Snowden é cidadão russo. Nos referendos, a mesma pessoa pode votar “50 vezes”

2

Mike Mozart / Flickr

Edward Snowden

Especialista informático tem cidadania russa, confirmou Vladimir Putin. Referendos continuam a originar reacções no exterior.

Os referendos em territórios ucranianos anexados pela Rússia – Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia – continuam a originar reacções externas.

Nesta segunda-feira o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido anunciou um pacote de 92 sanções à Rússia.

Esta é uma resposta do Governo britânico aos referendos “falsos” nas quatro regiões da Ucrânia, que são uma “clara violação do direito internacional, incluindo a carta da Organização das Nações Unidas”.

A anexação pela Rússia será o desfecho mais provável, nesta acção que termina na terça-feira.

“O regime russo organizou estes referendos falsos como uma tentativa desesperada de apropriar-se de terras e de justificar a sua guerra ilegal”, continua o Governo do Reino Unido, recordando o caso semelhante na Crimeia, em 2014.

Alguns residentes em Kherson, uma das regiões sob referendo, comentaram com a agência EFE que esta eleição é a mais “primitiva” de sempre. “Poderia votar em 50 destas cabines se quisesse, pois eles não se preocupam em verificar os documentos”, relatou.

Guterres: é preciso recuar

António Guterres falou no Dia Internacional da Eliminação Total de Armas Nucleares, em Nova Iorque, e diz que este é o momento de colocar um ponto final na “era da chantagem nuclear”.

“A Guerra Fria colocou a Humanidade a poucos minutos da aniquilação”, recordou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

“Deixem-me ser claro: a era da chantagem nuclear deve terminar. A ideia de que qualquer país poderia lutar e vencer uma guerra nuclear é louca. Precisamos de recuar”, acrescentou.

Edward Snowden com passaporte russo

Entretanto, noutro contexto, a agência Reuters informa que, nesta segunda-feira, Edward Snowden passou a ser cidadão russo.

O decreto que permite ao especialista em sistemas informáticos ter passaporte russo foi assinado por Vladimir Putin, presidente da Rússia.

Snowden, hoje com 39 anos, foi administrador de sistemas da Agência Central de Inteligência nos EUA e publicou, sem autorização superior, detalhes dos programas de vigilância do Governo de Washington, revelando documentos secretos.

Edward Snowden fugiu há nove anos e vive asilado na Rússia. Entretanto já enviou pedidos de asilo a outros 22 países.

ZAP //

2 Comments

  1. Devias é meter as patinhas ao céu por haver quem te informe sobre os abusos daqueles que te controlam enquanto juram estar a defender-te … foi apenas isso que o Snow-den fez..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.