Dois turistas invadiram um submarino da Marinha em Almada

Um holandês e um belga conseguiram entrar no antigo submarino da Marinha Portuguesa “Delfim”, que se encontra atracado em Almada, passando a noite no seu interior sem serem detectados pelas autoridades.

A façanha dos dois turistas, que estão habituados a passarem noites em locais abandonados por essa Europa fora, só foi descoberta porque os envolvidos a divulgaram, publicando no Youtube um vídeo onde mostram como conseguiram e o que encontraram a bordo do “Delfim”, que se encontra atracado nas antigas instalações da Lisnave, na Margueira, em Almada.

No interior da embarcação, os dois turistas descobriram jogos de cartas, de xadrez e até um Mastermind intacto, além de mapas eléctricos, de diários de bordo, de máquinas, televisores e radares.

A invasão ocorreu no início de Abril, mas só na passada terça-feira, 29 de Maio, é que os dois homens divulgaram o vídeo.

Depois de uma primeira tentativa gorada, os dois turistas conseguiram entrar no submarino, apesar de na altura, ter passado por perto um navio da Marinha. Apagaram as lanternas para não serem avistados, e conseguiram passar a noite nos beliches da sala de torpedos.

Passaram 12 horas no interior do submarino sem serem detectados.

O Jornal de Notícias refere que o espaço onde se encontra o submarino pertence à Câmara Municipal de Almada e logo, pode considerar-se que está em causa um crime de intrusão.

O “Delfim” é um dos quatro submarinos da classe Albacora que entrou ao serviço da Marinha em 1969, participando em exercícios da NATO, designadamente durante a Guerra Fria (1989), destaca o JN.

Foi desactivado em 2000 e desarmado em 2006, tendo sido dado como abatido pela Marinha em 2010, frisa o JN.

Esteve para ser entregue à Câmara Municipal de Viana do Castelo, para ser transformado num espaço para ser visitado por turistas. Mas a crise não permitiu que isso acontecesse, permanecendo abandonado na Lisnave.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E não terem levado o submarino é uma sorte… pelo menos para nós. Assim não temos de ouvir o ministro da defesa a dizer que no limite… nem havia submarino. E vivam as Forças Armadas Portuguesas!

    • O que é que as Forças Armadas, neste caso a Marinha, tem que ver com uma unidade abatida e a cargo da
      Câmara de Almada?
      Francamente!

    • Não percebo o que é que as Forças Armadas, neste caso a Marinha, tem que ver com uma unidade abatida e entregue à Câmara de Almada.
      Os submarinos são, idiscutivelmente, uma fonte inspiradora de parvoíces no nosso país…

    • Cambada de amadores do Estado.Só sabem aparecer nos telejornais pelas piores razões.Punem qualquer um que lhes apareça à frente,mas eles são uma cambada de ignorantes que não governam direito ,só se governam a eles.
      Só direitos e nenhum dever para com os cidadãos que lhes paga os ordenados.

  2. Se há culpas… estas não são de certeza dos turistas… sem saberem adivinharam o destino que já tinha sido dado ao submarino… Mas que alguém devia ser chamado à responsabilidade devia…

    • Os turistas não estão isentos de culpas e deviam ter opção de escolha no castigo: «prisa» ou lavar o convês duma fragata das mais compridas…

      • ou mandarem-te uma marretada nessa cabeça por seres um totó! Então eles lá têm culpas que nós sejamos uns burros do carvalho? Se tivessem ido a Tancos tinham levado 3 ou 4 caixas de explosivos para brincar ao fogo de artifício lá nas suas terras.

  3. Aliás… Obrigado turistas… assim ficámos a conhecer o submarino no seu interior, caso contrário só turistas é que o poderiam fazer num futuro incerto…

  4. Bem, podemos aproveitar esta situação e ver isto na vertente de negócio. Se está inactivo, podia converter-se num museu ou hotel temático (tipo, seja marinheiro por um dia ou algo assim)… porque não? Em vez de ser afundado ou ir para um sucateiro por «tuta e meia», certo? O país precisa é de facturar e receber!

  5. “…entrou ao serviço da Marinha em 1969, participando em exercícios da NATO…”, ou seja, não teve utilidade nenhuma de defesa bélica, além de ser um sorvedouro de dinheiros públicos estes anos todos.

RESPONDER

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …

Mais 1.949 infetados, 17 mortes e 966 recuperados. Portugal passa barreira dos 100 mil casos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.949 casos de covid-19, 17 mortes associadas à doença e 966 recuperados, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde publicado esta segunda-feira. O número total de infeções …

Lagarde defende que o fundo de recuperação se torne permanente (e admite mais estímulos)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu, em entrevista ao Le Monde, que o Fundo de Recuperação se torne uma ferramenta permanente. Em entrevista ao jornal francês Le Monde, citada pela Bloomberg, Christine …