Twitter bloqueia temporariamente contas de utilizadores indianos a pedido do governo

Rajat Gupta /EPA

Agricultores protestam no Dia da República da Índia

A rede social Twitter bloqueou temporariamente na segunda-feira mais de duas centenas de contas de utilizadores na Índia, a pedido do governo indiano, incluindo de sindicalistas e agricultores que protestam contra a liberalização do setor, bem como de alguns órgãos de comunicação social.

Segundo a agência Lusa, Fonte do Ministério das Tecnologias de Informação disse à agência de notícias France-Presse (AFP) que o governo pediu ao gigante tecnológico para tomar medidas contra cerca de 250 contas no Twitter, com o argumento de que representam uma “séria ameaça à ordem pública”.

Algumas contas foram bloqueadas durante várias horas na segunda-feira, antes de ficarem novamente acessíveis. Entre os utilizadores que viram as suas contas bloqueadas contam-se ativistas, representantes sindicais de agricultores, líderes da oposição, jornalistas, um ator e um especialista económico.

Desde 26 de novembro, dezenas de milhares de agricultores, na sua maioria do estado do Punjab, têm vindo a manifestar-se na periferia de Nova Deli, em protesto contra reformas governamentais que liberalizam o setor. Uma manifestação em Deli, na semana passada, degenerou em confrontos violentos entre agricultores e a polícia. Desde então, as forças de segurança detiveram dezenas de agricultores e um jornalista da revista Caravan.

Um porta-voz dos agricultores disse que “nada de repreensível” pode ser atribuído às contas bloqueadas, a não ser o apoio aos protestos, que decorrem há meses.

O chefe de redação da revista Caravan, Vinod K. Jose, disse que este é “o mais recente de uma longa lista de ataques” pelas autoridades contra as reportagens da publicação.

A organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras condenou o bloqueio, considerando-o “um caso chocante de censura flagrante”. “Ao ordenar estes bloqueios, o Ministério do Interior está a comportar-se como um Ministério da Verdade orwelliano, que quer impor o seu próprio relato dos protestos dos agricultores”, acrescentou.

Por seu lado, uma porta-voz do Twitter argumentou que “pode ser necessário recusar de tempos a tempos o acesso a alguns conteúdos num determinado país”, se for feito um pedido “devidamente delimitado”, em declarações à AFP.

Segundo a organização não-governamental Human Rights Watch, pelo menos oito jornalistas que cobriam os protestos foram acusados de vários crimes, incluindo sedição e conspiração. “A resposta das autoridades indianas aos protestos tem-se focado em desacreditar manifestantes pacíficos, assediar críticos do governo e perseguir quem noticia os eventos”, acusou esta terça-feira a ONG, em comunicado.

A Índia recorre regularmente ao bloqueio do acesso à Internet, para limitar a partilha de informação, tal como aconteceu na semana passada nos locais de protestos dos agricultores. O país ocupa o 142.º lugar no índice da liberdade de imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras de 2020, num total de 180 países.

Os agricultores reclamam que o governo revogue leis que liberalizam tanto os preços de venda como a quantidade de algumas colheitas vendidas. A situação obriga os agricultores a negociarem os preços com grandes empresas da cadeia de distribuição.

O governo indiano, que chegou a propor uma moratória de 18 meses na aplicação das leis rejeitada pelos sindicatos, defendeu a reforma, afirmando que permitirá aos agricultores negociar nos seus próprios termos. Os agricultores dizem, no entanto, que os diplomas os deixam indefesos e nas mãos das grandes empresas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutra hora. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …