Elon Musk quer eliminar engarrafamentos com uma rede de túneis subterrâneos

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, decidiu construir uma máquina e começar a escavar túneis nas estradas, para acabar com os engarrafamentos.

A ideia de construir uma rede de túneis para resolver o problema dos engarrafamentos no trânsito surgiu ao visionário fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o ano passado, quando estava preso (num engarrafamento, claro).

“O trânsito está a deixar-me louco”, comentou Musk no Twitter. “Vou construir uma  máquina de fazer túneis e começar a escavar”. “Vou mesmo fazê-lo”, garantiu.

Para Elon Musk, passar das ideias à acção parece ser sempre muito fácil. E para concretizar a sua mais recente visão sobre como se pode revolucionar os meios de transporte, Musk criou mais uma empresa, a Boring Company.

Um vídeo divulgado durante uma palestra TEDTalk do milionário a semana passada mostra uma renderização de uma rede de trânsito subterrânea, na qual os carros poderão viajar através de túneis, a mais de 200km/h.

A visão de Musk passa por haver à superfície lugares de estacionamento que são, na verdade, entradas para uma plataforma estacionada num elevador, que desce o veículo para o subsolo e lhe dá acesso a uma rede de túneis.

Nessa rede, o que circula são na realidade as plataformas autónomas, em cima das quais os carros estão literalmente parados, viajando nas plataformas, que são controladas por um sistema informático que gere todas as plataformas em circulação e optimiza os fluxos de tráfego.

Esta rede teria vantagens sobre as rotas de superfície não só por causa do roteamento inteligente, mas também pela sua estrutura 3D. À superfície, as estradas geralmente só têm um nível, no máximo dois ou três. No subsolo, há possibilidade de sobrepor várias camadas entrecruzadas, que ajudam a acelerar a rota para qualquer destino.

Viajar desta forma permite que os condutores excedam as velocidades que são possíveis na superfície. Para além disso, acima do solo, as estradas geralmente possuem no máximo dois ou três cruzamentos desnivelados, mas no subsolo há a possibilidade de criar várias estradas entrecruzadas.

Durante a TEDTalk, Elon Musk revelou que passa apenas cerca de 3% do seu tempo na  Boring Company, o que significa que esta invenção ainda está longe de ser real. 

No entanto, em fevereiro Elon Musk publicou um tweet com uma foto da sua máquina tuneladora, que está a construir os primeiros quilómetros da sua rede e túneis no subsolo de Los Angeles.

Esta não é a primeira incursão de Musk no problema dos meios de transporte. Em julho de 2013, o CEO da Tesla apresentou ao mundo o conceito do Hyperloop – um revolucionário 5º meio de transporte, movido a energia solar, que nunca tem acidentes, anda 2 vezes mais depressa que um avião, e que parte exactamente à hora a que chegamos…

Poucas semanas mais tarde, Elon Musk apresentou o design alpha do seu Hyperloop e libertou as patentes para qualquer empresa ou entidade que quisesse tornar realidade o revolucionário conceito. Algo que aconteceu pela primeira vez o ano passado, no Dubai.

PARTILHAR

RESPONDER

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …