyperloop – um revolucionário 5º meio de transporte, movido a energia solar, que nunca tem acidentes, anda 2 vezes mais depressa que um avião, e que parte exactamente à hora a que chegamos…

Poucas semanas mais tarde, Elon Musk apresentou o design alpha do seu Hyperloop e libertou as patentes para qualquer empresa ou entidade que quisesse tornar realidade o revolucionário conceito. Algo que aconteceu pela primeira vez o ano passado, no Dubai.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.