Anexação: TV da Rússia faz contagem decrescente. Finlândia fecha fronteiras a turistas

2

ZAP

Rússia confirmou que vai anexar quatro regiões da Ucrânia. Estação estatal coloca relógio espacial, Finlândia impede entrada de turistas russos.

Como já se esperava, o Kremlin anunciou que vai anexar formalmente quatro regiões da Ucrânia.

Donetsk, Luhansk, Zaporíjia e Kherson, regiões ocupadas pelos russos, passarão a fazer parte da Rússia, após “referendos” onde o “sim” à Rússia terminou com perto de 100% da votação.

Este processo foi muito rápido, tal como aconteceu com a Crimeia em 2014, lembra o jornal Público.

Os votos foram entregues, resultados divulgados, pedido oficial de adesão à Rússia por parte dos separatistas e decretos assinados – tudo em poucos dias.

A cerimónia de assinatura de documentos, com vista à anexação, vai decorrer já nesta sexta-feira, na capital Moscovo.

Vai arrancar às 12h locais e o canal de televisão estatal da Rússia, o Russia 24, colocou na véspera (hoje) um relógio a ocupar a sua transmissão, temporariamente. O relógio apresentava uma contagem decrescente, a indicar quanto tempo falta para a anexação.

O evento terá a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas será ignorado pela comunidade internacional.

Os “referendos” foram realizados sob ocupação militar, com questões muito duvidosas em relação ao seu processo, com alegadas ameaças aos eleitores e sem a presença de observadores internacionais independentes. E, por isso, não são reconhecidos pela maioria dos países.

Decisão da Finlândia

No dia da assinatura dos tratados de adesão, os turistas russos deixarão de poder entrar na Finlândia.

O Governo finlandês decidiu que, a partir da meia-noite desta sexta-feira, deixam de emitidas autorizações de entrada ou reconhecidos os vistos turísticos pré-existentes.

A Finlândia evoca razões de segurança, relacionadas com os “referendos” e com as fugas detectadas nos gasodutos do Mar Báltico.

No entanto, cidadãos russos que viajem até à Finlândia por razões familiares, de estudo ou de trabalho, continuam a ter autorização para entrar no país nórdico.

A Finlândia partilha com a Rússia uma fronteira terrestre de 1340 quilómetros.

ZAP //

2 Comments

  1. Isto é uma autêntica comédia interpretada por garotos. Qualquer dia a Ucrânia ataca aqueles 4 territórios e a debandada e mortes dos russos acabam com esta fantochada ridícula.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.