A Uber está imparável e já planeia o táxi voador

DARPA

DARPA aposta na VTOL - Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

DARPA aposta na VTOL – Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

O rápido crescimento da Uber a nível mundial está a levar os responsáveis da empresa a projectarem para o futuro um novo tipo de transporte – o táxi voador que pode mudar radicalmente a vida das grandes cidades.

O director de produto da Uber, Jeff Holden, anunciou esta intenção da empresa durante a conferência “O Futuro das Cidades”, realizada em Nantucket, Massachusetts, nos EUA, no último fim-de-semana, segundo reporta Kara Swisher, jornalista da Recode que participou no evento.

Holden perspectiva que dentro de uma década, a Uber poderá estar a usar “táxis voadores”, graças à tecnologia VTOL – Vertical Take-Off and Landing.

Estamos a falar de uma espécie de helicópteros do futuro, capazes de descolarem e de aterrarem verticalmente, mas com asas fixas, baterias e mais silenciosos.

A VTOL é um tipo de tecnologia que está a ser alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA – a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana.

O projecto da DARPA parte do princípio de que os desafios actuais, que impedem a concretização imediata da tecnologia, podem ser ultrapassados através da “polinização cruzada inovadora entre as tecnologias de asas fixas e de asas rotativas” e “desenvolvendo e integrando novos sub-sistemas para permitir melhoramentos radicais nas capacidades verticais do voo de cruzeiro”.

A gigante da aeronáutica Airbus também está a trabalhar no conceito dos táxis aéreos para as grandes cidades e está já a desenvolver um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que o seu primeiro voo de teste seja feito em 2017, segundo se refere na revista Aviation Week.

Um dos grandes alvos do conceito da Airbus são serviços como a Uber e um dos líderes do projecto, Rodin Lysoff, considera na Aviation Week que “a procura global por este tipo de avião pode suportar frotas de milhões de veículos em todo o mundo”.

Jeff Holden não duvida de que os “táxis voadores” – e preferencialmente os da Uber, como desejará – vão tomar conta das cidades num futuro próximo e mudar “a forma como trabalhamos e vivemos”, conforme cita a Recode.

O dirigente da Uber acredita que a VTOL tem potencial para tirar os carros particulares das grandes cidades e assim, acabar com as dores de cabeça do trânsito e com os altos níveis de poluição ambiental (pelo menos, ao nível do solo).

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. C´os diabos . Agora é que os taxistas portugueses têm mais problemas. Aproveitem a manifestação que vão fazer a Lisboa e reclamem antecipadamente esta situação para que ela não os venha afectar. Dirigam-se ao OBAMA a reclamar mas não não caiam na asneira de ir lá fazer manifestações pois lá apanharão a tal porrada que anunciam por aqui. Invadam pacificamente a CASA BRANCA. Todos sabemos que uma grande parte dos nossos taxistas têm os carros porcos, são malcriados e iletrados e pouco abona em seu favor, mas afinal são portugueses ou não ?

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …