Uber quer identificar clientes alcoolizados através de inteligência artificial

A Uber submeteu para aprovação uma patente capaz de identificar passageiros bêbados através de inteligência artificial. Com esta tecnologia, a empresa poderia adaptar as condições de serviço para os seus passageiros 

O pedido de patente, submetido na passada quinta-feira, descreve um sistema que aprende o modo padrão como o utilizador usa a aplicação da Uber. Com este “conhecimento”, a aplicação seria depois capaz de detetar comportamentos fora do comum, avança a CNN.

O sistema baseia-se num algoritmo que avalia vários fatores, incluindo erros de digitação, a precisão com que o usuário clica em links e botões, a velocidade de deslocação e quanto tempo o cliente leva a pedir uma viagem. A hora do dia e a zona onde se encontra o cliente podem ser também fatores a ter em conta.

A patente diz ainda que esta aplicação pode também adequar o tipo de serviço prestados pela empresa. Os condutores seriam previamente avisados do estado do passageiro e, por isso, conseguiriam mobilizar motoristas com maior experiência ou treino para transportar passageiros fora do seu estado comum.

Tendo em conta o estado de embriaguez, os passageiros poderiam não ter acesso à opção de partilhar a viagem com outros utilizadores. Para os motoristas da Uber, lidar com passageiros embriagados é um inconveniente na seu trabalho.

“Seria bom se os motoristas recebessem dinheiro extra por transportar passageiros bêbados. Não é uma grande coisa, mas depois 25ª vez torna-se aborrecido”, explicou Harry Campbell, autor do blog The RideShare Guy, em declarações à CNN.

Segundo a Shifter, a Uber não estará apenas interessada em saber o estado em que os seus clientes se encontram antes de entrarem nos automóveis. A empresa poderá estar também interessada em compreender os comportamentos dos clientes através da utilização de big data

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. acho que estao a abrir portas para a discriminaçao ! quantas vezes eu proprio fui a batizados casamentos etc,e para nao fazer a ( desfeita ) um brinde e outro ,e chegava a hora de partir ,deixava o carro e chamava um serviço de transporte,nunca tive problema nenhum com o condutor ou eles comigo ! estas manias a 1982 de george horwell, estao a ir longe demais

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …