A Uber está imparável e já planeia o táxi voador

DARPA

DARPA aposta na VTOL - Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

DARPA aposta na VTOL – Vertical Take-Off and Landing -, tecnologia de descolagem e aterragem vertical.

O rápido crescimento da Uber a nível mundial está a levar os responsáveis da empresa a projectarem para o futuro um novo tipo de transporte – o táxi voador que pode mudar radicalmente a vida das grandes cidades.

O director de produto da Uber, Jeff Holden, anunciou esta intenção da empresa durante a conferência “O Futuro das Cidades”, realizada em Nantucket, Massachusetts, nos EUA, no último fim-de-semana, segundo reporta Kara Swisher, jornalista da Recode que participou no evento.

Holden perspectiva que dentro de uma década, a Uber poderá estar a usar “táxis voadores”, graças à tecnologia VTOL – Vertical Take-Off and Landing.

Estamos a falar de uma espécie de helicópteros do futuro, capazes de descolarem e de aterrarem verticalmente, mas com asas fixas, baterias e mais silenciosos.

A VTOL é um tipo de tecnologia que está a ser alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA – a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana.

O projecto da DARPA parte do princípio de que os desafios actuais, que impedem a concretização imediata da tecnologia, podem ser ultrapassados através da “polinização cruzada inovadora entre as tecnologias de asas fixas e de asas rotativas” e “desenvolvendo e integrando novos sub-sistemas para permitir melhoramentos radicais nas capacidades verticais do voo de cruzeiro”.

A gigante da aeronáutica Airbus também está a trabalhar no conceito dos táxis aéreos para as grandes cidades e está já a desenvolver um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que o seu primeiro voo de teste seja feito em 2017, segundo se refere na revista Aviation Week.

Um dos grandes alvos do conceito da Airbus são serviços como a Uber e um dos líderes do projecto, Rodin Lysoff, considera na Aviation Week que “a procura global por este tipo de avião pode suportar frotas de milhões de veículos em todo o mundo”.

Jeff Holden não duvida de que os “táxis voadores” – e preferencialmente os da Uber, como desejará – vão tomar conta das cidades num futuro próximo e mudar “a forma como trabalhamos e vivemos”, conforme cita a Recode.

O dirigente da Uber acredita que a VTOL tem potencial para tirar os carros particulares das grandes cidades e assim, acabar com as dores de cabeça do trânsito e com os altos níveis de poluição ambiental (pelo menos, ao nível do solo).

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. C´os diabos . Agora é que os taxistas portugueses têm mais problemas. Aproveitem a manifestação que vão fazer a Lisboa e reclamem antecipadamente esta situação para que ela não os venha afectar. Dirigam-se ao OBAMA a reclamar mas não não caiam na asneira de ir lá fazer manifestações pois lá apanharão a tal porrada que anunciam por aqui. Invadam pacificamente a CASA BRANCA. Todos sabemos que uma grande parte dos nossos taxistas têm os carros porcos, são malcriados e iletrados e pouco abona em seu favor, mas afinal são portugueses ou não ?

  2. tudo muito bonito, muita fantasia e pouco pratico… querem coisas boas, tecnologia que funcionam no futuro e que seja util… e nao aberracoes…. nem todos teem as ideias certas… a tanta gente com boas ideias que poderiam dar uma ajudinha mas s’o veem alguns futuristas parvos cheiros da massa…
    o futuro dos veiculos voadores ainda nao existe … existem estas primitivas tecnologias que por ventura parecem complicadas mas sao basicas.. ‘e tudo uma questao em ter capital para investir.

    O Futuro ainda nao chegou porque tecnologia ainda nao foram invesntadas… existe sim principios, e descobertas de novas energias isso sera muito bom….

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …