“Manobra LGBTI”. Turquia não quer ver crianças a desenhar arco-íris por causa da pandemia

Autoridades turcas terão pedido a diretores de escolas para que proibissem as crianças de desenhar arco-íris e de os exibir nas janelas por receio de que fosse uma manobra da comunidade LGBTI para tornar as crianças homossexuais.

De acordo com o Business Insider, que cita o Al-Monitor, esta reação das autoridades turcas deu-se depois de, no dia 28 de março, o Museu de Arte Moderna de Istambul ter pedido às crianças turcas, que agora se encontram sem aulas devido à pandemia, que desenhassem o arco-íris e colocassem os desenhos nas janelas das suas casas (um movimento de esperança que se verificou em muitos países, nomeadamente Portugal).

O sindicato de professores turco Eğitim-Sen contou que autoridades locais pediram aos diretores das escolas para proibirem as crianças de participar na iniciativa, argumentando que desenhar o arco-íris poderia ser uma manobra para as tornar homossexuais.

Segundo o mesmo site, as autoridades turcas têm aproveitado os últimos tempos para espalhar mensagens anti-LGBTI entre a população. A 24 de abril, por exemplo, durante um sermão proferido a propósito do Ramadão, Ali Erbaş, responsável pelos Assuntos Religiosos da Turquia, disse que o Islão condena tanto o adultério como a homossexualidade porque estes “trazem doenças e gerações corruptas”.

De acordo com o New York Times, procuradores abriram uma investigação criminal contra a Ordem dos Advogados de Ancara, depois de ter registado uma queixa da ONG Human Rights Association contra as declarações de Erbaş, alegando que esta insultou “os valores religiosos” ao registar a queixa.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, também defendeu a posição de Erbaş, tendo considerado que qualquer ataque contra si era um ataque contra o Estado turco.

A Turquia tem, pelo menos, 129 mil casos de infeção e mais de 3500 mortes associados à covid-19, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins. As escolas no país foram encerradas a 12 de março e assim continuarão durante o mês de maio.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. País homofóbicos são países de imbecis, o mesmo aplica-se ao ser humano que é homofóbico. Isso para mim é tão claro como água.

  2. Hahahaaaa…..
    Agora até de um simples arco-íris tem medo…
    Parece que o Bolsonaro e a sua seita de loucos chegaram à Turquia!…

RESPONDER

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …