Twitter bloqueia conta de embaixada da China nos EUA por “desumanizar” uigures

A rede social Twitter bloqueou a conta da embaixada da China em Washington após uma mensagem ter referido que as mulheres uigures em Xinjiang se emanciparam e deixaram de ser “máquinas de fazer bebés”.

Uma das decisões finais da administração de Donald Trump esta semana consistiu em declarar que as políticas e ações da China face aos muçulmanos e outras minorias na região do Xinjiang (noroeste) constituem “crimes contra a humanidade” e “genocídio”.

O principal motivo da declaração relaciona-se com o controlo da natalidade imposto aos uigures, indica a agência noticiosa Associated Press (AP).

Outro motivo citado consiste no trabalho forçado dos uigures, que a AP relacionou em anterior reportagem a diversos produtos importados para os Estados Unidos, incluindo vestuário e componentes eletrónicos, em particular câmaras e monitores de computador.

Em 7 de janeiro, o Twitter disse que o tweet da embaixada chinesa violava a política da rede social sobre desumanização.

De acordo com esses pressupostos, é proibida “a desumanização de um grupo ou pessoas com base na sua religião, casta, idade, incapacidade, doença grave, origem nacional, raça ou etnicidade”.

A conta da embaixada chinesa não emitiu novos tweets desde 8 de janeiro. Para desbloquear a conta, a embaixada deveria apagar a mensagem em causa.

A Embaixada da China dos EUA não respondeu a um pedido para comentar esta decisão.

No entanto, na quarta-feira, um dia após o secretário de Estado cessante, Mike Pompeo, ter qualificado de “genocídio” a atuação da China, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês descrever Pompeo como um “palhaço apocalíptico” e indicou que essa designação apenas consiste numa “peça de lixo”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …