A Uber está imparável e já planeia o táxi voador

DARPA

DARPA aposta na VTOL - Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

DARPA aposta na VTOL – Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

O rápido crescimento da Uber a nível mundial está a levar os responsáveis da empresa a projectarem para o futuro um novo tipo de transporte – o táxi voador que pode mudar radicalmente a vida das grandes cidades.

O director de produto da Uber, Jeff Holden, anunciou esta intenção da empresa durante a conferência “O Futuro das Cidades”, realizada em Nantucket, Massachusetts, nos EUA, no último fim-de-semana, segundo reporta Kara Swisher, jornalista da Recode que participou no evento.

Holden perspectiva que dentro de uma década, a Uber poderá estar a usar “táxis voadores”, graças à tecnologia VTOL – Vertical Take-Off and Landing.

Estamos a falar de uma espécie de helicópteros do futuro, capazes de descolarem e de aterrarem verticalmente, mas com asas fixas, baterias e mais silenciosos.

A VTOL é um tipo de tecnologia que está a ser alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA – a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana.

O projecto da DARPA parte do princípio de que os desafios actuais, que impedem a concretização imediata da tecnologia, podem ser ultrapassados através da “polinização cruzada inovadora entre as tecnologias de asas fixas e de asas rotativas” e “desenvolvendo e integrando novos sub-sistemas para permitir melhoramentos radicais nas capacidades verticais do voo de cruzeiro”.

A gigante da aeronáutica Airbus também está a trabalhar no conceito dos táxis aéreos para as grandes cidades e está já a desenvolver um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que o seu primeiro voo de teste seja feito em 2017, segundo se refere na revista Aviation Week.

Um dos grandes alvos do conceito da Airbus são serviços como a Uber e um dos líderes do projecto, Rodin Lysoff, considera na Aviation Week que “a procura global por este tipo de avião pode suportar frotas de milhões de veículos em todo o mundo”.

Jeff Holden não duvida de que os “táxis voadores” – e preferencialmente os da Uber, como desejará – vão tomar conta das cidades num futuro próximo e mudar “a forma como trabalhamos e vivemos”, conforme cita a Recode.

O dirigente da Uber acredita que a VTOL tem potencial para tirar os carros particulares das grandes cidades e assim, acabar com as dores de cabeça do trânsito e com os altos níveis de poluição ambiental (pelo menos, ao nível do solo).

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. C´os diabos . Agora é que os taxistas portugueses têm mais problemas. Aproveitem a manifestação que vão fazer a Lisboa e reclamem antecipadamente esta situação para que ela não os venha afectar. Dirigam-se ao OBAMA a reclamar mas não não caiam na asneira de ir lá fazer manifestações pois lá apanharão a tal porrada que anunciam por aqui. Invadam pacificamente a CASA BRANCA. Todos sabemos que uma grande parte dos nossos taxistas têm os carros porcos, são malcriados e iletrados e pouco abona em seu favor, mas afinal são portugueses ou não ?

RESPONDER

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …

Nova lei de registo dos animais vai levar freguesias a perderem receita

O objetivo da nova lei é criar uma base única de dados nacional de registo dos animais e acaba com a obrigatoriedade da licença para os cães. O presidente da maior freguesia do distrito de Bragança, …

Vem aí um novo ecoponto (e vai ser castanho)

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor para a recolha seletiva do lixo. Desta vez, será castanho e passará a estar nas ilhas …

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …