Uber quer identificar clientes alcoolizados através de inteligência artificial

A Uber submeteu para aprovação uma patente capaz de identificar passageiros bêbados através de inteligência artificial. Com esta tecnologia, a empresa poderia adaptar as condições de serviço para os seus passageiros 

O pedido de patente, submetido na passada quinta-feira, descreve um sistema que aprende o modo padrão como o utilizador usa a aplicação da Uber. Com este “conhecimento”, a aplicação seria depois capaz de detetar comportamentos fora do comum, avança a CNN.

O sistema baseia-se num algoritmo que avalia vários fatores, incluindo erros de digitação, a precisão com que o usuário clica em links e botões, a velocidade de deslocação e quanto tempo o cliente leva a pedir uma viagem. A hora do dia e a zona onde se encontra o cliente podem ser também fatores a ter em conta.

A patente diz ainda que esta aplicação pode também adequar o tipo de serviço prestados pela empresa. Os condutores seriam previamente avisados do estado do passageiro e, por isso, conseguiriam mobilizar motoristas com maior experiência ou treino para transportar passageiros fora do seu estado comum.

Tendo em conta o estado de embriaguez, os passageiros poderiam não ter acesso à opção de partilhar a viagem com outros utilizadores. Para os motoristas da Uber, lidar com passageiros embriagados é um inconveniente na seu trabalho.

“Seria bom se os motoristas recebessem dinheiro extra por transportar passageiros bêbados. Não é uma grande coisa, mas depois 25ª vez torna-se aborrecido”, explicou Harry Campbell, autor do blog The RideShare Guy, em declarações à CNN.

Segundo a Shifter, a Uber não estará apenas interessada em saber o estado em que os seus clientes se encontram antes de entrarem nos automóveis. A empresa poderá estar também interessada em compreender os comportamentos dos clientes através da utilização de big data

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. acho que estao a abrir portas para a discriminaçao ! quantas vezes eu proprio fui a batizados casamentos etc,e para nao fazer a ( desfeita ) um brinde e outro ,e chegava a hora de partir ,deixava o carro e chamava um serviço de transporte,nunca tive problema nenhum com o condutor ou eles comigo ! estas manias a 1982 de george horwell, estao a ir longe demais

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …