A Uber está imparável e já planeia o táxi voador

DARPA

DARPA aposta na VTOL - Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

DARPA aposta na VTOL – Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

O rápido crescimento da Uber a nível mundial está a levar os responsáveis da empresa a projectarem para o futuro um novo tipo de transporte – o táxi voador que pode mudar radicalmente a vida das grandes cidades.

O director de produto da Uber, Jeff Holden, anunciou esta intenção da empresa durante a conferência “O Futuro das Cidades”, realizada em Nantucket, Massachusetts, nos EUA, no último fim-de-semana, segundo reporta Kara Swisher, jornalista da Recode que participou no evento.

Holden perspectiva que dentro de uma década, a Uber poderá estar a usar “táxis voadores”, graças à tecnologia VTOL – Vertical Take-Off and Landing.

Estamos a falar de uma espécie de helicópteros do futuro, capazes de descolarem e de aterrarem verticalmente, mas com asas fixas, baterias e mais silenciosos.

A VTOL é um tipo de tecnologia que está a ser alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA – a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana.

O projecto da DARPA parte do princípio de que os desafios actuais, que impedem a concretização imediata da tecnologia, podem ser ultrapassados através da “polinização cruzada inovadora entre as tecnologias de asas fixas e de asas rotativas” e “desenvolvendo e integrando novos sub-sistemas para permitir melhoramentos radicais nas capacidades verticais do voo de cruzeiro”.

A gigante da aeronáutica Airbus também está a trabalhar no conceito dos táxis aéreos para as grandes cidades e está já a desenvolver um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que o seu primeiro voo de teste seja feito em 2017, segundo se refere na revista Aviation Week.

Um dos grandes alvos do conceito da Airbus são serviços como a Uber e um dos líderes do projecto, Rodin Lysoff, considera na Aviation Week que “a procura global por este tipo de avião pode suportar frotas de milhões de veículos em todo o mundo”.

Jeff Holden não duvida de que os “táxis voadores” – e preferencialmente os da Uber, como desejará – vão tomar conta das cidades num futuro próximo e mudar “a forma como trabalhamos e vivemos”, conforme cita a Recode.

O dirigente da Uber acredita que a VTOL tem potencial para tirar os carros particulares das grandes cidades e assim, acabar com as dores de cabeça do trânsito e com os altos níveis de poluição ambiental (pelo menos, ao nível do solo).

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. C´os diabos . Agora é que os taxistas portugueses têm mais problemas. Aproveitem a manifestação que vão fazer a Lisboa e reclamem antecipadamente esta situação para que ela não os venha afectar. Dirigam-se ao OBAMA a reclamar mas não não caiam na asneira de ir lá fazer manifestações pois lá apanharão a tal porrada que anunciam por aqui. Invadam pacificamente a CASA BRANCA. Todos sabemos que uma grande parte dos nossos taxistas têm os carros porcos, são malcriados e iletrados e pouco abona em seu favor, mas afinal são portugueses ou não ?

  2. tudo muito bonito, muita fantasia e pouco pratico… querem coisas boas, tecnologia que funcionam no futuro e que seja util… e nao aberracoes…. nem todos teem as ideias certas… a tanta gente com boas ideias que poderiam dar uma ajudinha mas s’o veem alguns futuristas parvos cheiros da massa…
    o futuro dos veiculos voadores ainda nao existe … existem estas primitivas tecnologias que por ventura parecem complicadas mas sao basicas.. ‘e tudo uma questao em ter capital para investir.

    O Futuro ainda nao chegou porque tecnologia ainda nao foram invesntadas… existe sim principios, e descobertas de novas energias isso sera muito bom….

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …