Turquia acusa Rússia de violar espaço aéreo (outra vez)

Alexander Mishin / Wikimedia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Depois do incidente do passado mês de novembro, no qual um caça russo foi abatido pela força aérea turca, o governo da Turquia afirmou este sábado que a Rússia violou o espaço aéreo do país.

De acordo com as autoridades turcas, um caça russo Su-34 ultrapassou o limite aéreo entre os dois países, por volta da meia-noite, horário local.

Após o incidente, a Turquia convocou o embaixador russo para explicações e condenou fortemente o episódio.

Em comunicado à imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia declarou entretanto que a Rússia tem “total responsabilidade por todas as consequências graves decorrentes de tal atitude irresponsável”.

Há dois meses, um caça russo foi abatido por um avião de combate turco, após ter violado o espaço aéreo da Turquia, junto à fronteira com a Síria.

O incidente criou uma crise diplomática entre os dois países, que têm posições opostas sobre a guerra civil na Síria.

Enquanto a Rússia apoia o regime do presidente Bashar Al-Assad, a Turquia defende que Assad deixe o poder.

Rússia desmente

O Ministério da Defesa russo desmentiu entretanto que um avião militar tenha violado o espaço aéreo turco e classificou a denúncia da Turquia como “propaganda vazia”, adiantou a agência EFE.

“Não houve qualquer violação do espaço aéreo da Turquia por aviões do contingente russo na Síria”,  declarou à agência russa Interfax o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

“As declarações turcas sobre a suposta violação do espaço aéreo por um avião russo Su-34 representam propaganda vazia”, acrescentou.

O porta-voz afirmou que “até os especialistas turcos em defesa aérea sabem” que os seus radares “apenas podem detectar a altitude, o curso e a velocidade” de um avião, mas não o seu tipo ou se é russo ou da coligação liderada pelos Estados Unidos que bombardeia os jihadistas na Síria.

“Isso só possível fazer por contacto visual directo de outro avião, que neste caso não existiu”, assegurou Konashenkov.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …

Desde que tomou posse, Bolsonaro faz uma afirmação falsa por dia

Bolsonaro prestou 2054 declarações falsas ou distorcidas nos primeiros 184 dias do seu mandato, concluiu o site digital Aos Fatos, dedicada à verificação do rigor das informações divulgadas pelos media do país. Esse resultado dá uma …

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como “chefe” do esquema

Paulo Silva, o empresário denunciante do caso Cashball, prestou novas declarações no âmbito deste processo, apontando o antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho como o "chefe" do alegado esquema de corrupção. Tal como recorda a …

Kamov parados já têm autorização para voar

A Agência Nacional de Aviação Civil deu, esta segunda-feira, autorização para que três dos helicópteros Kamov retomem os voos e estejam disponíveis para o combate aos incêndios. Os três Kamov, operados pela HeliPortugal, obtiveram esta segunda-feira …

Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa. Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram …

Natalie Portman é o novo Thor

Em Thor: Love and Thunder, a atriz Natalie Portman vai dar vida à Dra. Jane Foster, que assume os poderes do super-herói. A atriz Natalie Portman vai regressar à personagem de Jane Foster naquele que será …

VAR salva Jesus da primeira derrota do Flamengo no Brasileirão

O treinador português Jorge Jesus esteve perto de sentir pela primeira vez o sabor da derrota no Brasileirão de futebol, mas o videoárbitro (VAR) validou o golo de Gabriel Barbosa já perto do final da …