Uber quer identificar clientes alcoolizados através de inteligência artificial

A Uber submeteu para aprovação uma patente capaz de identificar passageiros bêbados através de inteligência artificial. Com esta tecnologia, a empresa poderia adaptar as condições de serviço para os seus passageiros 

O pedido de patente, submetido na passada quinta-feira, descreve um sistema que aprende o modo padrão como o utilizador usa a aplicação da Uber. Com este “conhecimento”, a aplicação seria depois capaz de detetar comportamentos fora do comum, avança a CNN.

O sistema baseia-se num algoritmo que avalia vários fatores, incluindo erros de digitação, a precisão com que o usuário clica em links e botões, a velocidade de deslocação e quanto tempo o cliente leva a pedir uma viagem. A hora do dia e a zona onde se encontra o cliente podem ser também fatores a ter em conta.

A patente diz ainda que esta aplicação pode também adequar o tipo de serviço prestados pela empresa. Os condutores seriam previamente avisados do estado do passageiro e, por isso, conseguiriam mobilizar motoristas com maior experiência ou treino para transportar passageiros fora do seu estado comum.

Tendo em conta o estado de embriaguez, os passageiros poderiam não ter acesso à opção de partilhar a viagem com outros utilizadores. Para os motoristas da Uber, lidar com passageiros embriagados é um inconveniente na seu trabalho.

“Seria bom se os motoristas recebessem dinheiro extra por transportar passageiros bêbados. Não é uma grande coisa, mas depois 25ª vez torna-se aborrecido”, explicou Harry Campbell, autor do blog The RideShare Guy, em declarações à CNN.

Segundo a Shifter, a Uber não estará apenas interessada em saber o estado em que os seus clientes se encontram antes de entrarem nos automóveis. A empresa poderá estar também interessada em compreender os comportamentos dos clientes através da utilização de big data

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. acho que estao a abrir portas para a discriminaçao ! quantas vezes eu proprio fui a batizados casamentos etc,e para nao fazer a ( desfeita ) um brinde e outro ,e chegava a hora de partir ,deixava o carro e chamava um serviço de transporte,nunca tive problema nenhum com o condutor ou eles comigo ! estas manias a 1982 de george horwell, estao a ir longe demais

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …