Turquia acusa Rússia de violar espaço aéreo (outra vez)

Alexander Mishin / Wikimedia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Depois do incidente do passado mês de novembro, no qual um caça russo foi abatido pela força aérea turca, o governo da Turquia afirmou este sábado que a Rússia violou o espaço aéreo do país.

De acordo com as autoridades turcas, um caça russo Su-34 ultrapassou o limite aéreo entre os dois países, por volta da meia-noite, horário local.

Após o incidente, a Turquia convocou o embaixador russo para explicações e condenou fortemente o episódio.

Em comunicado à imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia declarou entretanto que a Rússia tem “total responsabilidade por todas as consequências graves decorrentes de tal atitude irresponsável”.

Há dois meses, um caça russo foi abatido por um avião de combate turco, após ter violado o espaço aéreo da Turquia, junto à fronteira com a Síria.

O incidente criou uma crise diplomática entre os dois países, que têm posições opostas sobre a guerra civil na Síria.

Enquanto a Rússia apoia o regime do presidente Bashar Al-Assad, a Turquia defende que Assad deixe o poder.

Rússia desmente

O Ministério da Defesa russo desmentiu entretanto que um avião militar tenha violado o espaço aéreo turco e classificou a denúncia da Turquia como “propaganda vazia”, adiantou a agência EFE.

“Não houve qualquer violação do espaço aéreo da Turquia por aviões do contingente russo na Síria”,  declarou à agência russa Interfax o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

“As declarações turcas sobre a suposta violação do espaço aéreo por um avião russo Su-34 representam propaganda vazia”, acrescentou.

O porta-voz afirmou que “até os especialistas turcos em defesa aérea sabem” que os seus radares “apenas podem detectar a altitude, o curso e a velocidade” de um avião, mas não o seu tipo ou se é russo ou da coligação liderada pelos Estados Unidos que bombardeia os jihadistas na Síria.

“Isso só possível fazer por contacto visual directo de outro avião, que neste caso não existiu”, assegurou Konashenkov.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …

Arqueólogos descobrem a cidade perdida de Tenea

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que uma equipa de arqueólogos acredita ter encontrado a cidade perdida de Tenea. Entre os vestígios do assentamento, foram encontradas jóias, dezenas de moedas e vários túmulos.   …