Turquia acusa Macron de “patrocinar” o terrorismo na Síria

Tolga Bozoglu / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

“[Macron] é um patrocinador da organização terrorista [YPG], recebe-os regularmente no Eliseu”, acusou o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu.

A Turquia acusou hoje Emmanuel Macron de “patrocinar o terrorismo”, numa reação a novas críticas do Presidente francês sobre a operação militar desencadeada por Ancara na Síria. As autoridades turcas lançaram no mês passado uma ofensiva contra a milícia curda síria das Unidades de Proteção Popular (YPG), que qualifica de “terrorista” mas tem sido apoiada por países ocidentais, incluindo a França, contra o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI).

Macron, que tem criticado por diversas vezes a operação turca destinada a impedir a concretização da Rojava, a entidade autónoma curda no norte da Síria, declarou que Ancara “colocou os seus aliados perante um facto consumado” e “pôs em perigo a ação da coligação contra o Daesh [acrónimo árabe que designa o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico] incluindo a NATO, da qual é membro, recordo”.

Esta declaração suscitou uma forte reação de Ancara, que tem acusado Paris de procurar estabelecer um Estado curdo na Síria. “De qualquer forma, ele [Macron] é um patrocinador da organização terrorista, recebe-os regularmente no Eliseu“, reagiu o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, citado pela agência noticiosa estatal Anadolu. “Que Macron não esqueça (…), a Turquia é também membro da NATO. Que se coloque ao lado dos seus aliados”, acrescentou.

No final de outubro, Ancara suspendeu a sua ofensiva contra as YPG após ter concluído com Washington e Moscovo acordos que preveem a retirada das forças curdas da maioria das suas posições junto à fronteira com a Turquia.

O Governo turco receia que a formação de uma entidade curda fronteiriça reforce as veleidades separatistas no seu território, onde desde 1984 o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), com afinidades às YPG, mantém uma rebelião armada.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …